Uma cena racista no Leblon

Negro com bicicleta é ladrão

Andando pelo Leblon, um casal de jovens viu um negro numa bicicleta elétrica. Ele julgou-se no direito de perguntar como o cidadão conseguira a bike. Esse miliciano avulso ganha uma passagem para se vacinar em Nova York se for capaz de provar que já abordou um branco ao volante de um carrão com o mesmo tipo de pergunta.

Num momento, o instrutor de surfe Matheus Nunes Ribeiro provou que não era ladrão. Convenceu-os de que era dono da peça e filmou o final da cena. O rapaz pediu desculpas três vezes, recebeu inúmeros palavrões e foi-se embora. Era um otário, pois, se estivesse confrontando um ladrão, poderia ter entrado numa fria. Mesmo no Leblon e, com muita probabilidade, num bairro da periferia, o negro poderia ter passado por maus momentos.

A calma do miliciano avulso e a prontidão com que se desculpou indicam que é um racista com tintas de boa educação. Identificado pelo vídeo, deveria botar a cara na vitrine, pedindo desculpas públicas. Não vale dizer que toma remédios tarja preta, como tem acontecido em casos similares.

Assim é o racismo de Pindorama. Sempre que o geógrafo Milton Santos entrava na primeira classe em voos internacionais de empresas brasileiras, a tripulação falava com ele em inglês. O miliciano avulso do Leblon e as pessoas capazes de pensar que um negro numa bicicleta elétrica é um ladrão devem ser lembrados de dois episódios ocorridos com uma família de negros americanos de Chicago.

Episódio 1: Craig Robinson, de 11 anos, passeava na sua bicicleta e foi parado por um policial (negro). Para provar que a bicicleta é sua, leva-o para casa. Lá encontram dona Marion, a mãe do garoto e mulher de um zelador. Desfeito o engano, ela virou o jogo. Passou um sabão no policial e obrigou-o a pedir desculpas a Craig. (Noutra versão, foi à delegacia denunciar a sua conduta.)

Episódio 2: A mãe de Catherine Brown ralou trabalhando numa escola de elite para educá-la direito. A jovem conseguiu entrar para a Universidade Princeton e, quando as duas entraram no dormitório, viram que Catherine dividiria o quarto com uma negra, a irmã de Craig. Fez o possível para transferir a filha do quarto, mas fracassou.

Craig Robinson também educou-se em Princeton, passou por Wall Street e decidiu se tornar treinador de equipes de basquete. As duas jovens de Princeton conviveram bem. Anos depois, a negra casou-se com o filho de um economista queniano. Chamava-se Barack Hussein Obama.

A senhora Marion Robinson morou oito anos na Casa Branca, cuidando das netas adolescentes. Lavava suas roupas de baixo, fazia suas compras e, quando alguém a reconhecia, dizia que se tratava apenas de um caso de semelhança. No dia em que seu genro foi eleito, não quis ir para o palanque e viu a cena junto com a multidão. Nunca entrou na cena social de Washington.

No ano passado, uma jovem americana que passeava com seu cachorro (sem coleira) pelo Central Park teve um piti e chamou a polícia porque um negro a filmava.

A moça perdeu o emprego e teve de passar por um programa de reeducação por ter feito uma denuncia falsa à polícia.

Leia também:

Jovem negro denuncia casal branco por racismo, no Leblon, após precisar provar ser o dono de bicicleta elétrica

Após comprar sapato, servidor negro é acusado de roubo e agredido em shopping

Garçonete denuncia que foi vítima de racismo após cliente discordar da conta no bar: ‘Preta feia’

+ sobre o tema

para lembrar

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=