Teixeira de Freitas se mobiliza a favor da juventude e contra a violência

O Colóquio resultou num documento que será utilizado como ferramenta para consolidar a pactuação do município com o Plano Juventude Viva do Governo Federal

O auditório da Uneb Campus X, em Teixeira de Freitas, recebeu o debatedor de políticas sociais para Juventude Dj Branco, representante do Conselho da Comunidade Negra da Bahia. Em pauta estava a juventude e as violações aos seus direitos que culminam em altos índices de letalidade. O debate desta quarta-feira (23) reuniu estudantes de ensino médio do Ceprog, acadêmicos da própria Uneb, representantes das forças policiais, professores de ensino fundamental, imprensa e gestores municipais.

O Colóquio de Direitos Humanos: Violência contra a Juventude resultou num documento com registro de falas das autoridades, palestrante e participantes que será utilizado como ferramenta para consolidar a pactuação do município com o Plano Juventude Viva do Governo Federal. O evento foi provocado pela Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio de sua Secretaria de Segurança com Cidadania.

043

O Plano Juventude Viva: Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos).

Em resposta a esse desafio, o Governo Federal lançou a primeira fase do Plano Juventude Viva. Sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Juventude Viva é fruto de uma articulação interministerial. O Plano reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia; da oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídio; e do aprimoramento da atuação do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e da sensibilização de agentes públicos para o problema.

05

O prefeito João Bosco participou da abertura do evento

O evento: A abertura do Colóquio se deu com as falas do subcomandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, capitão Anilton Almeida, que ressaltou a importância dos movimentos da juventude como vetores de valorização do jovem e demonstração de senso crítico e político. Já o Secretário Municipal de Assistência Social Marco Veronesi falou sobre a execução de políticas sociais neste mesmo objetivo, citando o trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Em seu pronunciamento o secretário de Segurança com Cidadania, coronel Calheiros, lembrou que em Teixeira de Freitas, cerca de 80% dos internos do Conjunto Penal, são jovens ” eles são as principais vítimas e também os principais autores”, lamentou ele. O fechamento deste momento foi feito pelo prefeito João Bosco Bittencourt, para quem o cenário atual de violência e criminalidade associado à juventude tem ligação direta com o histórico de violação de direitos das minorias, iniciado no processo escravagista, cujas consequências ainda são visíveis.

032

Na sequência o Dj Branco, foto, assumiu o debate e apresentou o Plano Juventude Viva justificando que: “no Brasil a criminalidade tem faixa etária e cor de pele”, referindo-se à juventude negra, por isso o Juventude Viva foi criado, para cobrir um lacuna deixada por outras metodologias de segurança social que são mais repressoras do que preventivas. “Nós entendemos que todas as vidas têm o mesmo valor, e precisamos nos indignar e manifestar por todas as mortes violentas, independente da cor, idade, credo ou raça da vítima”, disse o debatedor. Ao fim desta explanação a plateia contribuiu com questionamentos e argumentações que também constarão no documento em favor da pactuação de Teixeira de Freitas ao Plano.

Além das autoridades citadas, compareceram ao evento o chefe de Gabinete Claudio Guaraná, o secretário de Comunicação Paulo Costa, o diretor do Departamento de Cultura Ramiro Guedes, o representante do conjunto Penal Marcos Vinícius, a vereadora Oneidi e Ailton da Saúde.

Fonte: SulBahiaNews

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

“Se Deus vier que venha armado”: entre a arte e a realidade

Primeiro longa-metragem do diretor Luis Dantas retrata violência que...

Este artista quer chamar a sua atenção para a violência contra negros nos Estados Unidos

O artista contemporâneo Michael Paul Britto trabalha com diversos...

PM culpa escorregão por tiro nas costas que matou jovem negro em SP

O estudante Allan Vasileski, 17, foi morto ao ser...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=