Viola Davis é tema de mostra que celebra Dia da Mulher no MIS-SP

Programação especial do Museu da Imagem e do Som tem entrada gratuita.

por  Amauri Terto no HuffPost Brasil

Viola Davis será homenageada com uma mostra gratuita de filmes no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, nos dias 6, 7 e 8 de março.

A programação celebra o Dia Internacional da Mulher e a carreira da primeira atriz negra a conquistar a Tríplice Coroa de Atuação, composta pelos três principais prêmios do cinema, teatro e TV: Oscar, Tony e Emmy, respectivamente.

Com carreira iniciada no teatro, a protagonista da série How To Get Away With Murder é hoje um dos nomes mais ativos na discussão sobre representatividade negra em Hollywood.

Viola acumula mais de 20 trabalhos no cinema.

A fama global veio após a participação no filme Dúvida (2008), dirigido por John Patrick Shanley, no qual ela contracena com Meryl Streep. O longa, que rendeu a primeira indicação da atriz ao Oscar, é um dos destaques da mostra.

A programação do MIS exibe também outros dois longas importantes na carreira de Viola: Histórias Cruzadas (2011), de Tate Taylor, e Um Limite Entre Nós (2016), de Denzel Washington. Por este último, a atriz conquistou sua primeira estatueta do Oscar.

Os ingressos para mostra devem ser retirados 1 hora antes de cada sessão na recepção do museu, que está situado na zona oeste de São Paulo. A instituição alerta que as salas de projeção estão sujeitas à lotação.

6 de março

18h – Lila e Eve (2005) – Direção: Charles Stone

YouTube video

Sinopse: O filho de Lila (Viola Davis) foi assassinado em um tiroteio. Quando ela começa a frequentar um grupo de apoio, conhece Eve (Jennifer Lopez), que também perdeu a filha. Como Lila segue insatisfeita com os resultados dos trabalhos da polícia, Eve a aconselha a procurar justiça com as próprias mãos. As duas embarcam em uma jornada de vingança, que acabará por afetar a recuperação das duas.

20h30 – Dúvida (2008) – Direção: John Patrick Shanley

YouTube video

Sinopse: Bronx, 1964. Numa escola católica, o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) entra em confronto com a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), diretora da instituição que dirige com mão de ferro. Quando a ingênua irmã James conta à irmã Aloysius que o padre Flynn presta demasiada atenção a um dos rapazes, a diretora acredita ter descoberto o maior pecado e encontrado o que precisava para afastar o sacerdote. A irmã Aloysius não tem nenhuma prova, mas a dúvida que cerca o caráter do sacerdote faz com que a comunidade fique dividida.

7 de março

18h – A Luta Por um Ideal (2012) – Direção: Daniel Barnz

YouTube video

Sinopse: Jamie Fitzpatrick (Maggie Gyllenhaal) e Nona Alberts (Viola Davis) são duas mulheres completamente diferentes, mas que compartilham o mesmo desejo de fazer com que seus filhos tenham direito a uma educação melhor. Apesar da difícil missão, elas estão decididas a enfrentar todos os processos burocráticos e quaisquer desafios que impeçam suas crianças de frequentarem uma escola preparada para lhes darem a chance de um futuro melhor.

20h30 – Um Limite Entre Nós (2016) – Direção: Denzel Washington

YouTube video

Sinopse: Baseado na aclamada e premiada peça teatral homônima, o filme se passa nos anos 1950. Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo. Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de baseball, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista. Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano.

8 de março

17h30 – Os Suspeitos (2013) – Direção: Denis Villeneuve

YouTube video

Depois que sua filha de seis anos e uma amiga dela são sequestradas, Keller Dove, um carpinteiro de Boston, enfrenta o departamento de polícia e o jovem detetive encarregado do caso para fazer justiça com as próprias mãos.

10h – Histórias Cuzadas (2011) – Direção: Tate Taylor

YouTube video

Sinopse: O filme é ambientado na pequena cidade de Jackson, no Mississipi, na década de 1960. É onde mora Skeeter (Emma Stone), uma garota recém-formada, que sonha em ser escritora. Para isso, ela coloca a cidade de cabeça para baixo quando decide fazer uma pesquisa e entrevistar as mulheres negras da cidade, que abandonaram suas vidas para cuidar das famílias do sul e criar os filhos da elite branca – da qual Skeeter faz parte. A garota consegue o apoio de Aibileen Clark (Viola Davis), que trabalha na casa da melhor amiga de Skeeter, e concede a primeira entrevista à futura escritora. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

* Os textos foram retirados do evento oficial do MIS no Facebook.

SERVIÇO:

Mostra Viola Davis

Dias 6, 7 e 8 de março

Local: Auditório MIS (172 lugares)

Avenida Europa, 158, Jardim Europa – SP

Ingresso: Gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na recepção MIS).

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...