Unicamp arma ofensiva contra atos de racismo no campus

Reitor vai montar Grupo de Trabalho e secretaria antirracismo, além de outras medidas, após pichações nazistas na universidade

Da  ACidadeON Campinas

Unicamp, em Campinas. (Foto: Luciano Claudino/Código19)

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, anunciou nesta semana uma série de ações para tentar coibir novas manifestações de racismo no campus, após um ex-aluno ter feito pichações nazistas na biblioteca do IEL (Instituto de Estudos Linguísticos) e no banheiro do IG (Instituto de Geociências), no mês passado.

Knobel assumiu o compromisso de instalar um GT (Grupo de Trabalho) de combate ao racismo, além de criar uma Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade – que segundo ele já está em fase de estruturação.

As decisões foram anunciadas na última quinta-feira (6), após uma reunião do reitor com representantes de entidades ligadas ao Movimento Negro com atuação na universidade. Knobel afirmou que a pauta apresentada pelos coletivos é comum aos interesses da instituição.

“Não vejo nenhum ponto na pauta apresentada por vocês que nos distancie. Ao contrário, comungamos da mesma posição. Nossos objetivos são comuns e espero que possamos construir conjuntamente as condições necessárias para tornarmos o respeito à diversidade um valor para a Unicamp”, afirmou.

PEDIDOS 

Os representantes dos movimentos negros fizeram três pedidos. Além da criação do GT, eles querem que a Unicamp retifique o Boletim de Ocorrência registrado após as pichações. No documento, o ato foi classificado como “vandalismo”, mas os coletivos entendem que o que ocorreu foi uma clara manifestação de racismo.

Também foi solicitado que a universidade abra um processo administrativo contra o ex-aluno suspeito de ter feito as pichações nazistas nas dependências das unidades e órgãos – ele já responde inquérito policial.

O objetivo, segundo os representantes dos coletivos, é que, caso ele seja responsabilizado pelo crime, que a informação seja anexada ao seu Registro Acadêmico (RA). Tal procedimento seria especialmente importante, alegaram, no caso de essa pessoa voltar a ingressar na instituição, via vestibular.

Marcelo Knobel informou que pedirá para que a PG (Procuradoria Geral) verifique a possibilidade da retificação do BO junto à Polícia Civil. Sobre a abertura de processo administrativo contra o ex-aluno suspeito de praticar manifestações nazistas, o reitor prometeu consultar a PG a respeito dessa possibilidade.

 

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Unicamp abre 16 cursos gratuitos online; veja como se inscrever

Quer começar o ano dando uma turbinada no currículo? A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece vagas em 16 cursos gratuitos totalmente para estudantes...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Racionais são primeiros negros a receber título honorário da Unicamp

Em 35 anos de carreira, os Racionais MC’s quebraram diversas barreiras ao fazer com que o rap produzido nas periferias de São Paulo chegasse a todo...
-+=