Uma lista com mais de 100 filmes e documentários que trazem protagonistas negros

Se você acompanha o Nó de Oito, já sabe: artistas não-brancos têm pouco espaço em produções cinematográficas, principalmente as que contam com grandes orçamentos e alcance mundial. Na verdade, não precisa nem acompanhar o Nó de Oito para saber isso – basta estar acordado e prestando atenção. De qualquer forma, se esse não é o seu caso, deixa eu te mostrar um negócio.

no Nó de Oito

Recentemente, pesquisadores da University of Southern California analisaram mais de 30.000 personagens nos filmes de maior bilheteria entre 2007 e 2014 e chegaram nos números da falta de representatividade não-branca.

Mais importante que isso ainda, além de identificar exatamente qual a discrepância entre o número de personagens brancos e não-brancos, eles também verificaram que pouquíssimos personagens não-brancos figuram como protagonistas. Entre os 100 maiores filmes de 2014, por exemplo, somente 17 tiveram atores não-brancos como protagonistas ou co-protagonistas; e é importante lembrar também a desigualdade de gênero na indústria, que aliada ao racismo faz com que mulheres não-brancas sejam duplamente preteridas nas produções. E isso é algo que se verifica também na televisão: entre 2014 e 2015, 77% das personagens femininas na telinha foram brancas.


Em um paralelo, temos os números da representatividade negra quase inexistente nas novelas brasileiras – um cenário ainda mais grave pelo fato de a população brasileira ser 54% negra (Fonte: GEMAA – IESP da UERJ)

Para piorar, além de ter poucos personagens não-brancos na mídia, na grande maioria das vezes eles são terrivelmente estereotipados. A meu ver, uma coisa puxa a outra. O viés racista da indústria faz com que os estúdios não considerem personagens não-brancos interessantes o suficiente como protagonistas, relegando-os à invisibilidade ou ao eterno papel secundário ou terciário que o mesmo viés racista se encarrega de revestir com o estereótipo da vez. Afastados do protagonismo, esses personagens raramente têm a chance de se desenvolver ou revelar complexidade.

Pensando nisso, comecei a criar listas de filmes que apresentam protagonismo não-branco, começando com esta, formada por produções com protagonistas negros. É importante notar, no entanto, que mesmo como protagonista personagem nenhum está livre de cair em estereótipos. Por isso, fica essa recomendação importantíssima: assista com o olhar crítico e o raio problematizador ligado.

OBS: A lista é colaborativa e será atualizada frequentemente para incluir novos títulos. Deixe sua indicação nos comentários!

Saia (Get Out, 2017)

get out

Gênero: Mistério/Terror

Sinopse: Chris é jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada branca Rose. A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador.

A Vida Imortal de Henrietta Lacks (The Immortal Life of Henrietta Lacks, 2017)

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: A história de Henrietta Lacks, uma mulher negra pobre que, em 1951, morreu de um tumor maligno no colo do útero. Sem o seu consentimento, pedaços do tumor que a matou foram removidos e usados em um estudo médico, que construiu uma indústria bilionária de pesquisa.

Girls Trip (2017)

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Quatro amigas de longa data partem em uma longa jornada em busca de diversão em Nova Orleans que pode mudar a vida de todas para sempre.

Kidnap (2017)

Gênero: Suspense

Sinopse: Halle Berry interpreta uma mãe que não mede esforços para recuperar seu filho sequestrado.

Código de Silêncio (Burning Sands, 2017)

Malik Bazille, Trevor Jackson, Tosin Cole, Octavius Johnson and DeRon Horton appear in Burning Sands by Gerard McMurray, an official selection of the U.S. Dramatic Competition at the 2017 Sundance Film Festival. © 2016 Sundance Institute | photo by Isiah Donté Lee.

Gênero: Drama

Sinopse: Código de Silêncio leva a uma jornada crua e voyeurística de uma fraternidade, através dos olhos de um candidato que está dividido entre honrar um código de silêncio ou enfrentar os perigos do trote.

All Eyez On Me (2017)

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: Cinebiografia do rapper americano Tupac Shakur, desde o início da carreira até a ascensão, o auge como revelação do hip-hop e o até hoje misterioso assassinato, em 1996.

Deidra & Laney Rob A Train (2017)

Gênero: Comédia/Policial

Sinopse: Após um colapso emocional numa loja de eletrônicos, uma mulher solteira é presa e suas duas filhas adolescentes começam a roubar trens para conseguir pagar suas contas.

Sleight (2017)

Gênero: Fantasia/Ficção Científica

Sinopse: Depois de um mágico de rua sair para cuidar da sua irmã mais nova após a morte de sua mãe, ele se volta para a venda de drogas, e rapidamente se envolve em um problema com o seu fornecedor. Quando a sua irmã é sequestrada, ele deve recorrer a novos métodos para resgatá-la.

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, 2016)

Gênero: Histórico/Biográfico

Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres negras, provou ser o elemento crucial que faltava para a vitória dos EUA, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Loving (2016)

Gênero: Drama Biográfico

Sinopse: Virgínia, 1958. O casamento interracial é proibido, mas Richard e Mildred decidem viver seu amor. Eles se casam, mas são presos e chegam ao Supremo Tribunal para defender a sua união até as últimas consequências.

Moonlight – Sob a Luz do Luar (Moonlight, 2016)

Gênero: Drama

Sinopse: Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami, encontrando amor em locais surpreendentes.

Um Limite entre Nós (Fences, 2016)

Gênero: Drama

Sinopse: Baseado na aclamada e premiada peça teatral homônima, um jogador de beisebol aposentado, que sonhava em se tornar uma grande estrela do esporte durante sua infância, agora trabalha como coletor de lixo para sobreviver. Ele terá de navegar pelas complicadas águas de seu relacionamento com a esposa, o filho e os amigos.

Policial em Apuros 2 (Ride Along 2, 2016)

Gênero: Ação/Comédia

Sinopse: Ben Barber deseja tornar-se um detetive, assim como James Payton, seu futuro cunhado. Relutantemente, James leva Ben para Miami em busca de pistas sobre um cartel de drogas. Durante a investigação, eles encontram evidências que implicam um respeitado empresário. Cabe a James e Ben provar que o executivo carismático, Antonio Papa, é um violento senhor do crime que comanda o tráfico de drogas no Sul da Flórida.

Central de Inteligência (Central Intelligence, 2016)

Gênero: Ação/Comédia

Sinopse: Antes de se tornar um agente da CIA, Bob sofria bullying na época do colégio. Já na agência, para resolver um caso ultrassecreto, ele recorre a um antigo colega, popular nos tempos da escola, hoje contador.

A 13ª Emenda (13th, 2016)

Gênero: Documentário

Sinopse: A 13ª Emenda é um documentário estadunidense de 2016 dirigido por Ava DuVernay e escrito por DuVernay e Spencer Averick. Centrado no sistema carcerário e étnico no país de origem do filme, o título é uma referência à décima terceira alteração na Constituição dos Estados Unidos, a qual, segundo o filme, foi uma alternativa de manter trabalhos braçais mesmo após a abolição da escravidão, com o processo de encarceramento em massa.

Hip Hop Evolution (2016)

Gênero: Documentário

Sinopse: Hip Hop Evolution é uma série documental dividida em quatro partes que explora os primeiros 20 anos da cultura hip hop. Para autenticar e recordar alguns dos momentos mais marcantes deste movimento, a série recorre a inúmeros testemunhos, como os de Grandmaster Flash, Kurtis Blow, Russell Simmons, LL Cool J, Big Daddy Kane, Rakim e Ice Cube, entre muitos outros.

Bessie (2015)

Gênero: Biográfico

Sinopse: Queen Latifah interpreta a lendária cantora Bessie Smith, apelidada de a Imperatriz do Blues. Um retrato brilhante de um espírito determinado tirado do anonimato pelo talento e amor à música.

Cara Gente Branca (Dear White People, 2014)

Gênero: Drama/Comédia

Sinopse: Uma guerra cultural em um campus universitário entre negros e brancos, em universidade predominantemente branca, vem à tona quando uma revista de humor organiza uma polêmica festa de Halloween.

My Name is Now, Elza Soares (2014)

Gênero: Documentário

Sinopse: Elza chega em casa, em Copacabana. Cara a cara, diante do espelho, nos desafia, numa saga que ultrapassa o tempo, explosões, pedreiras, lama, preconceitos, perseguições, perdas. Mas ela é dura na queda, num rito, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, como uma fênix transcende em música e canta gloriosa. Um filme com a cantora, compositora e atriz Elza Soares.

Vitórias de uma Vida (The Gabby Douglas Story, 2014)

Gênero: Biográfico

Sinopse: O filme conta a história real da infância e adolescência de Gabby Douglas, e os obstáculos que ela teve que enfrentar para se tornar a primeira ginasta afro-americana a conseguir duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, 2012.

Ventos de Agosto (2014)

Gênero: Drama

Sinopse: Um pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pacata vila de pescadores e abala a rotina de Shirley, que trabalha em uma fazenda, e Jeison, praticante da pesca submarina.

Garotas (Girlhood, 2014)

Gênero: Drama

Sinopse: Oprimida em seu ambiente familiar, Marieme começa uma nova vida depois de conhecer três garotas aparentemente felizes. Ela muda seu nome e suas roupas na esperança de que este será um caminho para a liberdade e auto-conhecimento.

Honeytrap (2014)

Gênero: Drama/Biográfico

Sinopse: A história baseada em fatos reais de Layla, uma garota de quinze anos que atrai um garoto apaixonado por ele para uma armadilha fatal armada por seu namorado líder de gangue.

Vanishing Pearls (2014)

Gênero: Documentário

Sinopse: Três anos após o catastrófico derramamento de óleo na plataforma Deepwater Horizon, uma pequena comunidade pesqueira em Pointe a la Hache, Louisiana, está a beira de perder seu sustento. Eles se unem para confrontar a multinacional BP e lutar por justiça.

Nos Bastidores da Fama (Beyond the Lights, 2014)

Gênero: Drama/Musical

Sinopse: As pressões da fama deixam a cantora Noni no limite, até que ela conhece Kaz, um jovem político que a ajuda a desenvolver sua própria voz e se libertar para se tornar a artista que estava destinada a ser.

Althea (2014)

Gênero: Documentário

Sinopse: Este documentário traz a trajetória de Althea Gibson, que na década de 1950 se tornou a primeira americana negra a jogar e vencer em Wimbledon.

Second Coming (2014)

Gênero: Drama

Sinopse: Jackie, seu marido Mark, e o filho JJ formam uma família de classe média comum. O casal é feliz, mas raramente faz sexo. Por isso, Jackie se surpreende ao descobrir que está grávida pela segunda vez. Perplexa, ela afirma que não se relacionou com ninguém, tornando esta gravidez inexplicável.

Fruitvale Station: A Última Parada (Fruitvale Station, 2013)

Gênero: Policial/Drama

Sinopse: Oscar é um jovem carismático e muito próximo da família. Mas por ter se envolvido em problemas com a lei, passou um tempo na prisão. Agora, sem emprego e sem dinheiro, ele tenta se reerguer para sustentar a namorada e a filha deles.

Belle (Belle, 2013)

BELLE (2014)
Gugu Mbatha-Raw as “Dido Elizabeth Belle” and Sarah Gadon as “Elizabeth Murray”

Gênero: Drama

Sinopse: A história verídica de Dido Elizabeth Belle, que cumpriu importante papel na abolição da escravatura na Inglaterra no século 18. Filha ilegítima de um capitão britânico da Marinha Real com uma escrava africana, após a morte de sua mãe, ela vai morar na Inglaterra para ser criada pelo tio e tornar-se uma dama da aristocracia.

O Mordomo da Casa Branca (The Butler, 2013)

Gênero: Drama Biográfico

Sinopse: Cecil sobreviveu a escravidão. Depois, trabalhou como mordomo na Casa Branca e testemunhou acontecimentos que mudaram o rumo da nação durante oito mandatos presidenciais. Enquanto isso, precisava ser marido e pai em uma sociedade turbulenta.

A Um Passo do Estrelato (20 Feet From Stardom, 2013)

Gênero: Documentário

Sinopse: As histórias de backing vocals que acompanham estrelas da música, como Bruce Springsteen, Stevie Wonder e Mick Jagger são desconhecidas pelo público. Este documentário busca honrar, reconhecer e difundir a grandeza desses anônimos talentos.

B for Boy (2013)

Gênero: Drama

Sinopse: Amaka tem uma vida aparentemente perfeita como uma mulher nigeriana independente. Ela é bem-sucedida na carreira, tem um casamento feliz e uma filha amorosa, está grávida. Tudo parece bem até sua sogra lhe dizer que, a menos que ela tenha um menino, ela terá que encontrar uma segundo esposa para o filho.

O Destino de Mister e Pete (The Inevitable Defeat of Mister & Pete, 2013)

Gênero: Drama

Sinopse: Mister é um garoto pobre que se vê praticamente sozinho no mundo quando policiais prendem a sua mãe por posse de drogas. Agora, apenas com a companhia do seu amigo Pete, eles precisam aprender a conseguir dinheiro, comida e, principalmente, a cuidar um do outro.

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, 2013)

Gênero: Drama

Sinopse: Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.

Something Necessary (2013)

Gênero: Drama

Sinopse: Logo após as eleições de 2007 no Quênia, Anne está hospitalizada após um ataque violento em sua casa que resultou na morte de seu marido e ferimentos graves em seu filho. Com o país convulsionado por conflitos, ela tenta reconstruir a fazenda da família.

Beyoncé: Life is But a Dream (2013)

Gênero: Documentário

Sinopse: Beyoncé dirige, produz e estrela este documentário sobre seu papel no topo do universo da música.

Django Livre (Django Unchained, 2012)

Gênero: Drama/Aventura

Sinopse: No sul dos Estados Unidos, anos antes da Guerra Civil, um ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participarem de competições mortais.

Woman Thou Art Loosed: On the 7th Day (2012)

Gênero: Drama

Sinopse: A família Ames parece ter construído a vida perfeita até sua filha de seis anos ser sequestrada. Ao longo de sete dias eles começam a desenterrar segredos sobre seu passado que pode destruir seu casamento e suas vidas.

Middle of Nowhere (2012)

Gênero: Drama

Sinopse: Quando seu marido é condenado a oito anos de prisão, a estudante de Medicina Ruby abandona os estudos e se dedica a garantir o bem-estar de seu companheiro na cadeia – levando-a a uma jornada de auto-descobrimento no processo.

Libertem Angela (Free Angela and All Political Prisoners, 2012)

Gênero: Documentário

Sinopse: O documentário retrata a vida de Angela Davis, uma jovem professora universitária nascida no Alabama e conhecida pela sua defesa dos direitos humanos. Ao ficar do lado de três prisioneiros negros nos anos 1970, ela entra para a lista das dez pessoas mais procuradas do FBI e se torna a mulher mais caçadas dos Estados Unidos.

Indomável Sonhadora (Beasts of the Southern Wild, 2012)

Gênero: Drama/Fantasia

Sinopse: Uma menina pobre de seis anos de idade, que vive no sul dos Estados Unidos, narra a vida difícil que leva com o seu pai, um homem temperamental com a saúde debilitada. Ela enfrenta desde tempestades ameaçadoras a monstros lendários.

Aida – Uma Mulher de Garra (2012)

Gênero: Documentário

Sinopse: Este documentário do projeto ‘Memória do Esporte Olímpico Brasileiro’ fala sobre a atleta brasileira Aida dos Santos, que viveu uma epopeia nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964. Ela foi a única mulher da delegação brasileira e não teve patrocinador nem apoio da federação, além de ter viajado sem técnico e sem intérprete.

A Feiticeira da Guerra (Rebelle, 2012)

Gênero: Drama

Sinopse: Depois de ter sua vila queimada por rebeldes e seus pais assassinados numa guerra civil na África, a menina Komona é levada para a floresta para lutar como uma criança-soldado. Aos 14 anos, grávida, a jovem conta ao seu filho, ainda no ventre, sua história de vida.

Yelling to the Sky (2011)

Gênero: Drama

Sinopse: Quando sua família desmorona, a jovem de 17 anos Sweetness O’Hara precisa se virar sozinha em uma vizinhança onde sua sobrevivência é incerta.

Dark Girls (2011)

Gênero: Documentário

Sinopse: Um retrato do colorismo, discriminação baseada em tom de pele – assunto ainda considerado tabu entre muitos afro-americanos.

Em Busca de Vingança (Colombiana, 2011)

Gênero: Policial/Drama

Sinopse: Cataleya se tornou uma assassina cruel após testemunhar a morte de seus pais quando era criança em Bogotá. Ela trabalha como matadora de aluguel, mas, em seu tempo livre, fica atenta, procurando o mafioso que assassinou seus pais.

Pulando a Vassoura (Jumping the Broom, 2011)

Gênero: Comédia

Sinopse: Sabrina Watson é uma advogada corporativa de sucesso que vem de uma tradicional família rica. Quando encontra Jason Taylor, ela acredita que encontrou o homem certo e ansiosamente aceita a proposta de casamento do funcionário do setor financeiro depois de um namoro rápido. No entanto, quando os pais aristocráticos de Sabrina conhecem a mãe de Jason, uma empregada dos Correios, em sua propriedade, um vinhedo na ilha de Martha’s Vineyard, a divisão de classes parece aumentar.

Pariah (2011)

Gênero: Drama

Sinopse: O filme conta o drama da adolescente Alike. Enquanto amadurece, ela tem que decidir se deve expressar sua sexualidade abertamente ou viver de acordo com os planos que seus pais têm para ela.

My Mic Sounds Nice: A True Story of Women and Hip Hop (2010)

Gênero: Documentário

Sinopse: Dirigido e produzido por Ava DuVernay, este documentário traz as vozes de ícones do hip hop como Salt-N-Pepa, Missy Elliot, MC Lyte, Eve, Yo-Yo, entre outras, que falam sobre como é ser uma mulher em um gênero musical controverso e dominado por homens, no qual muitos artistas encontraram o sucesso com letras tóxicas e misóginas.

A Noite Que Nos Domina (Night Catches Us, 2010)

Gênero: Drama

Sinopse: Ex-Black Panther ou Pantera Negra enfrenta a animosidade da família e dos vizinhos quando retorna à cidade natal para enterrar seu pai.

I Will Follow (2010)

Gênero: Drama

Sinopse: Devastada com a morte de sua tia, Maye se muda da casa que compartilhavam e tenta lidar com a dor, encontrando consolo na gentileza daqueles que também a amavam.

Jogada Certa (Just Wright, 2010)

Gênero: Comédia Romântica

Sinopse: A fisioterapeuta Leslie Wright consegue o emprego de seus sonhos: trabalhar com o astro do basquetebol Scott McKnight. Tudo vai bem até que Leslie sente que está se apaixonando por ele.

Flor do Deserto (Desert Flower, 2009)

Gênero: Drama Biográfico

Sinopse: Aos 13 anos Waris foge de um casamento arranjado na Somália atravessando o deserto por dias até chegar em Mogadishu, capital do país. Seus parentes a enviam para Londres, onde trabalha como empregada na embaixada da Somália. Quando começa a trabalhar em um restaurante fast food é descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson. Baseado na história da modelo Waris Dirie.

Mississippi Damned (2009)

Gênero: Drama

Sinopse: O trágico ciclo de abuso, vício e violência de uma família deixa três crianças da zona rural do Mississippi com a escolha entre confrontar o curso destrutivo da família ou sucumbir ao seu sombrio destino.

A Princesa e o Sapo (The Princess and the Frog, 2009)

Gênero: Animação

Sinopse: A trabalhadora e ambiciosa Tiana sonha em um dia abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans. Seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, o qual tinha se tornado um sapo pelo maldoso Dr. Facilier. Porém, o príncipe, que agora é um sapo, tem esperanças de ser um humano novamente se Tiana beijá-lo.

Preciosa – Uma História de Esperança (Precious, 2009)

Gênero: Drama

Sinopse: Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa.

Pray the Devil Back to Hell (2008)

Gênero: Documentário

Sinopse: Pray the Devil Back to Hell é um documentário que retrata o Movimento pela Paz na Libéria, organizado pela assistente social Leymah Gbowee. Na ocasião, milhares de mulheres cristãs e muçulmanas se mobilizaram para organizar protestos não-violentos que levaram ao fim da Segunda Guerra Civil da Libéria.

American Violet (2008)

Gênero: Drama

Sinopse: Mãe solteira é acusada de um crime que não cometeu e de envolvimento com drogas. A polícia lhe dá a opção de se declarar culpada e responder ao processo em liberdade ou permanecer presa e lutar contra as acusações. Baseado em fatos reais.

A Vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees, 2008)

Gênero: Drama

Sinopse: Atormentada pelas lembranças da morte de sua mãe e abusada por seu pai, Lily, uma menina de 14 anos, foge com sua amiga e enfermeira Rosaleen para uma pequena cidade da Carolina do Sul, que guarda respostas do passado de sua mãe. Lá, Lily conhece três irmãs, que a acolhem e a ensinam tudo sobre apicultura, mel e a Madona Negra. Lily também descobre que a verdade sobre sua mãe está mais perto do que ela pensa.

Rain (2008)

Gênero: Drama

Sinopse: Rain viveu uma vida protegida em Ragged Island, Bahamas, mas a morte de sua avó a força a explorar o mundo por conta própria. Com a intenção de se reconciliar com a mãe que a abandonou quando bebê, a adolescente parte para Nassau.

O Sol Tornará a Brilhar (A Raisin in the Sun, 2008)

Gênero: Drama

Sinopse: Lena Younger recebe o pagamento do seguro pela morte do marido e agora deve decidir sobre o que fazer com o dinheiro. Ela quer se mudar para uma casa em um bairro mais refinado, enquanto seu filho mais velho, Walter, sonha em ser um empresário. A filha Beneatha quer fazer curso de medicina. Apesar de ideias conflitantes, todos tentam encontrar uma maneira de manter a união da família.

No Ritmo do Soul (Soul Men, 2008)

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Louis e Floyd eram lendas do Soul. Depois de 20 anos sem se falar, concordam em se reunir para uma turnê em homenagem ao recém-falecido líder da banda. Eles têm poucos dias para se acertar antes da apresentação no Teatro Apollo.

Hancock (2008)

E02HandcockB – For Wire story on Hancock – Will Smith stars in Columbia Pictures’ action comedy HANCOCK. Maximum width 45 picas at 200 dpi. 6/30/08

Gênero: Policial/Fantasia

Sinopse: Hancock, um super-herói desajeitado, protege os cidadãos de Los Angeles mas causa danos colaterais a cada ato heroico que realiza. Hancock não se importa com o que as pessoas pensam. Entretanto, após salvar a vida de um executivo, ele conhece a bela esposa dele e descobre que, apesar de tudo, é um homem sensível.

35 Doses de Rum (35 rhums, 2008)

Gênero: Drama

Sinopse: Lionel, um viúvo, criou sozinho sua filha, Josephine, desde quando ela era jovem. Os dois se acostumaram a viver sozinhos. Mas, agora que Josephine está na faculdade, Lionel relutantemente aceita o fato de que sua filha cresceu e um dia vai deixá-lo.

Sete Vidas (Seven Pounds, 2008)

Gênero: Drama

Sinopse: A vida secreta atormenta Ben Thomas. A fim de encontrar a redenção, ele se propõe a mudar a vida de sete pessoas desconhecidas. Ao longo de sua jornada, ele conhece e se apaixona por uma paciente cardíaca chamada Emily e, ao fazer isso, complica a sua missão.

Skin (2008)

Gênero: Drama

Sinopse: Skin é um filme biográfico sobre Sandra Laing, uma mulher da Africa do Sul nascida de pais brancos, mas classificada como negra durante o apartheid.

O Grande Desafio (The Great Debaters, 2007)

Gênero: Drama/Romance

Sinopse: Drama baseado na história real de Melvin B. Tolson, professor da Faculdade Wiley, no Texas. Em 1935, ele inspirou os alunos a formarem a primeira equipe de debate da escola, que passou a desafiar Harvard no campeonato nacional.

Eu Sou a Lenda (I Am Legend, 2007)

Gênero: Thriller/Drama

Sinopse: Robert Neville é um brilhante cientista e o único sobrevivente de uma epidemia que transformou os humanos em mutantes sedentos por sangue. Andando pela cidade de Nova Iorque, ele procura por outros possíveis sobreviventes e tenta achar a a cura da praga usando seu próprio sangue, que está imune.

Coisas que Perdemos pelo Caminho (Things we Lost in the Fire, 2007)

Gênero: Drama

Sinopse: Após a morte de seu marido em um ato de violência, Audrey Burke é deixada sozinha com duas crianças e sem ideia de como enfrentar essa situação. Quase que paralisada por tanta tristeza, Audrey procura por Jerry, um amigo de infância de seu marido. Apesar de Jerry ser viciado em drogas, Audrey convida-o para morar com ela e eles desenvolvem uma relação de dependência mútua.

O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland, 2006)

Gênero: Drama/Ficção histórica

Sinopse: O médico escocês Nicholas Garrigan vai ajudar um hospital rural em Uganda e acaba se tornando médico pessoal e confidente do cruel ditador Idi Amin. Ele tenta escapar assim que percebe se tornar cúmplice das atrocidades do déspota.

As Férias da Minha Vida (Last Holiday, 2006)

Gênero: Comédia Dramática

Sinopse: A descoberta de que sofre de uma doença terminal faz a vendedora Georgia Byrd refletir sobre a vida cheia de cuidados e precauções excessivas que sempre levou. Ela abandona sua vida e viaja para a Europa, onde vive como uma milionária.

Prova de Fogo – Uma História de Vida (Akeelah and the Bee, 2006)

Gênero: Drama

Sinopse: Com apenas 11 anos de idade, Akeelah tem um incrível talento com as palavras. E, apesar da oposição de sua mãe, ela não desiste do objetivo de participar de um concurso de soletração.

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happiness, 2006)

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: Chris Gardner e seu filho pequeno não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

Dreamgirls – Em busca de um sonho (Dreamgirls, 2006)

Gênero: Drama Musical

Sinopse: Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson moram em Chicago e formam um grupo musical, as Dreamettes. As três começam a fazer sucesso graças ao manipulador empresário Curtis Taylor Jr., que consegue que elas façam o back up do show para um cantor de soul. O conflito começa quando Curtis sonha em transformar as Dreamettes em Dreams e coloca Deena para ser a vocal principal do grupo.

Abril Sangrento (Sometimes in April, 2005)

Gênero: Drama

Sinopse: O filme conta o reencontro de dois irmãos, Augustin Muganza, um ex-soldado do exército ruandês, e Honore Muganza, um ex-radialista, preso para julgamento no Tribunal de Arusha pelo genocídio de Ruanda.

Querem Acabar Comigo  (Are We There Yet?, 2005)

Gênero: Drama/Romance

Sinopse: Tentando ganhar a atenção da recém-divorciada Suzanne, Nick oferece acompanhar os filhos dela, Lindsey e Kevin, em um voo de Portland, no estado de Oregon, ao Canadá. Um saca-rolhas é detectado na inspeção no aeroporto e eles não podem embarcar. Nick decide levá-los de carro mas sem saber das muitas tensões que os surpreenderão durante a viagem.

Aos Olhos de Deus (Their Eyes Were Watching God, 2005)

Gênero: Drama

Sinopse: Na década de 1920, Janie Crawford desafia os preceitos morais de uma pequena cidade da Flórida onde vive quando se recusa a calar seu espírito livre e abrir mão da sua busca pela felicidade no amor.

Coach Carter: Treino para a Vida  (Coach Carter, 2005)

Gênero: Drama

Sinopse: Em 1999, Ken Carter retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, para colocar o time de basquete em forma. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra.

Eu, Robô  (I, Robot, 2004)

Gênero: Thriller/Ação

Sinopse: Em 2035, é comum robôs serem usados como empregados e assistentes dos humanos. Para manter a ordem , esses robôs possuem um código de programação que impede a violência contra humanos, a Lei dos Robóticos. Quando Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito é justamente um robô, acredita-se na possibilidade de que os robôs tenham encontrado um meio de desativar a Lei dos Robóticos.

Ray (2004)

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: A turbulenta história do gênio musical Ray Charles, deficiente visual desde a infância. A audácia e o talento incomparável do músico o transformou em um fenômeno nas turnês e nos estúdios, mas drogas e lembranças ruins afetaram muito a sua vida pessoal.

Hotel Ruanda (Hotel Rwanda, 2004)

Gênero: Drama/Ficção histórica

Sinopse: Durante os conflitos políticos entre Hutus e Tutsis que mataram quase um milhão de ruandenses em 1994, Paul Rusesabagina, gerente do Hotel des Milles Collines, na capital do país, toma a decisão corajosa de abrigar sozinho mais de 1.200 refugiados.

Blade: Trinity (2004)

Gênero: Fantasia/Thriller

Sinopse: A guerra entre humanos e vampiros continua, mas a melhor esperança dos humanos, o meio-vampiro Blade, foi acusado de vários assassinatos e, agora, a opinião pública está contra ele. O responsável pela publicidade negativa de Blade é Danica Talos, que está determinada a vencer. Agora Blade precisa aliar-se aos caçadores de vampiros para salvar a humanidade.

Meu Tio Matou um Cara (2004)

Gênero: Aventura/Comédia

Sinopse: Éder é preso ao confessar ter matado um homem. Duca, sobrinho de Éder, tem apenas 15 anos, mas decide provar a inocência do tio, já que ele tem certeza de que o tio está assumindo o crime para livrar a namorada da prisão.

Chisholm ’72: Unbought & Unbossed (2004)

Gênero: Documentário

Sinopse: Em 1972, Shirley Chisholm se tornou a primeira mulher negra a concorrer para a presidência norte-americana.

Na Companhia do Medo (Gothika, 2003)

Gênero: Policial/Thriller

Sinopse: A vida da psiquiatra Miranda Grey sai dos trilhos depois que ela quase atropela uma garota. Desorientada, ela acorda em um sanatório sob os cuidados de seu colega Pete Graham, e é acusada de ter matado o próprio marido, mas não se lembra de nada depois do incidente com a garota. Lentamente, a psiquiatra começa a descobrir o que aconteceu, mas precisa escapar do sanatório para desvendar o mistério.

Mansão Mal Assombrada (The Haunted Mansion, 2003)

Gênero: Fantasia/Mistério

Sinopse: O agente imobiliário Jim Evers vive trabalhando. Sua esposa Sara reclama que ele não está dando atenção aos filhos e Jim decide tirar uma férias com a família. No caminho, eles param para visitar uma mansão e descobrem que a casa é assombrada pelo Mestre Gracey, seu mordomo Ramsley, e dois criados que precisam de ajuda para acabar com uma maldição.

O Homem que Copiava (2003)

DCF 1.0

Gênero: Drama/Romance

Sinopse: Um humilde operador de copiadora se apaixona pela vizinha e, para conseguir se aproximar da jovem, se transforma num falsificador de dinheiro.

Sounder (2003)

Gênero: Drama familiar

Sinopse: David Daniel Lee Robertson III é um garoto de 11 anos conhecido como “Boy.” Quando seu pai é sentenciado a cinco anos de prisão por roubar comida para alimentar sua família, Boy sai em uma jornada para descobrir onde seu pai está preso, acompanhado por seu cachorro, Sounder.

A História de Rosa Parks (The Rosa Parks Story, 2002)

Gênero: Drama Biográfico

Sinopse: O filme traz a história de Rosa Parks e a sua atuação durante o movimento de direitos civis nos EUA, na década de 1950/60. Quando Parks se recusa a ceder seu lugar no ônibus segregado para um homem branco, ela é presa, o que motiva um boicote de mais de um ano por parte da população afro-descendente contra os ônibus, em Montgomery, Alabama. O boicote mobilizou as pessoas tanto localmente como em todo o país a participar do movimento dos direitos civis pelo fim da discriminação e a segregação racial no país.

Um Ato de Coragem (John Q, 2002)

Gênero: Thriller/Drama

Sinopse: O filho de John Q. Archibald precisa com urgência de um transplante de coração. Desesperado por não ter condições de pagar pela cirurgia, ele toma como refém toda a Emergência de um hospital, passando a discutir uma solução um chefe de polícia.

Voltando a Viver (Antwone Fisher, 2002)

Gênero: Drama/Romance

Sinopse: Antwone Fisher, marinheiro, tem muita dificuldade em controlar sua raiva, o que o torna agressivo demais com os companheiros. Mandado a um psiquiatra, Antwone a princípio resiste, mas acaba por revelar o motivo de tanta fúria.

Cidade de Deus (City of God, 2002)

Gênero: Policial/Drama

Sinopse: Dois rapazes crescendo em um bairro violento do Rio de Janeiro seguem caminhos opostos: um se torna fotógrafo, o outro traficante.

No Embalo do Amor (Brown Sugar, 2002)

Gênero: Comédia musical

Sinopse: Sidney e Dre são amigos há mais de quinze anos. Apesar de envolvidos com outras pessoas, chegaram a um ponto em que precisam ser honestos e assumir seus sentimentos um pelo outro antes que seja tarde demais.

Ali (2001)

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: Cassius Clay sempre impressionou a todos tanto com suas habilidades no boxe quanto com o jeito articulado e inteligente fora dos ringues. Na década de 60, ele ficou ainda mais famoso quando se converteu ao Islamismo e trocou o nome para Muhammad Ali.

O Céu Pode Esperar (Down to Earth, 2001)

Gênero: Fantasia/Comédia

Sinopse: Quando o comediante amador Lance Barton chega aos céus, ele descobre que morreu por engano e exige voltar à vida. Um agente celeste o coloca no corpo de um magnata rico de Manhattan, que acaba de ser assassinado por sua esposa.

Duelo de Titãs (Remember the Titans, 2000)

Gênero: Drama

Sinopse: Em 1971, a diretora de uma escola de ensino médio em Alexandria, no estado da Virgínia, é forçada a integrar adolescentes afrodescendentes e brancos em um colégio só de brancos. Então ela contrata um técnico afrodescendente para comandar o time de futebol americano da instituição, porém o entusiasmo com o famoso e venerado esporte é colocado à prova pela tensão racial.

Além dos Limites (Love and Basketball, 2000)

Gênero: Drama

Sinopse: Monica se torna vizinha de Quincy. Ambos querem jogar na NBA e, Alguns anos mais tarde, suas carreiras profissionais se encontram em uma encruzilhada. É hora de um jogo final, com apostas altas.

Dorothy Dandridge – O Brilho de uma Estrela (Introducing Dorothy Dandridge, 1999)

Gênero: Drama Biográfico

Sinopse: Baseado na vida da atriz Dorothy Dandridge, o filme percorre sua carreira desde quando se apresentava em clubes noturnos com sua irmã, até se tornar uma atriz de cinema. Nesta fase da vida tornou-se a primeira atriz negra a receber uma indicação para melhor atriz por “Carmen Jones”, em 1954. O filme retrata os desafios da carreira de Dandridge e o racismo que ela teve que enfrentar como uma atriz negra em Hollywood.

O Melhor Homem (The Best Man, 1999)

Gênero: Comédia Dramática

Sinopse: Harper é um escritor lançando seu primeiro livro, baseado na sua vida. Ele é convidado para ser padrinho de casamento de velhos amigos e fica com medo do noivo descobrir, através de seu livro, que ele já teve um caso com a futura esposa.

Compensation (1999)

Gênero: Drama/Romance

Sinopse: Dois relacionamentos, ambos entre uma mulher surda e um homem não surdo, são contados como histórias paralelas, sendo que uma acontece no começo do século XX e a outra no final.

Noivo em Pânico (The Wood, 1999)

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Três velhos amigos, Mike, Roland e Slim, lembram de suas histórias de infância enquanto se preparam para o casamento de Roland. Só que o noivo entra em pânico e desaparece sem falar nada. Seus amigos fazem de tudo para encontrá-lo e trazê-lo de volta antes da cerimônia.

Ressurreição (Down in the Delta, 1998)

Gênero: Drama

Sinopse: Rosa Lynn envia Loretta, sua filha viciada em drogas, e seus filhos Thomas e Tracy para longe da cidade para viver com seu tio em sua propriedade rural no Mississippi.

Drylongso (1998)

Gênero: Drama

Sinopse: Com uma câmera Polaroid da mãe, Pica é uma menina que tem a missão de registrar fotograficamente a vida e existência de jovens negros. Fazendo uma espécie de documentário com os seus instantâneos, ela, como muitos, acredita na extinção desses jovens em breve. Fotografando pelas ruas do bairro em que vive, ela conhece personagens excêntricos que fazem ela valorizar seu trabalho e sua própria vida.

Dr. Dolittle (1998)

Gênero: Comédia/Família

Sinopse: Após um pequeno acidente, o Doutor John Dolittle recupera o dom de infância de conversar com animais. Mas esta habilidade rara começa a causar muitas confusões na vida do médico, que agora tem que cuidar de macacos embriagados e leões deprimidos que precisam de ajuda. O comportamento estranho de Dr. Dolittle acaba fazendo com que ele vá parar em um hospital psiquiátrico.

Blade – O Caçador de Vampiros (Blade, 1998)

Gênero:  Fantasia/Thriller

Sinopse: O herói Blade, metade mortal e metade imortal, parte em busca do vampiro responsável pela morte de sua mãe. Blade quer eliminá-lo do mundo dos vampiros e em um mundo tecnologicamente avançado, Blade lutará para capturar aquele que quer destruir a vida humana.

Bem-Amada (Beloved, 1998)

PhotoELF Edits:
2009:12:08 — Saved as: 24-Bit JPEG (EXIF) Format 98 % — batch crop — crop
2009:12:07 — Batch Resized
2009:12:07 — Batch Resized

Gênero: Drama/Terror

Sinopse: Em 1873, uma ex-escrava, que vive perto de Cincinnati com sua família, é surpreendida com a visita de um velho amigo da época em que ambos eram escravos. Ele decide se mudar para a mesma cidade e logo vários mistérios são revelados.

Mixing Nia (1998)

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Nia tem uma carreira bem sucedida em uma agência de publicidade. Porém, quando precisa trabalhar para uma nova marca de cerveja para jovens negros urbanos, ela se demite e sai em busca de sua identidade racial.

Amores Divididos (Eve’s Bayou, 1997)

Gênero: Drama

Sinopse: No ano de 1962, a família Batiste tem como pai o charmoso médico Dr.Louis, que embora seja casado, se sente atraído por suas pacientes. Certo dia, quando Dr.Louis está flertando com uma mulher casada, acidentalmente ele é observado por sua filha mais jovem. Ela então conta tudo à sua irmã mais velha, que possui um terrível segredo acerca do pai delas.

Alimento da Alma (Soul Food, 1997)

Gênero:  Comédia dramática

Sinopse: Todo domingo, uma família se reúne na casa de sua matriarca, Mama Joe, para o jantar. Ela é a única que consegue apaziguar a briga entre suas três filhas, Maxine, Teri e Bird, que têm o hábito de comentar sobre o casamento umas das outras. Só que quando Mama Joe fica doente e é hospitalizada, as brigas se intensificam: Maxine não consegue entender o autoritarismo e a insensibilidade de Teri quanto à tradição familiar, e Bird aceita um favor de um ex-namorado que leva o seu marido à prisão. Então, um dos netos de Mama Joe, Ahmad, filho de Maxime, resolve fazer de tudo para unir a família novamente, inclusive cozinhar as receitas de sua avó.

Jackie Brown (1997)

Gênero: Policial/Drama

Sinopse: Comissária de bordo trafica dinheiro a mando de um vendedor de armas. Quando dois policiais oferecem um acordo para que ela entregue o bandido, a mulher decide enganar todos os envolvidos, com um olho na liberdade e outro numa mala cheia de dinheiro.

Uma Loucura Chamada Amor (Love Jones, 1997)

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Darius Lovehall, um poeta negro de Chicago, começa a namorar a bela e talentosa fotógrafa Nina. Enquanto tentam descobrir o que sentem um pelo outro, o casal curte seus encontros casualmente, até que Nina decide testar o amor de Darius.

Quatro Meninas – Uma História Real (4 Little Girls, 1997)

Gênero: Documentário

Sinopse: Documentário que relembra um dos piores crimes raciais da história americana. Em pleno apogeu dos movimentos por direitos civis, uma bomba explode em uma igreja do Alabama matando quatro meninas negras.

Cobaias (Miss Evers Boys, 1997)

Gênero: Drama

Sinopse: Em 1932, a sífilis vira epidemia nos Estados Unidos. Um grupo de afrodescendentes recebe tratamento médico sem saber que tudo não passa de um experimento humano autorizado pelo governo americano.

Fantasmas do Passado (Ghosts of Mississipi, 1996)

Gênero: Drama

Sinopse: Myrlie Evers, viúva do ativista negro Byron De La Beckwith, tenta pela terceira vez em trinta anos a condenação nos tribunais do assassino de seu marido. Desta vez, ela depende da ajuda de um promotor branco, genro de um conhecido juiz racista.

The Watermelon Woman (1996)

Gênero: Drama

Sinopse: Cheryl é jovem, negra e lésbica, trabalhando em Filadélfia com sua melhor amiga Tamara e consumida por uma projeto: fazer um vídeo sobre sua busca por uma atriz negra da região que apareceu em filmes dos anos 1930 e era conhecida como Mulher Melancia.

Espiral da Cobiça (The Rich Man’s Wife, 1996)

Gênero: Thriller

Sinopse: Casada com o poderoso e rico Tony, a bela Josie sente que seu casamento está em crise e comenta a um estranho que gostaria de vê-lo morto. Pouco tempo depois, um acidente misterioso tira a vida de Tony e agora ela é a principal suspeita do crime.

Basquiat – Traços de Uma Vida (Basquiat, 1996)

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: Autodestruição e preconceito marcam a vida agitada do artista de rua Jean Michel Basquiat, descoberto pelo lendário pintor Andy Warhol em 1981 e morto tragicamente por overdose aos 27 anos.

Até as Últimas Consequências (Set if Off, 1996)

Gênero: Thriller

Sinopse: A vida tem sido muito difícil para as quatro afro-americanas Stony, Frankie, Cleo e Tisean. As mais recentes e duras perdas as levam ao extremo e juntas planejam realizar um assalto a banco, cujo dinheiro serviria para começarem vida nova em outro lugar.

Falando de Amor (Waiting to Exhale, 1995)

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Quatro amigas se reencontram depois de muitos anos em sua cidade natal. Nas animadas conversas, o foco está na carreira profissional, nos relacionamentos desastrosos e na busca do amor verdadeiro.

Duro Aprendizado (Higher Learning, 1995)

Gênero: Drama

Sinopse: Malik, um excelente atleta negro, Kristen, uma menina tímida e inocente e Remy, aparentemente um peixe fora d’água, vivem a dura realidade do racismo, da busca de identidade e da descoberta do sexo como calouros de uma faculdade americana.

Basquete Blues (Hoop Dreams, 1994)

Gênero: Documentário

Sinopse: Dois jovens astros do basquete colegial de Chicago sofrem pressão dentro e fora das quadras neste icônico documentário sobre esporte, família e diferenças raciais.

Sem Medo no Coração (Poetic Justice, 1993)

Gênero:  Drama/Romance

Sinopse: Justice é cabeleireira e escreve poesias para amenizar a dor pela morte do namorado gângster e o suicídio de sua mãe. Lucky é carteiro e tenta educar a filha longe da mãe prostituta e viciada. Após se conhecerem, Justine, Lucky e dois amigos vão para Oakland, numa viagem decisiva.

Mudança de Hábito 2: Mais Loucuras no Convento (Sister Act 2, 1993)

Gênero: Comédia

Sinopse: A cantora Deloris Van Cartier volta ao convento St Catherine para ajudar as ex-colegas que estão tendo dificuldades para controlar uma escola cheia de jovens revoltados.

Tina (What’s Love Got To Do With It?, 1993)

Gênero: Documentário

Sinopse: O filme traz a trajetória de vida da cantora Tina Turner, desde quando era uma desconhecida no Tennessee até se tornar uma estrela da música. A trama mostra o casamento conturbado de Tina com seu mentor Ike Turner e a luta para se libertar do comportamento abusivo dele.

Malcolm X (1992)

Gênero: Drama

Sinopse: Biografia do famoso líder afro-americano que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade.

Sarafina! O Som da Liberdade (Sarafina! The sound of freedom, 1992)

Gênero: Drama

Sinopse: Na África do Sul, extraordinária professora ensina seus jovens alunos negros a lutarem por seus direitos. Para uma aluna em especial, essas lições serão um rito de iniciação na vida adulta na forma de uma brutal tomada de consciência a respeito da realidade que a cerca. Baseado na peça de Mbongeni Ngema.

Ganhando Espaço (Just Another Girl on the I.R.T., 1992)

Gênero: Drama

Sinopse: Chantel é uma jovem negra de 17 anos que sonha em sair de seu bairro empobrecido e ir para a faculdade para se tornar médica. No entanto, sua ambição entra em confrontos constantes com a administração da escola e seu namorado, Tyrone.

Mudança de Hábito (Sister Act, 1992)

Gênero: Comédia

Sinopse: Quando a cantora Deloris Van Cartier vê seu namorado mafioso Vince LaRocca cometer um homicídio, ela é transferida, para a sua proteção, para um convento na Califórnia. Deloris começa a mudar a vida tranquila das irmãs. Em um esforço para mantê-la longe de problemas, eles colocam Deloris no coro do convento, o que ela logo transforma em um ato vibrante que ganha atenção generalizada.

Daughters of the Dust (1991)

Gênero: Drama

Sinopse: Daughters of the Dust se passa no ano de 1902 e mostra a cultura Gullah das ilhas marítimas da Carolina do Sul e Geórgia de outra maneira, observando que as raízes africanas foram mantidas por estas comunidades na América. A história de três gerações de mulheres de uma família é contada por um bebê dentro do ventre de sua mãe.

Mississippi Masala (1991)

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Meena e sua família mudaram-se para o estado de Mississippi, Estados Unidos, após todos os indianos terem sido obrigados pelo governo da Uganda a deixarem o país. O pai de Meena quer muito casá-la, mas a menina tem dificuldades para encontrar alguém ideal no novo país. Quando Meena conhece Demetrius, um homem negro que trabalha com limpeza de carpetes, eles logo se apaixonam. Mas esse amor ainda vai sofrer com muito preconceito, ressentimento e intolerância das famílias do casal.

Straight Out of Brooklyn (1991)

Gênero: Drama

Sinopse: Um jovem lutando para sobreviver em um projeto de habitação popular decide roubar um traficante de drogas para melhorar a vida de sua família.

Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing, 1989)

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Salvatore “Sal” Fragione é dono de uma pizzaria italiana no Brooklyn que tem uma parede cheia de nomes de artistas famosos. Um dos moradores do bairro, Buggin’ Out, fica indignado ao ver que na parede só há nomes de artistas italianos. Ele acha que um estabelecimento localizado no Brooklyn deveria ter o nome de atores afrodescendentes, porém Sal não concorda. A parede se torna, então, motivo de ódio para Buggin’ Out e outros moradores do bairro.

Tempo de Glória (Glory, 1989)

Gênero: Drama

Sinopse: Baseado numa história real, o filme conta a história de um regimento de soldados negros na Guerra Civil americana. Liderados por um oficial branco, os soldados lutam contra os Confederados e contra o preconceito de seus superiores.

Bird (1988)

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: Clint Eastwood dirige este estudo emocionante sobre o saxofonista Charlie Parker, que morreu aos 34 anos de overdose de heroína. O filme mostra o relacionamento difícil de Parker com sua esposa, Chan Parker, assim como cenas do saxofonista improvisando no palco iluminado com neon e fumaça de cigarro em clubes antigos de jazz.

Salve-me quem puder (Jumping Jack Flash, 1986)

Gênero: Thriller/Ação

Sinopse: Terry Dolittle passa o dia diante de uma tela de computador transferindo fundos e aceitando transferências entre bancos internacionais. Então algo inesperado acontece, quando alguém usando o codinome de Jumpin’ Jack Flash pede que Terry o ajude. Ela então descobre que ele é em um membro da Inteligência Britânica, que está precisando de um contato para poder deixar a Europa Oriental logo ou será morto. Ela decide ajudá-lo.

A Cor Púrpura (The Color Purple, 1985)

Gênero: Drama

Sinopse: Este conto épico abrange 40 anos na vida de Celie, uma mulher afro-americana que mora no Sul e que sobreviveu abuso e intolerância de seu pai. Depois que seu pai a casa com o degradante Sr. Albert Johnson, as coisas vão de mal a pior. Celie procura encontrar companhia em qualquer lugar que pode. Perseverante, ela mantém o sonho de um dia reencontrar sua irmã.

Purple Rain (1984)

Gênero: Drama musical

Sinopse: Vítima de sua própria ira, Kid é um músico de Minneapolis que se dedica à banda Revolution para escapar de uma vida doméstica tumultuada através da música. Enquanto evita cometer os mesmos erros que seu pai, Kid circula por clubes e tem um relacionamento conturbado com Apollonia, uma cantora cativante. Mas outro músico, Morris, quer roubar a atenção de Kid e a sua namorada.

Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cops, 1984)

Gênero:  Comédia policial

Sinopse: Depois que seu amigo de infância é assassinado enquanto visitava Detroit, o policial rebelde Axel Foley segue algumas pistas até Beverly Hills, na Califórnia. Lá, se hospeda como turista e vai atrás de mais informações. No entanto, o tenente Bogomil, do Departamento de Polícia de Beverly Hills, não confia em Foley, e dificulta a sua busca por provas.

Losing Ground (1982)

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Uma jovem professora de filosofia e seu insensível marido artista enfrentam uma crise no casamento.

O Mágico Inesquecível (The Wiz, 1978)

Gênero: Fantasia

Sinopse: Em Harlem, Dorothy, uma professora, tenta salvar seu cachorro de uma tempestade e acaba, misteriosamente, levada para um mundo mágico chamado Oz. Depois de acidentalmente matar a Bruxa Malvada do Leste em sua chegada, Dorothy toma conhecimento de um mago que pode ajudá-la a voltar para Manhattan. Enquanto Dorothy sai a procura dele, ela encontra um espantalho, um homem de lata e um leão covarde.

Mahogany (1975)

Gênero: Romance

Sinopse: Tracy Chambers é uma jovem negra e pobre de Chicago, que sonha tornar-se uma estilista de moda. Descoberta em seu local de trabalho, uma loja de departamentos elegante da cidade, por um famoso fotógrafo, Sean (Perkins), se muda para Roma onde consegue sucesso primeiro como modelo, e depois como estilista.

Cleopatra Jones (1973)

Gênero: Policial

Sinopse: Cleopatra Jones é uma agente que combate o crime de tráfico de drogas na fronteira entre Estados Unidos e México. Depois de confiscar o suprimento de drogas de uma temida traficante, ela é jurada de morte.

O Ocaso de uma Estrela (Lady Sings the Blues, 1972)

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: Lady Sings the Blues é um filme estadunidense de 1972 que narra a vida da cantora de jazz Billie Holiday, tendo como base a autobiografia homônima dela lançada no ano de 1956.

A Negra de… (La Noire de…, 1966)

Gênero: Drama

Sinopse: Baseado em um conto homônimo de Sembene publicado em 1961, “La noire de…” conta a história de uma jovem senegalesa que vai trabalhar na França com o casal de franceses que a empregava em Dakar. Inicialmente animada com a perspectiva de conhecer a França, ela logo se vê desiludida, notando diferenças no tratamento que os patrões lhe dão.

Carmen Jones (1954)

Gênero: Drama musical

Sinopse: Musical baseado na ópera de Bizet. Carmen Jones é um furacão sedutor que vira a cabeça do soldado Joe. Mesmo comprometido com a ingênua Cindy Lou, Joe se envolve com Carmen, acaba desertando do regimento após uma briga e fugindo com ela para Chicago.


A lista é colaborativa e será atualizada frequentemente para incluir novos títulos. Deixe sua indicação nos comentários!

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Encontro do Hip Hop com a SEPPIR em São Paulo

No ultimo final de semana os representantes,militantes e ativistas...

Renato vai passar por cirurgia, mas voltará a jogar futebol

Procedimento de introdução de um catéter no coração será...

Emílio Santiago critica MPB atual: “É tudo muito cool”

Lançando o DVD "Só danço samba", cantor fala sobre...
spot_imgspot_img

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...
-+=