Uefa pune Atlético de Madrid por discriminação racial e interdita setor do estádio

Enviado por / FonteUOL, por Esporte News Mundo

O Atlético de Madrid foi punido pela Uefa, entidade que regulamenta o futebol na Europa, nesta segunda-feira (11). De acordo com a entidade, alguns torcedores do clube espanhol tiveram atitudes de discriminação racial na primeira partida contra o Manchester City, válida pela fase de quartas de final da Liga dos Campeões. Assim, no jogo da volta, que acontece na próxima quarta-feira (13), na Espanha, um setor do estádio será limitado.

O comportamento de parte da torcida do Atlético de Madrid foi considerado intolerável pela Uefa, que decidiu por uma punição imediata. Desta maneira, um dos setores do Wanda Metropolitano vai ficar com menos cinco mil lugares. O clube espanhol, inclusive, já retirou as entradas que estavam a venda e sabe que o setor ficará mais vazio, mesmo se tratando de um jogo importante.

Além da punição com a interdição de parte de um setor do Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid também será obrigado pela Uefa a utilizar uma tarja com o slogan “Não ao Racismo” na manga da camisa dos jogadores. A punição, a princípio, é válida apenas para este segundo jogo com o Manchester City. Caso o Atlético de Madrid consiga a classificação, a Uefa estuda seguir com a punição ao clube espanhol.

A entidade europeia, assim como a Fifa, estão adotando, nos últimos anos, uma série de medidas visando restringir o preconceito dentro do futebol. Eventos importantes como a Liga dos Campeões, Liga Europa, Mundial de Clubes e Copa do Mundo também são utilizados para conscientização e luta pelo fim do preconceito.

O Atlético de Madrid perdeu o primeiro jogo da fase de quartas de final por 1 a 0. Desta forma, a equipe comandada por Diego Simeone terá que vencer por dois gols de diferença para ficar com a vaga. Para o Manchester City, qualquer vitória ou empate garante a classificação. Se os ingleses perderem por 1 a 0, a disputa vai para a prorrogação. A bola vai rolar às 16hs (de Brasília).

+ sobre o tema

para lembrar

spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=