UFRGS e Unipampa lançam curso EaD sobre o poeta gaúcho Oliveira Silveira

Vida, obra e consciência negra serão temas dos módulos

Por Sátira Machado, enviado para o Portal Geledés 

Divulgação/Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira

Em alusão ao 10 anos de morte de Oliveira Silveira, no dia 12 de novembro será lançado o curso “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”, a partir das 18 horas, na Sala II do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. 

O curso será ofertado na modalidade de educação a distância (EaD) na plataforma Lúmina (https://lumina.ufrgs.br/), com acesso gratuito a qualquer público, sem pré-requisitos e sem limite de vaga, bastando inscrever-se. Depois do lançamento do curso, estarão disponíveis as videoaulas, os materiais de apoio e as atividades para alunos e alunas logados/as, que poderão estudar de forma auto instrutiva conforme sua disponibilidade, já que o curso não tem restrições para o término. Quem concluir o curso, realizando todas as atividades, receberá um certificado padrão da UFRGS, de 30 horas. 

Em três módulos online, de forma introdutória, estudantes irão saber mais sobre a vida, a obra e a consciência negra desse escritor afro-gaúcho. Nos extras, amigos e amigas de Oliveira deram depoimentos. O curso foi desenvolvido pelas professoras universitárias Sátira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Maria da Graça Gomes Paiva, professora aposentada pela UFRGS, com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFRGS e com o Polo Jaguarão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Unipampa.

Sobre Oliveira Silveira

Egresso da UFRGS, Oliveira Silveira (1941-2009) graduou-se professor de Português-Francês e suas respectivas literaturas, em 1965. Foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo ao 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo “Grupo Palmares” em 1971, em Porto Alegre. Sua obra vem ganhando destaque nas literaturas gaúcha, sul-rio-grandense e brasileira, principalmente pelo resgate das culturas negras nas artes literárias. A professora Zila Bernd, autora do livro “Negritude e Literatura na América Latina, destaca que “a cultura afro vai fazendo um trançado com a cultura gaúcha” na obra de Oliveira, ao valorizar “aspectos pouco conhecidos da história do negro no Rio Grande do Sul”.

Saiba mais no site oficial: www.oliveirasilveria.com.br

 

Sobre o Curso EaD

O curso “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira” tem como base a plataforma Moodle e o formato MOOC (Massive Open Online Course) por ser aberto, oferecido em larga escala, e ter a possibilidade de auto-organização dos estudos por parte de estudantes, podendo até ser acessado através de smartphones.

É uma promoção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com execução do NAPEAD – Produção Multimídia para a Educação da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFRGS e do Polo Jaguarão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Unipampa. 

Foi realizado em parceria com os cursos de Produção e Política Cultural e Licenciatura em Letras-Português EaD da Unipampa; o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS; e a Associação Negra de Cultura – AndC, uma entidade criada por Oliveira Silveira. 

Tem o apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) e do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, por meio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (Deds), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab) e do Salão de Atos, bem como, da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF) da UFRGS. 

 

Sobre o Lançamento do Curso

O lançamento será realizado no dia 12/11 (terça),  a partir das 18 horas, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre/RS/Brasil. 

No saguão do Salão de Atos da UFRGS, além da filha única de Oliveira Silveira – Naiara – declamar poemas do pai; apoiadores/as como a Biblioteca Pública do RS; Estilo Afro; Pimenta Mimosa; Chocolah; Artelier-by Ieda Ferreira; Maraia’s- Boneca de Pano; Afrodite; Kynutryzzy, entre outros/as estarão realizando exposições para divulgar as culturas negras. 

Será transmitido pela Rede Multivideos no site da UFRGS (https://aovivo.ufrgs.br/redemultivideos/), com acompanhamento de estudantes da Universidade Pedagógica de Moçambique e da Universidade do Texas dos Estados Unidos. 

 

SERVIÇO – LANÇAMENTO

O Quê: Lançamento do curso “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”

Onde: Sala II do Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre/RS/Brasil

Quando: Dia 12 de novembro, terça-feira, a partir das 18 horas

Quanto: Entrada franca

Informações: [email protected]

 

SERVIÇO – CURSO

Nome: Curso básico EaD “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”

Módulos 

Módulo 1 – Oliveira Silveira: de Rosário do Sul à Porto Alegre – 10 horas

Módulo 2 – Oliveira Silveira: de comunicador a poeta – 10 horas

Módulo 3 – Oliveira Silveira: do 13 de maio ao 20 de novembro – 10 horas

Local: Plataforma Lúmina da UFRGS (https://lumina.ufrgs.br/)

Período: Disponível após o lançamento em 12/11/2019, por tempo indeterminado

Carga Horária: 30 horas

Área: Ciências Humanas e Artes/Literatura

Inscrições: a qualquer tempo, na Plataforma Lúmina

Quanto: Gratuito 

Pré-requisitos: qualquer público com acesso à Internet

Vagas: ilimitadas

Certificação: sim

 

*Sátira Machado, jornalista


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Tiger Woods é vítima de racismo e rival se desculpa após repercussão

O golfista Tiger Woods, líder do ranking mundial,...

Cajazeiras: comemora Semana da Consciência Negra”

Fonte: Paraiba     Para comemorar a Semana da...

Tempo de Pitanga: Diferenças entre Cinema de Ancestralidade e Cinema de Herdeiros

Pitanga é uma palavra de origem tupi-guarani que significa...

para lembrar

Alicia Keys está sem maquiagem, linda e poderosa em QUATRO capas da ELLE Brasil

Alicia Keys está deslumbrante na capa de setembro da...

Morte do presidente moçambicano Samora Machel ainda não foi esclarecida

A família do ex-presidente de Moçambique Samora Machel ainda...

Evento exalta trajetória de Luiz Gama

Atividade apresenta os princípios de Luiz Gama, tido como...

Festival cancelado por falta de apoio do Brasil

  Belo Horizonte (Brasil)– O Festival de Arte...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=