Tudo que move é sagrado…¹

Teresa Cristina é sagrada, é sarcasmo, é poesia, é utopia, é rebeldia, é ventania, é alegria, é anti pandemia, é, é, é, é… É soma, expansão, excesso de alegria e remédio pra nostalgia. 

Eu estava há algum tempo para fazer essa declaração de amor, admiração e retribuição à existência da artivista Teresa Cristina, mas não estava conseguindo, nem sabia por onde começar a falar da grandeza, da existência iluminada, da resistência necessária e generosidade de TT. Me autorizo a chamá-la assim, afinal eu participo das lives da leveza desde quanto era tudo mato, quem é “Cristenders” vai entender… Há uma cumplicidade e amorosidade entre seus fãs, amigos, conhecidos, admiradores que se espraia, no ao vivo da transmissão, e que nos aproxima da artista e ativista engajada em produzir coisas belas e justas.  

E desde o momento que o Brasil ficou doente de covid-19, as lives de TT acontecem. Com suas regras próprias e princípios inegociáveis, qual sejam: ser munição antifascismo, racismo e todo tipo de fobia e, assim, ser visão, alegria, rebeldia, poesia, fantasia, harmonia, política do amor e da amizade.

 Ao final de cada gira virtual, meu corpo reverbera os encontros e despedidas e algo pede passagem, um por vir…

 Eis que chegou o dia das Minas Gerais. Sim! Minha live, minhas regras! Live de TT não é bagunça não, tem regras, temas e outras travessias e travessuras mais.

O dia 05 de maio de 2020, marcou o dia de Minas e suas minas musicais, poéticas, estéticas, políticas e ética da alegria contra a tirania.  

A cada noite, às 22hs, em ponto, e o ponto é quando a cerveja está no grau, os petiscos, salgadinhos e outras ofertas de seus amigos mais próximos ou seu fã clube oficial, o “Cristiners”, aí começa a roda. O tema é sempre anunciado no dia anterior, e dos vários temas que passaram na passarela, o tema de Minas Gerias foi “O” gatilho. Gatilho que move, gatilho sagrado! E na noite de terça-feira foi embalado pela presença luxuosa da escritora Conceição Evaristo. 

Ela que na noite dedicada à Bahia, foi gatilho para a portelense vascaína, que canta brilhantemente a Mangueira das Marias, Mahins, Marilles e malês[2],  e que se sentiu convocada a prestar homenagem a terra de tantas esquinas musicais, também foi insPiração para eu fazer essa declaração-memória as noites com TT. Noite de reverência à vida e obra de Conceição Evaristo também, a autora de A noite não adormece nos olhos das mulheres, poema dedicado à amiga Beatriz Nascimento, e mais um arsenal de escritas ancestrais, musicais, tão fortes e tão belas. 

Ah, como eu precisava dar passagem aos afetos provocados por esses encontros noturnos em meio esta pandemia que nos assusta, por vezes paralisa, vírus devastador, que a cada dia nos tira alguém, de perto ou de longe, que também tem desmascarado tantas injustiças históricas, tantas mazelas sociais, que nos desafiando dia a dia das mais variadas formas e graus. Que é implacável com os que ainda não conseguiram acessar o direito de quarentenar sem a preocupação de perder a vida para o vírus da injustiça e do acoite. Só mesmo com muita teimosia, valentia e poesia é possível enfrentar a atual pandemia. Assim é que a Cantora e a Poeta me convocaram a partilhar, por meio desta escrita, os encontros com a voz de quem conhece o Brasil, de quem está cantando o Brasil. De quem, todas as noites, nos oferece um sorriso negro, um abraço negro e nos traz felicidade, como cantou e ainda canta D. Ivone Lara. 

Teresa Cristina resiste e persiste na leveza e firmeza do existir em meio a uma realidade tão dura, racista, anti ética, anti vida. Cotidianamente e num gesto de absoluta generosidade, ela nos oferece sua voz, sua alegria, seus sonhos, e com sua poesia e política da alegria, cria e cultiva encontros tão necessários, tão libertários.

Viver é desobedecer! 

Resistir é necessário! Militar é se afetar! Sorrir é libertário! Resistir é insistir nos encontros poÉticos! 

É micropolítica dos afetos! É amizade guardada no lado ESQUERDO do peito.[3]

Eles podem até nos roubar as eleições no grito, na bala, no golpe. Eles podem até fingir que nós não existimos. Eles, que são desalmados, não sabem que continuaremos com a roupa encharcada e a alma repleta de chão[4]As nossas memórias nos pertencem! 

Não por acaso, a cada live a expectativa é aprender, cantar e celebrar a vida e ainda ter a real possibilidade de grandes encontros, da “aparição” de quem pactua com a política da alegria revolucionária que a música proporciona. A cada noite a expectativa também é de:

 será que eles vêm aqui

 cantar as canções que a gente quer ouvir…[5]

E ao final de cada live, ela agradece, nos acolhe e parece nos dizer: 

 Se eu cantar não chore não, é só poesia…[6]

Teresa Cristina, Cristiners, CrisTinder é pura poesia! É pura teimosia!

Em tempos de quarentena, esse é um convite a livitar com TT e também a cuidar de TT, que tanto nos acalanta e encanta nas noites pandêmicas, na cadência bonita do samba[7]É um convite a ouvir o lado A e o lado B de TT!

A cada encontro, ela se move de um jeito. Sagrado… 

A noite dedicada às esquinas de Minas, foi um presente! Teresa Cristina é presença! 

A “grande” política tem muito o que aprender com a micropolítica afetiva de TT, com a filha do feirante e da cantante. A música não é pouca coisa, nunca foi e nunca será! A poesia não envelhece, nem adormece, não morre jamais! É munição contra os vírus da opressão! E o canto de Teresa Cristina é pura teimosia contra a paralisia que insiste em nos rodear nesses tempos de pandemia e de cale-se. 

TT como uma espécie de artista vinda do filme Bacurau, nos oferece um poderoso psicotrópico, cuja base é a POESIA. Portanto, se você vier ver TT, ouvir TT, cantar com TT, cuidar de TT, vem na paz, sem medo!

 

Ana Silva

@anaesquizo


[1] Beto Guedes

[2] Samba enredo da Estação Primeira da Mangueira, 2019.

[3] Milton Nascimento.

[4] Milton Nascimento.

[5] Rua Ramalhete. Tavito

[6] Lô Borges

[7] Ataulfo Alves e Paulo Gesta


+ sobre o tema

A “mulata trágica”: repensando a categoria mulata no Brasil

O século XXI tem sido o século das imagens....

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

20 de novembro: Três motivos para o dia da consciência negra

Vinte de novembro é o dia da consciência negra...

para lembrar

Luis Vagner, o guitarreiro que foi do twist ao samba-rock para animar o terreiro brasileiro

♪ OBITUÁRIO – “Luis Wagner guitarreiro / Liga essa...

Elza Soares: Versão póstuma de ‘Meu Guri’ chega às plataformas digitais

Nova versão de "Meu Guri," performada por Elza Soares, chegou às...

Rapper Coolio, conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise”, morre aos 59 anos

O rapper Coolio, que iluminou as paradas musicais com sucessos...

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=