UBUNTU: Estudante baiana cria rede social colaborativa

Em tempos de redes sociais e grandes discussões em torno de políticas públicas e direitos, o coletivo Desabafo Social cria a Ubuntu, rede social colaborativa que tem foco em participação e protagonismo social.

Por Brenda Gomes, do A Tarde 

Criada no dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2015, a Ubuntu busca ampliar as discussões sobre temas relacionados aos direitos humanos através de espaços colaborativos, com pessoas, lugares e experiências diferentes, permitindo que elas ‘ocupem’ e/ou criem espaços, afim de promover ações coletivas.O próprio nome da rede social atrai o público para essa temática, já que “ubuntu” é uma expressão da língua zulo que traduzida para o português significa “eu sou porque nós somos”.

Apesar das variadas redes sociais existentes, Monique Evelle (21) fundadora do Desabafo Social, afirma que a Ubuntu, além das temáticas sociais, tem como compromisso garantir a privacidade e liberdade de expressão. “As redes mais conhecidas são literalmente controladas por poucos grupos  e não asseguram  a liberdade de pensamento e privacidade dos usuários. Além da venda dos dados dos assinantes para empresas. A Ubuntu é uma rede social  livre, para pessoas livres”, afirma.

A estudante em Humanidades com enfase em Políticas e Gestão Cultural, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, ainda aponta a preocupação de fazer com que a rede chegue até crianças/jovens em fase escolar. “A Ubuntu tem se tornado um verdadeiro ‘quilombo digital’. Lá é possível encontrar desde as temáticas sociais até análises sobre a história e cultura afro-brasileira, biologia e assuntos que estão atrelados aos conteúdos curriculares das escolas”, pontua Monique.

O cadastro na Ubuntu é gratuito e pode ser feito através do ubuntu.desabafosocial.com.br .

MELHORIAS

Com mais de mil e quinhentos usuários, em sua maioria negros e mulheres, a Ubuntu tem como meta a criação de um aplicativo até março, deste ano. “Acreditamos que com o aplicativo chegaremos em mais usuários e facilitaremos, ainda mais, a utilização da rede.”

Outra intensão do coletivo é encontrar parcerias para a manutenção da rede.

você sabe o que é Ubuntu?

Umuntu ngumuntu nagabantu

+ sobre o tema

Antônio Pitanga recebe homenagem no 28º Cine Ceará

Na programação de hoje do evento, o destaque vai...

Carta a Vilma Reis: um breve resumo sobre Chico Preto

De Cleidiana Ramos no Flor de Dente Cara Vilma Reis: Neste...

Bono diz que Mandela nasceu para dar uma lição de humildade

Bono Vox, cantor da banda irlandesa U2 e ativista...

para lembrar

O país onde os negros tem cabelos naturalmente loiros

Ilhas de Salomão, país localizado no Oceano Pacífico, cerca...

Luciana Oliveira lança novo trabalho em São Paulo

A cantora brasiliense Luciana Oliveira faz show de lançamento...

Cultura Preta: Quais são as novidades do segundo semestre de 2019?

O segundo semestre de 2019 chegou e com ele...

“Sou neguinha e não preciso”, diz Gloria Maria sobre silicone no bumbum

Gloria Maria deu uma entrevista surpreendente para o "Programa...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...
-+=