Das coisas boas e belas que nascem na favela

A possibilidade de ver o belo é sempre um privilégio, além de claro,  um grande prazer. Mas o mais surpreendente é deparar-se com o belo pelas ruas e becos das favelas. No Borel, nossos olhos se enchem com a beleza da genialidade de Leandro CR.

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

As obras de arte que surgem com os mosaicos criados por esse artista plástico, autodidata, e que certamente fará uma grande história com sua sensibilidade e por que não dizer, genialidade, merecem ser mostradas ao mundo.

Conversando com Leandro e o dono da casa onde a parede está sendo utilizada como tela para sua nova obra, a figura do Mahatma Gandhi, pacifista que liderou o movimento conhecido como não-violência na Índia e marcou toda una geração, além de influenciar diretamente as ações do líder americano pela luta pelos direitos civis da população negra, Martin Luther King, ficou evidente o orgulho do proprietário.

Leandro CR cria mosaicos pelas ruas e becos da favela
Leandro CR cria mosaicos pelas ruas e becos da favela

Rômulo, o proprietário, disse que Leandro além de ser um artista, ajuda as pessoas a terem conhecimento de figuras históricas. Leandro mencionou que crianças passam e peguntam sobre as figuras e aí vem a possibilidade de disseminar mais informação.

O desejo de Leandro CR é ensinar crianças e jovens e perpetuar sua técnica, além de possibilitar o acesso à mais conhecimento e à certeza que da favela pode e tem saído muita coisa boa. Por isso nestes tempos estranhos essa beleza nos lembra a interessante frase do filósofo Nietzsche sobre termos a arte para não morrermos da verdade. Salve Leandro CR e sua arte!

“A nossa luta é todo dia. Favela é Cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL , ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Festival Afro Brasileiro começa com manifestações culturais

  Começou no último sábado (13), a segunda edição do...

Matrículas em creches crescem 26,53% no CE

Por: Thays Lavor A Secretaria de Educação municipal prevê...

para lembrar

Eleições 2018: e nós com isso?

Quem somos nós? Somos lésbicas e o povo LGBT...

UNEGRO: Novos desafios para o movimento negro brasileiro

Por: Edson França A União de Negros Pela Igualdade -...

Onde estavam as mulheres negras na ditadura militar?

Vou começar falando da dificuldade em escrever sobre mulheres...

Thais Ferreira: A mente brilhante das oportunidades a quem não tem

Jovem carioca planta sementes para que população mais vulnerável...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=