Médico que filmou homem negro acorrentado tenta se justificar: “Foi uma zoeira”

Márcio Antônio Souza Júnior gravou novo vídeo ao lado do homem que filmou acorrentado afirmando que ele é seu amigo e que tudo não passou de uma "encenação"; caso é investigado pela Polícia Civil de Goiás

O médico Márcio Antônio Souza Júnior, da cidade de Goiás (GO), veio a público nesta quarta-feira (16) para pedir desculpas pelo vídeo que gravou de um homem negro acorrentado e que gerou revolta nas redes sociais. Segundo ele, tratou-se de uma “zoeira”. 

Conhecido como Doutor Marcim, o médico havia postado o vídeo em sua conta no Instagram na terça-feira (16). Após a repercussão negativa, o vídeo foi apagado.

Nas imagens, é possível ver que o homem negro está acorrentado pelos pés e mãos. Em tom de deboche, o médico afirma: “Falei para estudar, mas ele não quer. Então vai ficar na minha senzala (…) Tenta fugir, pode ir embora”. 

A Polícia Civil de Goiás, após receber inúmeras denúncias, abriu uma investigação para apurar se o médico cometeu crime de injúria racial. Diante da abertura da apuração, Márcio Antônio Souza Júnior, através dos Stories do Instagram, tentou se justificar e pediu desculpas.

Ao lado do homem que aparece no vídeo anterior acorrentado, o médico afirmou que o homem negro em questão, identificado por ele como “Camarão”, é seu amigo, e que eles fizeram “um roteiro juntos, a quatro mãos. Foi como se fosse um filme”. 

“Foi uma zoeira, não teve intenção nenhuma de irritar, magoar, nenhuma apologia a nada. Camarão é meu amigo, gostara de pedir desculpas se alguém se sentiu ofendido. Foi uma encenação”, declarou.

Na sequência, Souza Júnior pediu para Camarão dizer “quem colocou as peças”, ao que o homem respondeu: “Ele me ajuda em tudo. Quem colocou as correntes foi eu, uma brincadeira. Não foi para magoar ninguém”. 

Confira a nota da Polícia Civil de Goiás sobre o caso 

“Um vídeo foi recebido na Delegacia da Cidade de Goiás, onde é mostrado um jovem amarrado com correntes de artesanato. A filmagem teria sido feita em um colégio na zona rural da Cidade, por nome Holanda. Em outras postagem feitas pelo titular do perfil, é possível ver autor e vítima conversando em tom de brincadeira.

A Delegacia da Cidade de Goiás irá apurar se o fato se trata apenas de uma brincadeira de profundo mau gosto ou de possível prática de constrangimento ilegal e injúria racial.

O jovem filmado, assim como o autor da postagem, serão intimados para comparecer a esta delegacia ainda hoje para esclarecer o ocorrido. Até o momento, não está esclarecido se o jovem filmado é funcionário ou amigo do autor dos post”.

+ sobre o tema

DILMA: ‘Jovens negros e pobres sofrem mais’

  Ovacionada por jovens, artistas e autoridades em cerimônia no...

Fernando Holiday é chamado de ‘macaco de auditório’ por vereador na Câmara de SP

Vereador diz que acionará Ministério Público; Camilo Cristófaro (PSB)...

E os “brancos” do candomblé’?

A intolerância religiosa, nos últimos vinte anos, aparece como...

Pesquisa mostra que 24% das escolas públicas não discutem o racismo

Sonora: “Acabar com o racismo é importante porque, tipo,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=