sexta-feira, dezembro 2, 2022
InícioSem categoriaVÍDEO: O cantor ugandês Maurice Kirya é a descoberta africana do ano

VÍDEO: O cantor ugandês Maurice Kirya é a descoberta africana do ano

O cantor ugandês Maurice Kirya foi eleito na quarta-feira vencedor do Prémio Anual de Revelações da Música Africana e países do Oceano Índico e das Caraíbas, denominado “Découvertes 2010”, realizado pela Rádio França Internacional (RFI).

Músico e compositor dos estilos afro, soul, r&b e hip hop, Maurice Kirya foi escolhido por decisão do corpo de jurados, presidido pelo cantor franco-congolês Passi, por ter sido um dos três artistas mais votados.

O queniano Winyo ficou na segunda posição, enquanto o congolês Lexxus ficou em terceiro lugar. A representante angolana Sandra Cordeiro não conseguiu estar entre os primeiros classificados.

Instrumentista de guitarra e piano, Maurice Kirya editou em 2009 o seu único disco, “Misubbaawa”, com dez músicas gravadas no Uganda e com produção concluída em Dallas, nos Estados Unidos, pela editora Phil York.

O músico já tinha sido nomeado nas edições de 2005 e 2010 do Prémio Kora, assim como venceu o concurso Music Awards Africano, realizado em 2007, no Uganda. É também o único músico africano a marcar presença no Festival de Musica Sudoeste, realizado este ano, em Austin, capital do Estado norte-americano do Texas.

Maurice Kirya nasceu em 1984 tendo iniciado a sua carreira quando era ainda muito jovem, escrevendo, tocando e interpretando canções gospel do conceituado artista africano Youssou N’Dour e dos norte-americanos John Legend, Índia Arie, Common e do haitiano Wyclef Jean.
A par da música, é activista social no Uganda e colabora com diferentes organizações na luta contra o VIH/Sida e outras epidemias.
A entrega formal do troféu está marcada para o dia 6 de Novembro, na cidade de N’Djamena, capital do Chade, num espectáculo a ser organizado pela RFI e no qual vão estar presentes os dez artistas concorrentes e outros convidados.

 

If I ever lose my mind
And not say that I love you
Just know that it’s true
And if I ever lose the words
That say how much I love you
Look into my eyes you’ll see
It’s true

If I don’t open the car door for you
If I sit in the car before you baby
Charge it on my ways but not my heart
If I don’t notice the change in your hair
Just know that you’ll
Will always be beautiful to me
If I don’t call from work its jus because am afraid
To lose my job but you know how much I love you

If I don’t kiss you goodnight my baby
If I ever start acting crazy
Blame it on my ways but not my heart
If I don’t bring flowers to your door
Baby you should know I’ll bring my heart to your house everyday
I love you, am saying it for all the times I’ll miss saying
Baby girl but you know how much I love you

Fonte: Jornal da Angola

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench