sexta-feira, setembro 17, 2021
InícioQuestão RacialCotas RaciaisVice da Fifa sugere sistema de cotas para combater racismo no futebol...

Vice da Fifa sugere sistema de cotas para combater racismo no futebol inglês

Jeffrey Webb, vice-presidente da Fifa, declarou em entrevista coletiva nesta quarta-feira, em Londres, que o futebol inglês tem um problema crônico com racismo.

Webb, que também é chefe do comitê anti-discriminação da Fifa e presidente da Concacaf , Confederação de Futebol da América Central, do Norte e do Caribe, acredita que deveria ser inserido na Grã-Bretanha um sistema de cotas que exigisse a maior presença de afrodescendentes no meio.

“São 92 clubes e apenas dois com técnicos de cor – Huddersfield Town e Carlisle United”, disse o dirigente, que usou como exemplo Eddie Newton, assistente de Roberto Di Matteo na campanha do título da Champions League de 2012 com o Chelsea e hoje desempregado. “Ele não consegue nem uma entrevista, não estou falando de um trabalho, mas de uma entrevista. Isso – o racismo – está na nossa cara.”

Webb aconselha que seja seguido na Grã-Bretanha o modelo da NFL, liga de futebol americano, no qual os clubes são obrigados a incluir minorias étnicas entre os candidatos ao cargo de treinadores das equipes.

Na semana passada, José Mourinho, técnico do Chelsea, discordou do dirigente. “Não existe racismo no futebol, se você é bom, é bom e consegue um emprego. O futebol não é estúpido para fechar a porta às pessoas.”

 

 

Fonte:

RELATED ARTICLES