Violência? Vandalismo? Os negros perderam a paciência, diz Douglas Belchior

O que é vandalismo num país que mata um jovem negro a cada 23 minutos? Por que há mais comoção com vidraças e prateleiras quebradas do que com os negros assassinados todos os dias?

Albert Camus, filósofo franco-argelino, dizia que “a violência não é patrimônio dos exploradores. Os explorados também podem empregá-la”

E eu concordo com ele. Passou da hora de a população negra perder a paciência!

(Professor Douglas Belchior, militante da Uneafro Brasil)

A manifestação na avenida Paulista já estava marcada por várias entidades para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, como acontece todos os anos.

O brutal assassinato, na véspera, do negro João Alberto Freitas, por seguranças do Carrefour, em Porto Alegre, transformou a caminhada num protesto pacífico, com faixas e cartazes, e o policiamento acompanhando à distância, apenas para interditar ruas no trajeto.

Estava acompanhando tudo pela televisão na tarde se sexta-feira, quando o âncora Márcio Gomes, da CNN, interrompeu uma repórter que falava de Porto Alegre, para mostrar ao vivo o início de uma confusão na rua Pamplona, em frente a uma loja do Carrefour.

Enquanto o carro de som com as lideranças do ato seguia em frente, surgiu do nada um grupo armado de paus e pedras para jogar nas vidraças do prédio e forçar a entrada no supermercado, que estava fechado. Ninguém impediu a invasão.

De repente, o policiamento sumiu.

No meio da confusão, fica difícil saber quem é quem, mas durante horas nenhuma autoridade de segurança de São Paulo apareceu para explicar o que estava acontecendo e justificar a ausência de policiamento na hora do quebra-quebra.

Claro que em todo movimento de massa há os mais revoltados, como aconteceu também nos Estados Unidos, durante os meses de protestos contra a morte de George Floyd, gerando confrontos com a polícia, um tema que Donald Trump tentou explorar na campanha.

Aqui estamos a uma semana do segundo turno da eleição municipal. Como velho repórter, eu me perguntei: a quem interessa, a essa altura, atribuir a violência a movimentos populares que lutam por seus direitos?

Para responder a essa dúvida, melhor é ouvir o professor Douglas Belchior, militante da Uniafro Brasil, que estava no protesto de sexta-feira:

“Nesse caso específico, eventualmente pode acontecer de haver infiltrações em quaisquer ações de qualquer movimento, mas isso é muito mais difícil de acontecer com ações movimento negro. Primeiro, porque dificilmente são massivas. Segundo, por não ser massiva, as pessoas mais ou menos se conhecem, Eu estava ontem, eu ajudei a organizar o ato, eu estava na linha de frente, eu entrei no supermercado para tirar as pessoas, e não teve nenhum infiltrado, aquilo foi a reação do movimento negro à violência que os negros têm sofrido dessa rede de supermercados há anos”.

E explicou:

“Essa reação de ontem em São Paulo foi uma ação de reação legítima do movimento, que acabou resultando no que a gente viu ali. Não foram vândalos, foram manifestantes. Foi uma reação de manifestantes do movimento negro revoltados com a situação. Eu rechaço a hipótese de infiltração e também de que foram vândalos promovendo aquilo, porque não foram, foram militantes que atuam no movimento negro, jovens negros que estão cansados de ser mortos pela polícia, e que de alguma maneira precisavam dar uma resposta à altura”.

Agradeço ao Douglas Belchior por me tirar essa dúvida, porque ele estava lá, e à minha filha Mariana Kotscho,por ter me mandado este depoimento.

A vida real não costuma ser a mesma que a gente vê ou imagina pela televisão.

Eu comecei pensando uma coisa, e descobri que é outra. Os negros perderam a paciência com o racismo atávico da sociedade brasileira. Isso não tem volta.

+ sobre o tema

para lembrar

A Bahia está mergulhada num mar de sangue

Postura radical é inaceitável para policiais acostumados a chutar...

Ficção científica para relatar a sociedade desigual

'Branco Sai, Preto Fica', de Adirley Queirós, vencedor do...
spot_imgspot_img

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

‘Minha tia perdeu uma vida inteira’, diz sobrinho de idosa resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão

Veja o vídeo da matéria A família de Maria de Moura, de 87 anos, resgatada em condição análoga à escravidão em março de 2022, denunciou ao Fantástico deste...
-+=