Viola Davis é tema de mostra que celebra Dia da Mulher no MIS-SP

LOS ANGELES, CA - NOVEMBER 19: Actress Viola Davis poses in the press room at the 2017 American Music Awards at Microsoft Theater on November 19, 2017 in Los Angeles, California. (Photo by Jason LaVeris/FilmMagic)

Programação especial do Museu da Imagem e do Som tem entrada gratuita.

por  Amauri Terto no HuffPost Brasil

Viola Davis será homenageada com uma mostra gratuita de filmes no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, nos dias 6, 7 e 8 de março.

A programação celebra o Dia Internacional da Mulher e a carreira da primeira atriz negra a conquistar a Tríplice Coroa de Atuação, composta pelos três principais prêmios do cinema, teatro e TV: Oscar, Tony e Emmy, respectivamente.

Com carreira iniciada no teatro, a protagonista da série How To Get Away With Murder é hoje um dos nomes mais ativos na discussão sobre representatividade negra em Hollywood.

Viola acumula mais de 20 trabalhos no cinema.

A fama global veio após a participação no filme Dúvida (2008), dirigido por John Patrick Shanley, no qual ela contracena com Meryl Streep. O longa, que rendeu a primeira indicação da atriz ao Oscar, é um dos destaques da mostra.

A programação do MIS exibe também outros dois longas importantes na carreira de Viola: Histórias Cruzadas (2011), de Tate Taylor, e Um Limite Entre Nós (2016), de Denzel Washington. Por este último, a atriz conquistou sua primeira estatueta do Oscar.

Os ingressos para mostra devem ser retirados 1 hora antes de cada sessão na recepção do museu, que está situado na zona oeste de São Paulo. A instituição alerta que as salas de projeção estão sujeitas à lotação.

6 de março

18h – Lila e Eve (2005) – Direção: Charles Stone

Sinopse: O filho de Lila (Viola Davis) foi assassinado em um tiroteio. Quando ela começa a frequentar um grupo de apoio, conhece Eve (Jennifer Lopez), que também perdeu a filha. Como Lila segue insatisfeita com os resultados dos trabalhos da polícia, Eve a aconselha a procurar justiça com as próprias mãos. As duas embarcam em uma jornada de vingança, que acabará por afetar a recuperação das duas.

20h30 – Dúvida (2008) – Direção: John Patrick Shanley

Sinopse: Bronx, 1964. Numa escola católica, o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) entra em confronto com a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), diretora da instituição que dirige com mão de ferro. Quando a ingênua irmã James conta à irmã Aloysius que o padre Flynn presta demasiada atenção a um dos rapazes, a diretora acredita ter descoberto o maior pecado e encontrado o que precisava para afastar o sacerdote. A irmã Aloysius não tem nenhuma prova, mas a dúvida que cerca o caráter do sacerdote faz com que a comunidade fique dividida.

7 de março

18h – A Luta Por um Ideal (2012) – Direção: Daniel Barnz

Sinopse: Jamie Fitzpatrick (Maggie Gyllenhaal) e Nona Alberts (Viola Davis) são duas mulheres completamente diferentes, mas que compartilham o mesmo desejo de fazer com que seus filhos tenham direito a uma educação melhor. Apesar da difícil missão, elas estão decididas a enfrentar todos os processos burocráticos e quaisquer desafios que impeçam suas crianças de frequentarem uma escola preparada para lhes darem a chance de um futuro melhor.

20h30 – Um Limite Entre Nós (2016) – Direção: Denzel Washington

Sinopse: Baseado na aclamada e premiada peça teatral homônima, o filme se passa nos anos 1950. Troy Maxson (Denzel Washington) tem 53 anos e mora com a esposa, Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo. Troy sente um profundo rancor por não ter conseguido se tornar jogador profissional de baseball, devido à cor de sua pele, e por causa disto não quer que o filho siga como esportista. Isto faz com que o jovem bata de frente com o pai, já que um recrutador está prestes a ser enviado para observá-lo em jogos de futebol americano.

8 de março

17h30 – Os Suspeitos (2013) – Direção: Denis Villeneuve

Depois que sua filha de seis anos e uma amiga dela são sequestradas, Keller Dove, um carpinteiro de Boston, enfrenta o departamento de polícia e o jovem detetive encarregado do caso para fazer justiça com as próprias mãos.

10h – Histórias Cuzadas (2011) – Direção: Tate Taylor

Sinopse: O filme é ambientado na pequena cidade de Jackson, no Mississipi, na década de 1960. É onde mora Skeeter (Emma Stone), uma garota recém-formada, que sonha em ser escritora. Para isso, ela coloca a cidade de cabeça para baixo quando decide fazer uma pesquisa e entrevistar as mulheres negras da cidade, que abandonaram suas vidas para cuidar das famílias do sul e criar os filhos da elite branca – da qual Skeeter faz parte. A garota consegue o apoio de Aibileen Clark (Viola Davis), que trabalha na casa da melhor amiga de Skeeter, e concede a primeira entrevista à futura escritora. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

* Os textos foram retirados do evento oficial do MIS no Facebook.

SERVIÇO:

Mostra Viola Davis

Dias 6, 7 e 8 de março

Local: Auditório MIS (172 lugares)

Avenida Europa, 158, Jardim Europa – SP

Ingresso: Gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na recepção MIS).

-+=
Sair da versão mobile