Vídeo mostra homem negro sendo asfixiado por policiais até a morte nos EUA

Enviado por / FonteFolha de São Paulo

Irvo Otieno morreu no último dia 6 ao ser transferido de uma prisão para um hospital psiquiátrico

Um vídeo divulgado pelo Ministério Público de Dinwiddie, no estado americano da Virgínia, mostra a ação de policiais contra Irvo Otieno, homem negro de 28 anos que foi asfixiado até a morte em um hospital psiquiátrico.

Parte das cenas foi publicada nesta segunda (21) pelo jornal The Washington Post, que teve acesso aos 27 minutos do registro da câmera de segurança do Central State Hospital, na cidade de Petersburg, a cerca de 40 km da capital do estado, Richmond. A gravação está sendo usada nos autos do processo.

Nos nove minutos divulgados pela imprensa, Otieno é puxado de forma violenta para uma sala do hospital, com as pernas e as mãos algemadas. A edição do vídeo não permite identificar claramente uma reação por parte da vítima, mas há sinais de que ele tentou lutar ao ser colocado no chão.

Durante o registro, até dez pessoas, entre policiais e funcionários do hospital, o seguram sobre o piso, enquanto outras observam a cena.

Depois, Otieno é visto caído e imóvel. Policiais iniciam, então, compressões torácicas e usam um desfibrilador para reanimá-lo, mas sem sucesso. Não fica claro no vídeo editado quanto tempo Otieno foi pressionado.

Otieno morreu quando era transferido de uma prisão para um hospital psiquiátrico, três dias após ter sido identificado como o possível autor de um roubo no último dia 3, segundo a emissora americana NBC. As autoridades, entretanto, não disseram por que Otieno foi preso ou por que ele estava sendo transferido.

De acordo com o advogado da família da vítima, Mark Krudys, a mãe de Otieno implorou para que os policiais não o tratassem com agressividade no dia em que foi levado.

O advogado afirmou que a vítima tomava medicamentos para tratamento psiquiátrico e passava por uma crise quando detida. “Em vez disso, ele foi jogado no sistema de Justiça criminal, tratado agressivamente e maltratado na prisão”, disse Krudys à CNN.

Um relatório preliminar de médicos legistas afirmou que Otieno morreu de asfixia. Promotores que coletam evidências para o caso haviam sido informados de que ele foi contido fisicamente durante a transferência porque era “combativo”.

Sete policiais do condado de Henrico e três ex-funcionários do hospital psiquiátrico foram presos e acusados de homicídio. Outras pessoas foram indiciadas e levadas sob custódia na última semana. Autoridades não descartam fazer mais acusações ou prisões.

Os policiais acusados foram colocados em licença administrativa, e a delegacia do condado de Henrico está conduzindo uma investigação independente sobre o caso.

Advogados de dois dos réus tentaram impedir a divulgação do vídeo, argumentando que divulgar provas ou publicar o registro na imprensa influenciaria a opinião popular em caso de um júri futuro.

Irvo Otieno, 28, que morreu asfixiado por policiais no estado da Virgínia, nos Estados Unidos – Ben Crump Law/Handout/via Reuters

A família de Otieno, que viu o vídeo na última quinta-feira (16), pediu aos promotores que ele fosse divulgado publicamente. Como a gravação não contém som, não se sabe o que foi dito pelos acusados e pela vítima durante o crime.

Irvo Otieno nasceu no Quênia e migrou para os EUA aos 4 anos de idade. Ele tinha o sonho de se tornar um artista de hip hop.

O episódio é mais um dos atos de violência policial nos EUA que lembram o assassinato de George Floyd, que morreu asfixiado em 2020 após ter o pescoço prensado contra o chão por um policial em Mineápolis, Minnesota. Sua morte desencadeou uma série de protestos nos EUA e no mundo contra a violência policial e o racismo.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Biden publica decretos mirando desigualdade racial e encerra contratos com prisões privadas

Dando continuidade à profusão de decretos executivos destinados a...

17 anos sem Rosa Parks, a mulher negra que recusou ceder lugar a um branco

Em 1955, a norte-americana Rosa Louise McCauley Parks se...

‘Só matamos pessoas negras’, diz policial ao parar motorista branca nos EUA; vídeo

‘Só matamos pessoas negras’, diz policial ao parar motorista...

Massacre em Manaus e as falácias do empirismo pró-encarceramento

Brasil prende mal e muito, investiga pouco e mata...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=