Trabalhadoras rurais e mulheres negras da Bahia serão homenageadas pelo governo

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia realizará no próximo dia 25 de julho, o Encontro GERAÇÃO – Gênero, Raça, Campo e Ação, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Comemora-se no dia 25, também, o Dia do Trabalhador Rural. Nesse ensejo, serão homenageadas as trabalhadoras rurais brasileiras.

A atividade reunirá mulheres com o objetivo de debater temas importantes para as baianas, inclusive para o avanço de políticas públicas específicas. À noite, haverá a entrega do Prêmio Maria Bonita, homenagem pelo reconhecimento da luta empreendida por mulheres em nosso Estado.

O Dia 25 de julho – As mulheres negras da diáspora africana celebram 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A escolha da data ocorreu no I Encontro das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, realizado na República Dominicana, em 1992. Estiveram presentes mulheres negras de mais de 70 países, com o objetivo de dar visibilidade à sua presença nestes continentes, como símbolo de (re) união e de (re) conhecimento mundial de suas histórias de vida guerreira, combativa e imprescindível à construção de um mundo solidário, multiétnico e pluricultural. Esta mulher negra tem, em comum, vidas marcadas pela opressão de gênero, agravadas pelo racismo e pela exploração de classe.

Homenagear as trabalhadoras Rurais – Ao longo dos anos, o Dia do Colono tem sido lembrado e comemorado por diversos movimentos camponeses. No Encontro GERAÇÃO, a realidade da trabalhadora rural baiana também será debatida, já que 20% da pobreza rural brasileira concentram-se na Bahia. Essa pobreza, no tocante às mulheres, ainda é um desafio a ser superado.

Segundo dados do DIEESE, revelados no Anuário das Mulheres Brasileiras de 2011, documento produzido em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), 91,8% das trabalhadoras rurais nordestinas ganham até 1 salário mínimo.

Segundo a FAO, são as mulheres as responsáveis por mais de 50% da produção mundial de alimentos, sendo 80% na África, 60% na Ásia e 30 a 40% na América do Sul. Contudo, as mesmas ainda sofrem dificuldades para alcançar créditos rurais, bem como a processos de educação e projetos de extensão rural.

Fonte: Jornal da Bahia

+ sobre o tema

Veto Já! Contra o golpe em nossos corpos e direitos

Contra o retrocesso, o racismo, a violência e Pelo...

Quase 50 anos depois, clássico da literatura negra chegará ao Brasil

Clássico da literatura negra chegará ao Brasil: chegará às...

estilista baiana, Mônica Anjos, apresenta sua nova coleção em São Paulo

Bazar VIP será promovido, neste sábado dia 9, para...

Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

É Tempo de Anastácia!

Quantas de nós, mulheres negras, ainda somos silenciadas nos...

Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional

Jornalista entra para o rodízio de apresentadores do noticiários...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=