Torcida do Brasil de Pelotas expulsa homem por exibir tatuagens com símbolos nazistas

Enviado por / FonteO Globo

Torcedor tinha gravado na pele uma Cruz de Ferro e os dizeres Mein Kampf, título de livro de Adolf Hitler

Um torcedor do Brasil de Pelotas foi expulso da partida contra o Novo Hamburgo, que aconteceu neste domingo, pelo Campeonato Gaúcho, por ter em seu corpo tatuadas imagens que remetem ao nazismo: uma Cruz de Ferro e os dizeres “Mein Kampf”, título em alemão do livro “Minha Luta”, de Adolf Hitler.  Imagens do homem durante o jogo no estádio Bento Freitas, em Pelotas, circularam na tarde desta segunda-feira nas redes sociais.

Segundo a assessoria de imprensa do clube, o homem foi expulso da arquibancada por ação dos demais torcedores, que se revoltaram com as tatuagens. Após ser confrontado pelos pessoas no entorno, o homem precisou ser escoltado para fora do local pela segurança do estádio.  O clube disse não saber a identidade do homem.

Ex-candidata à vice-presidência em 2018 e à prefeitura de Porto Alegre em 2020, Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) compartilhou a gravação do homem em suas redes sociais. “Parabéns à torcida do Brasil de Pelotas por ter expulsado o homem com tatuagens neonazistas da arquibancada no jogo de ontem. Não podemos tolerar que manifestações como essa sejam toleradas!”, escreveu.

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) também elogiou a postura da torcida do Brasil de Pelotas: “Parabéns à torcida do Brasil de Pelotas por expulsar do estádio este homem com tatuagens nazistas (cruz de ferro e Mein Kampf). Com fascistas e nazistas não tem conversa. Não passarão!”, publicou a ex-candidata à Presidência do Brasil em 2014.

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) também comentou o episódio: “Derrotar a extrema-direita racista é parte central da nossa luta! Nenhuma trégua pra quem faz apologia ao Nazismo! Isso é crime!”, escreveu no Twitter.

Por meio de suas redes sociais, o clube publicou uma nota sobre o episódio: “Graças a gerações de xavantes que ao longo de 110 anos nos trouxeram até aqui, o Brasil tem na própria história um instrumento contra qualquer discurso ou ato de discriminação. O amor aos muitos que somos é parte da beleza do clube. É por essa consciência histórica que aqueles que se sentem representados pelos discursos de ódio, infelizmente cada vez mais comuns, são e sempre serão repelidos da Baixada. Quem diz isso não é só o clube, como instituição. É a nossa torcida, que sabe reconhecer ao longe quem não tem dignidade para se dizer Xavante”.

A partida da primeira fase do Campeonato Gaúcho entre o Brasil de Pelotas e o Novo Hamburgo terminou empatada em 1 a 1.

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=