Vereadores aprovam o Dia da Consciência Negra para Antônio Prado

 

Dia da Consciência Negra em Antônio Prado foi aprovado pelos vereadores, durante a Sessão Plenária desta terça-feira, 27. O PL 047/2011, de 09 de setembro, que teve voto favorável e apoio de todos os parlamentares, estabelece no calendário oficial do município a data de 20 de novembro para ser celebrada anualmente. O Projeto é uma iniciativa do vereador descendente afro-brasileiro, Pedro Valdecir da Silva Dutra – Katiça (PDT), através da Indicação ao Executivo Municipal N° 05/2011.

 

O vereador Katiça agradeceu o apoio e disse que essa é uma das primeiras iniciativas. “Se antes ninguém propôs, talvez tenha sido por falta de coragem. Não devemos te medo, precisamos ir fazendo as coisas”, enfatizou. Já o presidente Gilmar Soares destacou o apoio e a sensibilidade de todos os vereadores, bem como do Executivo Municipal pelo acolhimento da proposição e envio do PL.

No Brasil, o dia 20 de novembro já vem sendo comemorado desde 2003, quando foi instituído no calendário nacional, través da Lei Nº 10.639. A Lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. A escolha teve como referência, o dia da morte do líder negro Zumbi, do Quilombo dos Palmares, que morreu em 1695, em combate, defendendo o seu quilombo.

Na Ordem do Dia,também estavam em pauta os Projetos de Leis Nº 037/2011, de 09 de agosto, que tratava sobre a cessão de servidores efetivos para outros órgão públicos. No entanto, a pedido do Executivo Municipal, foi retirado. Em seu lugar, a Administração enviou o Projeto Nº 048/2011, de 26 de setembro, que dispõe sobre a cedência de servidores para o poder judiciário Estadual, à Justiça Eleitoral e ao Legislativo Municipal de Antônio Prado, revogando a Lei Municipal Nº 2726/2011, de 13 de abril. O novo PL foi dado publicidade e agora passa às tramitações regimentais na Casa.

Agenda

A Câmara de Vereadores, através da Comissão de Orçamento, Finanças e Infra-Estrutura Urbana e Rural, realiza duas audiências públicas:

1) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2012) – Dia 29 de setembro (quinta-feira), às 13h30min.

2) Metas fiscais – 2º quadrimestre/2011 – Dia 30 de setembro (sexta-feira), às 14 horas.

Os eventos serão realizados na Sala Legislativa Olimpio Roveda, da Câmara de Vereadores, e toda a comunidade está convidada a participar.

Tribuna Livre

Os vereadores Gilmar Pontel (PT), André Lovatel (PP) e Paulo Roberto Rotta (PP) enviaram convite ao vice-prefeito de Antônio Prado, Volmir João Forlin, para que utilizasse na próxima Sessão Plenária, 04 de outubro, o espaço da Tribuna Livre, com o objetivo de relatar as ações que vem desenvolvendo no município.

A Câmara de Vereadores se reúne em Sessão Plenária Ordinária todas as terças-feiras, a partir das 19 horas. As Sessões Plenárias são públicas e abertas a toada a comunidade.

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

Walter Pinheiro quer aprofundamento de políticas de combate ao racismo

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu nesta quarta-feira (23)...

Encontro Griotagem entre Pretas e Pretos – Rio/São Paulo

O que dizer desse encontro? Maravilhoso, Incrível, Especial, Divino...poderia...

Os 415 anos do símbolo da resistência negra é celebrado

  Uma celebração ecumênica a ser conduzida por...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=