Vai-Vai deixará sua sede no Bexiga, em SP, após 50 anos

Escola de samba chega a acordo com concessionária da linha 6-laranja, que construirá nova quadra a 500 metros da atual, segundo a agremiação

escola de samba Vai-Vai irá deixar sua sede entre as ruas São Vicente e Lourenço Granato, na região do Bexiga, na Bela Vista (centro de São Paulo), após 50 anos no local, mas continuará no bairro. A agremiação, que neste ano completou 91 anos, chegou a um acordo com a Acciona, concessionária que está construindo a linha 6-laranja do metrô. No lugar da quadra da escola será construída parte da estação Praça 14 Bis.

O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (21) pela diretoria da escola em uma transmissão pela internet para a comunidade, gravada do próprio prédio que será desocupado.

Em nota à reportagem, a Acciona confirmou o acordo. “A diretoria executiva da escola de samba Vai-Vai chegou a um acordo amigável com a Construtora Acciona para a realocação da quadra localizada no bairro da Bela Vista”, afirmou. “Este é um passo importante para a continuidade das obras da linha 6-laranja de metrô”, disse.

Na transmissão, os integrantes da diretoria disseram que a Acciona vai comprar um terreno no próprio bairro e construirá a nova sede -o prédio atual pertence à Prefeitura de São Paulo, de acordo com a escola. O novo projeto foi apresentado para a empresa na semana passada, de acordo com a Vai-Vai. Questionada sobre a saída da escola do local, a gestão Ricardo Nunes (MDB) não respondeu.

A nova sede ficará na rua Almirante Marques Leão, que fica a cerca de 500 metros do prédio atual. No local haverá a bilheteria, loja, quadra com acústica que impedirá o som passar para a rua, camarotes, arquibancadas, área para bateria, bares, cozinha e setores cultural e social, entre outros, segundo foi informado na transmissão desta terça. Não foi informado prazo para início da obra e nem quando ela ficará pronta.

A área, com três pavimentos (veja vídeo promocional da nova sede), terá um total de cerca de 1.1700 metros quadrados e capacidade para 2.500 pessoas. “Vamos manter a tradição de ficar no Bexiga”, comemorou Luís Matos, presidente do conselho da escola.

De acordo com o presidente Clarício Aparecido Gonçalves, os ensaios deverão ser realizados no gramado do estádio do Pacaembu, onde recentemente foi lançado o samba-enredo. Ele também disse que pretende utilizar o recém-inaugurado Centro Cultural Vila Itororó, na própria Bela Vista.

A polêmica sobre a saída da Vai-Vai de sua sede atual se arrasta há ao menos seis anos. Em 2015, a Secretaria de Transportes Metropolitanos negociou com a prefeitura, na época sob gestão Fernando Haddad (PT), uma área na ladeira da Memória, na região próxima ao Vale do Anhangabaú. Mas o acordo acabou não saindo do papel.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...