Vibrafonista norte-americano Bobby Hutcherson morre aos 75 anos

Enviado por / FonteDo Rolling Stone

O músico Bobby Hutcherson, admirado vibrafonista de jazz norte-americano, morreu na última segunda, 15, aos 75 anos de idade. Segundo o New York Times, ele morreu em casa, em Montara, na Califórnia, depois de anos batalhando contra um enfisema pulmonar.

Hutcherson ficou conhecido pela produção nos anos 1960, quando foi da cidade natal dele, Los Angeles, até Nova York, para alavancar a carreira musical. Segundo o Pitchfork, a partir de 1963, ele foi um dos pioneiros no uso do vibrafone no jazz, levando – ao lado de Andre Hill e Jackie McLean – a gravadora Blue Note para um lado mais experimental.

Bobby Hutcherson lançou mais de 40 álbuns e participou de muitos outros durante toda a carreira. O primeiro disco liderando uma banda foiDialogue (1965), seguido por Components (1965), que contém a canção mais famosa dele, “Little B’s Poem”, inspirada pelo filho dele, Barry.

O vibrafonista foi detido por posse de maconha enquanto estava no Central Park, em 1967, e se mudou de volta para Los Angeles. Ele, contudo, seguiu lançando discos pela Blue Note, incluindo parcerias com o saxofonista Harold Land, antes de sair da gravadora em 1977, quando foi para a Columbia.

Considerado um dos nomes mais importantes do jazz norte-americano, Hutcherson ainda voltou à Blue Note para lançar o álbum Enjoy the View em 2014. Ele se apresentou no Brasil em 2007, passando por Rio de Janeiro e São Paulo, no extinto Tim Festival, como convidado especial do show do Joey DeFrancesco Trio.

+ sobre o tema

Lee ‘Scratch’ Perry, produtor pioneiro de reggae e dub, morre aos 85 anos na Jamaica

O produtor e músico jamaicano Lee Scratch Perry morreu...

Produtores sergipanos elaboram Mostra de Cinema Negro

“É preciso quebrar as barreiras impostas pelo modelo de...

Solimar Carneiro, fundadora de Geledés Instituto da Mulher Negra, faz sua passagem para o Orun

Morreu nesta terça-feira (11), aos 66 anos, Solimar Carneiro,...

Alessandra Santos de Oliveira

Alessandra Santos de Oliveira (2 de Dezembro de 1973),...

para lembrar

Aos 39 anos, Shaquille O’Neal anuncia sua aposentadoria das quadras

Após 19 temporadas, astro da NBA, que estava nos...

Daiane conquista ouro no solo do Meeting Internacional em Natal

Também no solo, Diego Hypólito foi ouro na competição...

Dia do Futebol – 19/07

Dia 19/07, comemora-se o Dia do Futebol. A data...

Seleção brasileira enfrenta Alemanha de Cacau em amistoso

Após a eliminação na Copa América, técnico Mano Menezes...
spot_imgspot_img

Um bispo nêgo brasileiro

Uma das primeiras coisas que somos apresentados quando iniciamos nossos estudos e compreensão sobre a História é a chamada linha do tempo. O professor...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=