Unicamp arma ofensiva contra atos de racismo no campus

Reitor vai montar Grupo de Trabalho e secretaria antirracismo, além de outras medidas, após pichações nazistas na universidade

Da  ACidadeON Campinas

Unicamp, em Campinas. (Foto: Luciano Claudino/Código19)

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, anunciou nesta semana uma série de ações para tentar coibir novas manifestações de racismo no campus, após um ex-aluno ter feito pichações nazistas na biblioteca do IEL (Instituto de Estudos Linguísticos) e no banheiro do IG (Instituto de Geociências), no mês passado.

Knobel assumiu o compromisso de instalar um GT (Grupo de Trabalho) de combate ao racismo, além de criar uma Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade – que segundo ele já está em fase de estruturação.

As decisões foram anunciadas na última quinta-feira (6), após uma reunião do reitor com representantes de entidades ligadas ao Movimento Negro com atuação na universidade. Knobel afirmou que a pauta apresentada pelos coletivos é comum aos interesses da instituição.

“Não vejo nenhum ponto na pauta apresentada por vocês que nos distancie. Ao contrário, comungamos da mesma posição. Nossos objetivos são comuns e espero que possamos construir conjuntamente as condições necessárias para tornarmos o respeito à diversidade um valor para a Unicamp”, afirmou.

PEDIDOS 

Os representantes dos movimentos negros fizeram três pedidos. Além da criação do GT, eles querem que a Unicamp retifique o Boletim de Ocorrência registrado após as pichações. No documento, o ato foi classificado como “vandalismo”, mas os coletivos entendem que o que ocorreu foi uma clara manifestação de racismo.

Também foi solicitado que a universidade abra um processo administrativo contra o ex-aluno suspeito de ter feito as pichações nazistas nas dependências das unidades e órgãos – ele já responde inquérito policial.

O objetivo, segundo os representantes dos coletivos, é que, caso ele seja responsabilizado pelo crime, que a informação seja anexada ao seu Registro Acadêmico (RA). Tal procedimento seria especialmente importante, alegaram, no caso de essa pessoa voltar a ingressar na instituição, via vestibular.

Marcelo Knobel informou que pedirá para que a PG (Procuradoria Geral) verifique a possibilidade da retificação do BO junto à Polícia Civil. Sobre a abertura de processo administrativo contra o ex-aluno suspeito de praticar manifestações nazistas, o reitor prometeu consultar a PG a respeito dessa possibilidade.

 

+ sobre o tema

Vilma Reis: “Nós, mulheres e homens negros, estamos na linha de tiro”

Vilma Reis, socióloga e ouvidora-geral da Defensoria Pública do...

Jazz como denúncia do racismo policial

Sobre Ku Klux Klan Police Department, de Christian Scott...

Eu não perdoo a Fernanda Torres

A Fernanda Torres fez um texto que virou assunto...

Becos, Viellas, Afoxé e Congado

A rua, um espaço de liberdade antes da pandemia...

para lembrar

Culturas negras ameaçadas

Ataques ao Centro “Mãe Sylvia de Oxalá” expõe a...

Impunidade: ONU vai denunciar Brasil por não punir policiais que matam ‘regularmente’

A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciará nesta terça-feira (8) a impunidade...

Nota oficial de Ivanir dos Santos: O que aprendi com a tolerância

Como professor de História Comparada, aprendi que quase 400...

Fraude na vacinação é falta de caráter

O sérvio Novak Djokovic é o tenista número um...
spot_imgspot_img

Belém e favela do Moinho, faces da gentrificação

O que uma região central de São Paulo, cruzada por linhas de trem, a favela do Moinho, tem a ver com a periferia de Belém, sede...

Alunos de escola particular de SP fazem protesto no Shopping Pátio Higienópolis contra abordagem racista de segurança do local

Alunos do Colégio Equipe, em Higienópolis, fizeram uma manifestação nesta quarta-feira (23), após adolescentes negros - estudantes da escola - denunciarem uma abordagem racista...

Uma elite que sabe muito, mas entende pouco

Em uma manhã qualquer, entre um brunch com avocado e uma conversa sobre alguma viagem à Europa, um membro de uma típica parcela da...
-+=