Das coisas boas e belas que nascem na favela

A possibilidade de ver o belo é sempre um privilégio, além de claro,  um grande prazer. Mas o mais surpreendente é deparar-se com o belo pelas ruas e becos das favelas. No Borel, nossos olhos se enchem com a beleza da genialidade de Leandro CR.

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

As obras de arte que surgem com os mosaicos criados por esse artista plástico, autodidata, e que certamente fará uma grande história com sua sensibilidade e por que não dizer, genialidade, merecem ser mostradas ao mundo.

Conversando com Leandro e o dono da casa onde a parede está sendo utilizada como tela para sua nova obra, a figura do Mahatma Gandhi, pacifista que liderou o movimento conhecido como não-violência na Índia e marcou toda una geração, além de influenciar diretamente as ações do líder americano pela luta pelos direitos civis da população negra, Martin Luther King, ficou evidente o orgulho do proprietário.

Leandro CR cria mosaicos pelas ruas e becos da favela
Leandro CR cria mosaicos pelas ruas e becos da favela

Rômulo, o proprietário, disse que Leandro além de ser um artista, ajuda as pessoas a terem conhecimento de figuras históricas. Leandro mencionou que crianças passam e peguntam sobre as figuras e aí vem a possibilidade de disseminar mais informação.

O desejo de Leandro CR é ensinar crianças e jovens e perpetuar sua técnica, além de possibilitar o acesso à mais conhecimento e à certeza que da favela pode e tem saído muita coisa boa. Por isso nestes tempos estranhos essa beleza nos lembra a interessante frase do filósofo Nietzsche sobre termos a arte para não morrermos da verdade. Salve Leandro CR e sua arte!

“A nossa luta é todo dia. Favela é Cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO, à REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL , ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO, ao MACHISMO, À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

+ sobre o tema

Negro gaúcho. Memória farroupilha ou lanceira? Por Leticia Maria

Por Letícia Maria, Baseado no discurso do senso comum, nas poucas...

Demanda asiática faz caça de rinoceronte bater recorde na África

Um número recorde de rinocerontes foi caçado neste ano...

para lembrar

Museu traz mostra sobre origens do povo negro

Exposição começa no dia 3 de janeiro e segue...

Song e Drogba concorrem a prêmio de melhor africano

Didier Drogba é um dos melhores jogadores do...

Paula Lima usa roupa de brechó na final de Ídolos

A jurada Paula Lima estava deslumbrante na final do...
spot_imgspot_img

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...

Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 192 anos com desafio de manter legado

A última semana foi de celebração aos 192 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador. A mais tradicional organização civil antirracista brasileira se...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...
-+=