Tico Santa Cruz anuncia retirada de produtos do Carrefour e web pede mais

Enviado por / FonteCatraca Livre

Após o assassinato de João Alberto, um homem negro, por seguranças de uma loja do Carrefour, em Porto Alegre, na na quinta-feira, 19, véspera do Dia da Consciência Negra, o cantor Tico Santa Cruz anunciou, nesta sexta-feira, 20, o pedido para que sua editora retire seu livro das prateleiras e e-commerce do supermercado. Na web, internautas agiram no mesmo sentindo e uma campanha de boicote à rede varejista surgiu nas redes sociais.

“Não comprem nada meu no Carrefour – NADA! Atenção Belas Letras retirem meus livros da venda do Carrefour IMEDIATAMENTE!!!”, escreveu Tico Santa Cruz em sua conta no Twitter, após ser provocado com um print de sua obra sendo vendida pelo Carrefour. “Vai aceitar que eles comercializem seus produtos?”, questionou um internauta.

Em seguida, Tico Santa Cruz afirmou: “O perfil @JoaquinTeixeira está fazendo piada com a indignação das pessoas que se mobilizaram por conta do assassinato de um homem negro! É um perfil de zoeira? Sim, mas não se brinca com a vida de uma pessoa morta por RACISMO! Endossar essa piada é ser RACISTA!”.

E mais uma vez exigiu: “Oi Belas Letras exijo que IMEDIATAMENTE todos os meus livros sejam retirados de venda do Carrefour!!!! Aguardo um posicionamento público da editora o quanto antes ou vou rescindir meu contrato com a Editora! Racismo não é piada”, escreveu Tico Santa Cruz.

“Esse livro foi lançado alguns anos atrás e não tenho acesso aos locais onde são vendidos, a editora Belas Letras é quem direciona as vendas. Mas diante do fato, ao invés de fazer piada com a morte de uma pessoa negra, estou aqui tomando uma atitude real e respeitosa”, afirmou o cantor.

Na web, internautas agiram no mesmo sentindo que se posicionou o cantor e uma campanha de boicote à rede varejista surgiu nas redes sociais. “Muitos foram os casos de racismo que acontecerem no interior de lojas da rede Carrefour. Não se trata de exceção, violência racial é sua regra. Por isso convocamos um BOICOTE NACIONAL as redes do Carrefour”, afirmou a Coalizão Negra, que puxou o movimento contra o supermercado.

Confira a repercussão:

 

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Racismo no Carrefour

Desde 2009 registramos casos de racismo no Carrefour e...

PMs acusados de matar motoboy deixam a prisão em SP

Os 12 policiais militares acusados de assassinar o motoboy...

Encontro latino-americano discute violência e justiça com jovens

Evento aberto ao público é promovido pelo Monitoramento Jovem...
spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Massacre de Paraisópolis: policiais militares têm segunda audiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo retoma, no início da tarde desta segunda-feira (18), o julgamento dos 12 policiais militares acusados de matar...

Câmara do Rio de Janeiro promove encontro entre familiares de vítimas da violência do Estado

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu o “Café das Fortes” que reúne mães e familiares de vítimas do genocídio...
-+=