Violência contra moradores de rua deixa saldo de um assassinato a cada dois dias

De fevereiro de 2011 a maio de 2012, 195 casos de homicídios foram registrados

Por: Vivian Fernandes,

A cada dois dias, um morador em situação de rua é assassinado no Brasil. De fevereiro de 2011 a maio de 2012, foram registrados 195 casos de homicídios contra moradores de rua em todo o país. Os dados são do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores (CNDDH).

Os números podem ser ainda maiores, pois as notificações de crimes contra os moradores de rua e o levantamento dessa informação são falhos.

O coordenador do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), Samuel Rodrigues, explica o que gera esse quadro de violência. “Como o número de pessoas vivendo nas ruas têm crescido por omissão do Estado e por ausência de políticas públicas voltadas para a população em geral, há uma repressão, uma higienização que vem calcada em uma discriminação muito grande por parte da sociedade”, afirma.

Rodrigues acredita que a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no país tende a agravar a política de limpeza social dos centros urbanos. Ele também comenta as formas de violação de direitos a que essa população é submetida cotidianamente. “O simples fato de estar na rua já é uma violência, uma violação de direitos. Por exemplo, nós somos proibidos de entrar em espaços públicos, nós temos dificuldades de acessar os serviços básicos, como saúde – por conta da [falta de] documentação – e a própria educação. Enfim, há uma discriminação social muito forte, como se nós fossemos os culpados por estar nessa situação”, alega.

Em 2009, entrou em vigor a Política Nacional para População em Situação de Rua, com o objetivo de garantir o acesso à saúde, educação, trabalho, moradia, entre outros direitos. O MNPR, no entanto, alega que sua implantação ainda não ocorreu de fato.

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

Adaptação às mudanças climáticas para população negra 

A agenda de adaptação às mudanças climáticas ficou em...

Ação da ApexBrasil faz crescer número de empresas lideradas por mulheres nas exportações

Para promover mudança é preciso ação, compromisso e exemplo....

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=