Vídeo sobre Plataforma África-Brasil será promovido na Embrapa durante Fórum 2012

Durante o Fórum 2012 das Plataforma África-Brasil e América Latina-Caribe-Brasil de Inovação Agropecuária (Africa-Brazil e LAC-Brazil Agricultural Innovation Marketplace), será divulgado vídeo sobre a Plataforma África-Brasil, iniciativa internacional que reúne pesquisadores brasileiros e africanos para desenvolver projetos de cooperação. O evento será de 1º a 3 de agosto, na Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília/DF) e estarão presentes todos os parceiros dos projetos.

São parceiros na Plataforma de Inovação Agropecuária África-Brasil a Embrapa – vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, o Fórum para Pesquisa Agrícola na África (Fara), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), a Bill & Melinda Gates Foundation, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Banco Mundial (BM).

Desde maio deste ano, estão sendo filmados com recursos do Banco Mundial e da Embrapa, na África, no Brasil e também nos Estados Unidos, as atividades e os depoimentos de diversos parceiros. A Plataforma visa levar desenvolvimento para o continente africano através do estabelecimento e fortalecimento de cooperação entre Brasil e instituições africanas de Pesquisa e Desenvolvimento. “Os parceiros têm interesse em promover e divulgar a Plataforma, e uma das ações culminou na elaboração de um filme de cerca de sete minutos, com o ponto de vista de diferentes atores”, disse o pesquisador da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Embrapa e um dos membros executivos da Plataforma, Paulo Duarte.

O pesquisador monitora, no Brasil, os projetos financiados pelas Plataformas – o monitoramento faz parte dos procedimentos padrões -, e acompanhou as filmagens na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Unidade de Pesquisa que participa da Plataforma África-Brasil com o projeto “Lixiviação de pesticidas e perda para água subterrânea em áreas de produtores de hortaliças na região costeira do Togo”. A Unidade é cooperadora técnica e suas ações foram filmadas para o vídeo da Plataforma durante a Visita Técnica do pesquisador da Universidade de Lomé (Lomé/Togo), Gbénonchi Mawussi. Também foram gravados depoimentos do chefe geral da Unidade, Fernando Mendes Lamas, e do pesquisador líder do projeto Rômulo Penna Scorza Júnior.

Mawussi visitou a Embrapa Agropecuária Oeste de 18 a 24 de maio, quando o conheceu a estrutura e os laboratórios, trocou conhecimentos com a equipe do projeto e trouxe material para análise no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Unidade.

Sobre o projeto, Scorza Júnior explica que os trabalhos, iniciados em 2010, fornecem conhecimento e infraestrutura para ajudar os pesquisadores africanos a encontrar soluções para possíveis problemas de contaminação de águas subterrâneas por agrotóxicos em Togo, país com solo bastante arenoso e potencial alto de contaminação. “Pretendemos também passar informações sobre a utilização de programas de computador capazes de fazer análise de risco ambiental. Com o resultado de todas as pesquisas, eles terão condições de definir políticas públicas com relação à utilização de agrotóxicos e possível contaminação de águas subterrâneas”, explica Scorza Júnior.

 

 

Fonte: AgoraMs

+ sobre o tema

“Papáveis” africanos disputam para suceder Bento XVI

Bento XVI apresentará sua renúncia oficial ao Pontificado...

Descolonização continua a ter «sentido negativo» para muitos portugueses

Quase quatro décadas depois, a palavra descolonização continua...

Europa caminha para o estado de mal-estar social

Tese é do sociólogo Boaventura Sousa Santos; ele...

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

para lembrar

Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha 2010

LATINIDADES - FESTIVAL DA MULHER AFRO LATINO AMERICANA E...

Kinpa vita: Cimarrona Angola

Por Jesùs Chucho Garcia. Con su fuerza espiritual,...

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=