Violência e Gênero nas práticas de Saúde

O Grupo de pesquisa “Violência e gênero nas práticas de saúde”, do Departamento de Medicina Preventiva da USP, disponibiliza Guias de Serviços voltados às mulheres em situação de violência. O Guia contém os serviços de atendimento distribuídos por região e área de atuação, de forma a facilitar a localização dos serviços pro profissionais e mulheres que deles necessitem.

Mais informações em

http://www.redededefesadedireitos.com.br/sobre-o-projeto/

RELATORA DO DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO APRESENTA INFORME NA OEA SOBRE DESIGUALDADES ENTRE MULHERES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

No dia 25, Denise Carreira, Relatora do Direito Humano à Educação, apresentou o Informe Brasil – Gênero e Educação à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA),em Washington.

O Informe, que trata das desigualdades entre mulheres na educação brasileira e de outros países da América Latina, foi produzido no marco da Campanha Educação Não Sexista e Anti Discriminatória pela organização Ação

Educativa, com colaboração da organização Ecos – Comunicação e Sexualidade, do CNRVV; Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae/SP. O documento é organizado por Denise Carreira, coordenadora de educação da Ação Educativa e Relatora Nacional para o Direito Humano

à Educação da Plataforma DHESCA Brasil.

O Informe nacional questiona o entendimento de setores governamentais e da sociedade civil que no Brasil os desafios da garantia dos direitos das mulheres e, de forma mais ampla e relacional, a equidade de gênero (entre homens e mulheres) na educação já foram resolvidos. Tal visão é reforçada por diversos relatórios produzidos pelo Estado brasileiro nas últimas décadas que

apontam a maior escolaridade e melhor desempenho das mulheres na educação como resposta definitiva às metas internacionais referentes às iniquidades de gênero na educação.

O documento problematiza essa perspectiva e apresenta uma contribuição ao debate sobre gênero e educação, a partir da geração, sistematização e análise de um conjunto de informações que traçam um panorama dos desafios atuais.

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