Umbandistas e católicos fazem ato conjunto e substituem imagem de São Jorge destruída a pedradas

Enviado por / FonteO Globo, por Luã Marinatto

Ataque aconteceu em praça de Irajá, na Zona Norte do Rio

Um dia depois de uma imagem de São Jorge ser destruída a pedradas em uma praça de Irajá, na Zona Norte do Rio, umbandistas e católicos uniram-se em um ato simbólico no local. Representantes da religião de matriz africana juntaram-se a fiéis da Igreja Nossa Senhora da Apresentação, situada no bairro, e saíram em defesa da liberdade de crença.

O ato começou com uma missa celebrada pelo bispo auxiliar Dom Catelan na noite desta terça-feira. Em seguida, o grupo partiu numa procissão de cerca de 300 metros até a Praça Ana Lima, conhecida como Praça do Chafariz, onde a imagem depredada ficava protegida por uma espécide de redoma de vidro.

— É muito importante que continuemos unidos contra o preconceito e a violência. O verdadeiro amor de Deus está nos nossos corações — ensinou o bispo.

O ato também contou com a participação do deputado estadual Átila Nunes (MDB), relator da CPI da Intolerância Religiosa na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e do babalorixá Márcio de Jagun, responsável pela Coordenadoria Executiva da Diversidade Religiosa (Cedir) do município do Rio. Durante o evento, a praça ganhou uma nova imagem de São Jorge, doada pelo parlamentar.

O ato também contou com a participação do deputado estadual Átila Nunes (MDB), relator da CPI da Intolerância Religiosa na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e do babalorixá Márcio de Jagun, responsável pela Coordenadoria Executiva da Diversidade Religiosa (Cedir) do município do Rio. Durante o evento, a praça ganhou uma nova imagem de São Jorge, doada pelo parlamentar.

O Cedir encaminhou o caso à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Agentes da especializada buscam imagens de câmeras de segurança instaladas por comerciantes e prédios da região para tentar identificar os responsáveis pelo ataque à imagem do Santo Guerreiro.

— Além da Praça do Chafariz, outra imagem de São Jorge foi destruída em um altar que fica na Freguesia, no último dia 20. Um ato como o que organizaram os umbandistas e católicos hoje mostra o quanto é importante a harmonia entre as crenças para a reconstrução do caminho da paz, tão sonhado pela humanidade — discursou Márcio de Jagun, coordenador do Cedir.

O ataque na Praça do Chafariz ocorreu dois dias depois da data em homenagem ao Santo Guerreiro, comemorada em 23 de abril. A representação havia sido colocada no local por iniciativa de moradores da região cerca de três anos antes.

Um vídeo que mostra o estrago da ação foi publicado pela página Irajá Notícias. Segundo o relato, que teria sido fornecido por testemunhas, um homem branco e careca, sem camisa, aproximou-se da imagem às 2h20 da manhã e a destruiu a pedradas. Velas e flores deixadas no local no Dia de São Jorge também foram vandalizadas.

+ sobre o tema

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e...

para lembrar

Entidades denunciam racismo após pastor demonizar imagens de religião afro

Representantes de religiões de matriz africana de Pernambuco acionaram...

Rei yorubá é recepcionado por candomblecistas no Rio

Lideranças do Candomblé estiveram na noite deste sábado, 18,...
spot_imgspot_img

Geledés discute racismo religioso na ONU

Geledés – Instituto da Mulher Negra segue com sua agenda nas Nações Unidas neste ano. Neste dia 8 de março, o instituto realiza na...

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

O Brasil que segue tolerando o intolerável

No dia 07 de julho de 1920, o jornal A Noite noticiou uma batida feita pela polícia do Rio de Janeiro – então capital federal –...
-+=