quinta-feira, setembro 23, 2021
InícioÁfrica e sua diásporaVídeo sobre Plataforma África-Brasil será promovido na Embrapa durante Fórum 2012

Vídeo sobre Plataforma África-Brasil será promovido na Embrapa durante Fórum 2012

Durante o Fórum 2012 das Plataforma África-Brasil e América Latina-Caribe-Brasil de Inovação Agropecuária (Africa-Brazil e LAC-Brazil Agricultural Innovation Marketplace), será divulgado vídeo sobre a Plataforma África-Brasil, iniciativa internacional que reúne pesquisadores brasileiros e africanos para desenvolver projetos de cooperação. O evento será de 1º a 3 de agosto, na Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília/DF) e estarão presentes todos os parceiros dos projetos.

São parceiros na Plataforma de Inovação Agropecuária África-Brasil a Embrapa – vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, o Fórum para Pesquisa Agrícola na África (Fara), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), a Bill & Melinda Gates Foundation, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Banco Mundial (BM).

Desde maio deste ano, estão sendo filmados com recursos do Banco Mundial e da Embrapa, na África, no Brasil e também nos Estados Unidos, as atividades e os depoimentos de diversos parceiros. A Plataforma visa levar desenvolvimento para o continente africano através do estabelecimento e fortalecimento de cooperação entre Brasil e instituições africanas de Pesquisa e Desenvolvimento. “Os parceiros têm interesse em promover e divulgar a Plataforma, e uma das ações culminou na elaboração de um filme de cerca de sete minutos, com o ponto de vista de diferentes atores”, disse o pesquisador da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa e um dos membros executivos da Plataforma, Paulo Duarte.

O pesquisador monitora, no Brasil, os projetos financiados pelas Plataformas – o monitoramento faz parte dos procedimentos padrões -, e acompanhou as filmagens na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Unidade de Pesquisa que participa da Plataforma África-Brasil com o projeto “Lixiviação de pesticidas e perda para água subterrânea em áreas de produtores de hortaliças na região costeira do Togo”. A Unidade é cooperadora técnica e suas ações foram filmadas para o vídeo da Plataforma durante a Visita Técnica do pesquisador da Universidade de Lomé (Lomé/Togo), Gbénonchi Mawussi. Também foram gravados depoimentos do chefe geral da Unidade, Fernando Mendes Lamas, e do pesquisador líder do projeto Rômulo Penna Scorza Júnior.

Mawussi visitou a Embrapa Agropecuária Oeste de 18 a 24 de maio, quando o conheceu a estrutura e os laboratórios, trocou conhecimentos com a equipe do projeto e trouxe material para análise no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Unidade.

Sobre o projeto, Scorza Júnior explica que os trabalhos, iniciados em 2010, fornecem conhecimento e infraestrutura para ajudar os pesquisadores africanos a encontrar soluções para possíveis problemas de contaminação de águas subterrâneas por agrotóxicos em Togo, país com solo bastante arenoso e potencial alto de contaminação. “Pretendemos também passar informações sobre a utilização de programas de computador capazes de fazer análise de risco ambiental. Com o resultado de todas as pesquisas, eles terão condições de definir políticas públicas com relação à utilização de agrotóxicos e possível contaminação de águas subterrâneas”, explica Scorza Júnior.

 

 

Fonte: AgoraMs

RELATED ARTICLES