Unaids convida SEPPIR para fortalecer campanha contra Aids

Lançamento de iniciativa do programa das Nações Unidas será em dezembro, na Bahia

Mais de 34 milhões de pessoas no mundo estão contaminadas pelo vírus da Aids. Com o objetivo de sensibilizar e unir o público da Copa Fifa do Mundo 2014 para a gravidade e as possibilidades de prevenção e tratamento da doença, o Unaids – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids vai realizar a campanha ‘Proteja o Gol’. Ontem (07/08), representantes da entidade tiveram uma audiência com a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) em busca de apoio para iniciativa.

O grupo, liderado pelo diretor Regional para América Latina da Unaids, César Núñez, informou que o lançamento internacional da campanha será no dia 13 de dezembro, em Salvador-Bahia.

“A ideia é utilizar o esporte e a cultura para fortalecer a ação de combate à Aids e unir o mundo contra a doença”, afirmou o oficial da Unaids, Djibril Diallo. Ao explicar as possibilidades de apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a representante do escritório da entidade no Brasil, Adele Benzaken, disse que a campanha deverá incluir a veiculação de peças de comunicação e a oferta de serviços fixos e itinerantes com destaque para os segmentos mulher e juventude.

“Já temos uma parceria com a Unaids, na área de saúde da população negra, que rendeu experiências produtivas, incluindo um grande seminário. E essa é uma campanha muito importante também, que acho bem significativo ser lançada na Bahia”, afirmou a ministra Luiza Bairros. A chefe da SEPPIR disse ainda que o vírus da Aids não reconhece pertencimento de classe social, nem racial, e que, portanto, as peças da campanha devem retratar toda a diversidade étnico-racial do país.

Conferência – A comitiva aproveitou a oportunidade para convidar a ministra a integrar a SEPPIR nos esforços pela participação do Brasil na Conferência de Jovens sobre o tema Emprego, que acontecerá no próximo ano em Dakar, capital e maior cidade do Senegal, na península do Cabo Verde. “Será uma oportunidade de diálogo entre a juventude de mais de 40 países africanos com a juventude negra da Diáspora”, explicou Diallo, que convidou a ministra para participar do ‘Diálogo entre gerações’, uma das atividades programadas para o evento.

O Secretário-Executivo da SEPPIR, Giovanni Harvey, a Secretária-Adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, e a Chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Olívia Santana, também participaram da audiência.

Unaids
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) é uma parceria inovadora que encoraja, mobiliza e apoia os países para alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento e cuidados no que concerne ao HIV. Reúne os recursos do Secretariado do UNAIDS e de dez Organizações do Sistema ONU (as Agências Co-patrocinadoras) em esforços coordenados e especializados para unir o mundo contra a Aids.

Criado em 1994, por uma resolução do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc) e lançado em janeiro de 1996, o Unaids é guiado por uma Junta de Coordenação de Programas (PCB), com representantes de 22 governos de todas as regiões geográficas, além das Agências Co-patrocinadoras (Acnur, Banco Mundial, OIT, OMS, PMA, PNUD, Unesco, Unfpa, Unicef e UNODC) e do Secretariado do Unaids e cinco representantes de organizações não-governamentais, incluindo associações de pessoas vivendo com HIV.

Fonte: Seppir

+ sobre o tema

Após ser agredida por ex-BBB, Angela Sousa mostra hematomas e desabafa

Bailarina do Faustão diz já ter sido vítima de...

8 atitudes de mulheres altamente confiantes (que vão dar um gás na sua autoestima)

Todos conhecemos mulheres que chamam imediatamente a atenção quando...

Professora é demitida por ‘ser lésbica’ na Itália

Após se recusar a desmentir o fato, como foi...

Carta Para Mulheres Vivas

Vendo um telejornal dia desses, na casa de meus...

para lembrar

Ministro Paulo Guedes, fui empregada doméstica e preciso te dizer uma coisa

O Brasil ainda vive um ranço colonial. Por isso,...

Mulheres Negras contra o racismo, a violência policial e a redução da maioridade penal

Núcleo Impulsor do Estado de São Paulo da Marcha...

Empresa é investigada por assédio sexual em seleção de funcionárias

Na escolha de novas colaboradoras era necessário uma espécie...

Um conto de 10 barrigas

Presumimos muitas coisas sobre as pessoas, e especialmente sobre...
spot_imgspot_img

Mulheres continuarão vivendo mais que os homens até 2070, diz IBGE

A diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres no Brasil deve cair para 4,4 anos até 2070, informa o G1. Essa ‘vantagem’ chegou...

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de...

Nota Pública ao PL 4266/2023: Consórcio Lei Maria da Penha – 2024

O Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres (Consórcio Lei Maria da Penha),...
-+=