Guest Post »
Tribos de Wakanda e suas inspirações na cultura Africana
Créditos da foto: Reprodução Marvel Studios

Tribos de Wakanda e suas inspirações na cultura Africana

O filme solo do rei de Wakanda, T’Challa, chegou aos cinemas na semana passada, quebrando recordes de bilheteria e abrindo caminho para mais diversidade no cinema e na Marvel.

Por Thales Augusto para o Portal Geledés 

Wakanda tornou-se uma referência e pois do filme Pantera Negra, a cidade afro-futurista tem sua inspiração em uma amalgama de culturas africanas reais, o filme e ambientado na Africa, mas apenas algumas filmagens realmente foram feitas lá.

 

Familia Real

A rainha mãe Ramonda, usando um chapéu tradicional das mulheres casadas da tribo Zulu da Africa do Sul.

À esquerda: Foto do chapéu da Tribo Zulu |A direita Reprodução Marvel  

 

Tribo do Rio

E que tal os pratos de labios, conhecidos por ser usados pelas tribos Surma e Mursi da Etiópia, tradicionalmente e usado apenas pelas mulheres da tribo, o diretor de Pantera Negra,

À esquerda: tribo Surma e Mursi na Etiópia | A direita Reprodução Marvel  

Ryan Coogler tomou a liberdade criativa de colocar o disco de madeira em vários personagens, inclusive nos lábios do líder da tribo do rio.

 

Tribo da Fronteira

Os cobertores Basotho, originalmente do povo Lesotho que vive na Africa do Sul, e aparecem no filme muitas vezes, homens e mulheres usam o manto Basotho de feito de lã.

 

À direita: tribo Basotho | | A esquerda e ao centro Reprodução Marvel   

É a seleção cuidadosa de cor e padrão que permite a expressão individual, já da para imaginar que serão os novos queridinhos dos fashionistas.

 

Sacerdotes

 

Forest Whittaker interpreta o xamã Zuri, que é o líder espiritual de Wakanda. Ele usa vestes ornamentadas conhecidas como Agbada.

 


Marvel Studios.| Reprodução

 

Tribo dos Mineradores

E o que dizer da tribo dos mineradores, que esta claramente inspirada na cultura da tribo Himba do norte da Namibia. A tribo Himba e conhecida por usar uma pasta feita de orquídeas vermelhas na pele, chamada de otijze.

Marvel Studios.| Reprodução

 

Doras Milaje

A comunidade Massai que pode ser encontrada no Norte da Tanzania e no Kenya, e muito bem representada com seus ornamentos e trajes pelas Dora Milaje.

 

Reprodução Marvel Studios

Outro detalhe do visual das Dora Milajes, elas têm roupas combinado com um colar proeminente e conhecido de varias tribos africanas.

 

Reprodução Marvel Studios

A mais conhecida porem  e a comunidade  Padaung de Mianmar  conhecidas como as mulheres girafas, começam a usar os anéis em volta do pescoço por volta dos 2 anos de idade.

 

Killmonger e suas cicatrizes

E que tal o Killmonger, que tem suas cicatrizes de batalha, famosas desde o trailer, o rito de passagem para a idade adulta executada pelos homens da tribo Kaningara em Papua Nova Guiné, os chamados Homens Crocodilo, foram uma inspiração para as marcas do personagem no filme.

Reprodução Marvel Studios

 

 

Falando no anti-heroi.

 

Reprodução Marvel Studios

Em uma cena, Erik Killmonger usa uma mascara ao estilo similar de varias tribos africanas. Mas a inspiração maior é a mascara masculina e agressiva do povo Igbo da Nigeria, são mascaras conhecidas como Mgbedike.

 

Infelizmente toda a parte incrível e o ar futurista de Wakanda é produzida artificialmente, com seu visual afro-futurista incluído na pos produção no estúdio Pinewood em Atlanta com a ajuda de muito CGI, mas as raízes Africanas do Filme Pantera Negra são muito fortes, e podem ser notadas nos vários exemplos acima.

 

Texto – Thales Augusto – www.horadaviagem.com.br

 

 

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Artigos relacionados