Vídeo sobre Plataforma África-Brasil será promovido na Embrapa durante Fórum 2012

Durante o Fórum 2012 das Plataforma África-Brasil e América Latina-Caribe-Brasil de Inovação Agropecuária (Africa-Brazil e LAC-Brazil Agricultural Innovation Marketplace), será divulgado vídeo sobre a Plataforma África-Brasil, iniciativa internacional que reúne pesquisadores brasileiros e africanos para desenvolver projetos de cooperação. O evento será de 1º a 3 de agosto, na Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília/DF) e estarão presentes todos os parceiros dos projetos.

São parceiros na Plataforma de Inovação Agropecuária África-Brasil a Embrapa – vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, o Fórum para Pesquisa Agrícola na África (Fara), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), a Bill & Melinda Gates Foundation, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Banco Mundial (BM).

Desde maio deste ano, estão sendo filmados com recursos do Banco Mundial e da Embrapa, na África, no Brasil e também nos Estados Unidos, as atividades e os depoimentos de diversos parceiros. A Plataforma visa levar desenvolvimento para o continente africano através do estabelecimento e fortalecimento de cooperação entre Brasil e instituições africanas de Pesquisa e Desenvolvimento. “Os parceiros têm interesse em promover e divulgar a Plataforma, e uma das ações culminou na elaboração de um filme de cerca de sete minutos, com o ponto de vista de diferentes atores”, disse o pesquisador da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa e um dos membros executivos da Plataforma, Paulo Duarte.

O pesquisador monitora, no Brasil, os projetos financiados pelas Plataformas – o monitoramento faz parte dos procedimentos padrões -, e acompanhou as filmagens na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Unidade de Pesquisa que participa da Plataforma África-Brasil com o projeto “Lixiviação de pesticidas e perda para água subterrânea em áreas de produtores de hortaliças na região costeira do Togo”. A Unidade é cooperadora técnica e suas ações foram filmadas para o vídeo da Plataforma durante a Visita Técnica do pesquisador da Universidade de Lomé (Lomé/Togo), Gbénonchi Mawussi. Também foram gravados depoimentos do chefe geral da Unidade, Fernando Mendes Lamas, e do pesquisador líder do projeto Rômulo Penna Scorza Júnior.

Mawussi visitou a Embrapa Agropecuária Oeste de 18 a 24 de maio, quando o conheceu a estrutura e os laboratórios, trocou conhecimentos com a equipe do projeto e trouxe material para análise no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Unidade.

Sobre o projeto, Scorza Júnior explica que os trabalhos, iniciados em 2010, fornecem conhecimento e infraestrutura para ajudar os pesquisadores africanos a encontrar soluções para possíveis problemas de contaminação de águas subterrâneas por agrotóxicos em Togo, país com solo bastante arenoso e potencial alto de contaminação. “Pretendemos também passar informações sobre a utilização de programas de computador capazes de fazer análise de risco ambiental. Com o resultado de todas as pesquisas, eles terão condições de definir políticas públicas com relação à utilização de agrotóxicos e possível contaminação de águas subterrâneas”, explica Scorza Júnior.

 

 

Fonte: AgoraMs

+ sobre o tema

Jay Z e Will Smith vão produzir uma nova minissérie para a HBO

Projeto deve contar a história de Emmett Till, um...

Assista: Hilton Cobra em “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”

Escrita pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz para comemorar...

Estilista de rua faz sucesso após ter foto compartilhada no Facebook

A vida do estilista José Carlos Ferreira, 34 anos,...

para lembrar

Magoada, Bombom não desfila mais no carnaval do Rio

Adriana Bombom, presença notável no Carnaval do Rio, se...

Afrodescendientes son las mayores víctimas de pobreza en Latinoamérica, según PNUD

Fonte: Elitiempo.com La incidencia en esta población es "el...

Aos 93, dona Ivone Lara ganha ‘sambabook’ em sua homenagem

Dona é a vovozinha. "Eu era mocinha, achava que...
spot_imgspot_img

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...

 Interprete da trilha sonora da novela Renascer, Xenia França participa do disco de José James

Vencedora do Grammy Latino de 2023 com seu disco "Em nome da Estrela" e intérprete da canção “Lua Soberana”, trilha sonora da novela Renascer...
-+=