Teresa Cristina

Teresa Cristina Macedo Gomes (Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1968), mais conhecida como Teresa Cristina, é uma cantora brasileira.

A carreira de Teresa Cristina e do Grupo Semente começou em 1998, quando Teresa reuniu os músicos Bernardo Dantas, João Callado, Pedro Miranda e Ricardo Cotrim com o objetivo de fazer um show em homenagem à Candeia. O projeto acabou não acontecendo mas, naquele mesmo ano, eles começaram a se apresentar no Bar Semente, que acabou dando nome à banda que a acompanhava, estreando sua programação noturna. Depois do sucesso no Semente, passaram a tocar em outras casas noturnas da Lapa, como o Carioca da Gema e o Centro Cultural Carioca, para um público cada vez maior, transformando o bairro num pólo de atividades culturais e num dos locais de maior visibilidade da noite carioca.

O reconhecimento da crítica veio com a gravação do primeiro CD, “A música de Paulinho da Viola”, uma homenagem aos 60 anos do cantor, que rendeu à Teresa o prêmio Rival BR e Prêmio TIM de música, como cantora revelação, e a indicação ao Grammy Latino de melhor disco de samba de 2003.

“Você passa, eu acho graça (Tereza Cristina)” de CD 2 por artist. Faixa 1. Gênero: samba.

Em 2004, ano em que Mestre Trambique substituiu Ricardo Cotrim no Semente, gravaram seu segundo CD, “A vida me fez assim”, a estréia de Teresa como compositora. Neste mesmo ano viajaram com a caravana do Projeto Pixinguinha se apresentando nas capitais do Nordeste do Brasil. O sucesso de Teresa Cristina e Grupo Semente ultrapassou as fronteiras brasileiras, e levou o legítimo samba de raiz para países como Japão e Alemanha (aonde participaram da Copa da Cultura à convite do ministro Gilberto Gil). Em 2005, participaram das comemorações do ano do Brasil na França, em Paris, e lançaram seu primeiro CD e DVD ao vivo, “O mundo é meu lugar”, gravado no Teatro Municipal de Niterói.

Em 2007, se apresentaram na Espanha, Itália, Holanda, Índia e México, à convite do Itamaraty durante a visita oficial do presidente Lula, e Equador, aonde realizaram um show à convite da Embaixada do Brasil em comemoração aos 185 anos de Independência. Ainda em 2007, lançaram seu primeiro CD pela EMI Music, “Delicada”, que traz composições de Teresa Cristina como “Cantar” e “Delicada”, parceria com Zé Renato, que dá nome ao disco, além de regravações de clássicos, como “Gema”, de Caetano Veloso. O CD teve grande destaque na imprensa nacional e recentemente foi lançado no México, alcançando 14º lugar na parada “World Music e Crossover”

Discografia

2002
  • Argemiro do Patrocínio [Selo Phonomotor/EMI CD]
  • O samba é minha nobreza [Selo Biscoito Fino CD]
  • A música de Paulinho da Viola, vols.1 e 2 [Deck Disc CD]
2003
  • Tira Poeira [Biscoito Fino CD]
2004
  • Surica [Fina Flor/Rob Digital CD]
  • A vida me fez assim [Deck Disc CD]
2005
  • O mundo é meu lugar [Deck Disc CD/DVD]
2007
  • Delicada [EMI]
PARTICIPAÇÕES

2003
  • Um ser de luz – Saudação a Clara Nunes vols. 1 e 2
2004
  • Sabe lá o que é isso?
2005
  • Estação Lapa
2006
  • Dança de Salão Vol.1
2007
  • Estação Lapa – Vol.2
  • Samba Novo

+ sobre o tema

Após morte de filho, pianista promove sessões de jazz em apartamento em NY

O apartamento está apinhado de gente. Um padre estica...

Aposta da nova música brasileira, Karol Conka lança ‘É o Poder’. Ouça

A rapper curitibana Karol Conka lançou nesta sexta (4) seu novo...

Curta-metragem Kbela estreia em Salvador nesta sexta

O curta-metragem Kbela, da cineasta Yasmin Thayná, 22 anos,...

para lembrar

O bailarino Ismael Ivo ganha o prêmio Mestres da Criatividade

O prêmio será entregue no Dia Mundial da Criatividade no...

O gênio excêntrico do jazz, Thelonious Sphere Monk

Era um excêntrico, como o seu nome completo era,...

A história de João do Pulo, um ícones do esporte brasileiro

Morte tripla A história de como um acidente acabou com...

Luiz Melodia morre aos 66 anos, em decorrência de câncer de medula

O cantor, compositor e músico carioca Luiz Carlos dos...
spot_imgspot_img

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

Saiba quem é o neto de Bob Marley que emplacou sucesso na Billboard; ouça a canção

YG Marley, nome artístico de Joshua Marley, neto do icônico cantor de reggae Bob Marley, estreou no Billboard Hot 100 com o single “Praise Jah...
-+=