Helle Thorning-Schmidt – Berlusconi admira sem dissimular primeira-ministra da Dinamarca

Os meios de comunicação italianos destacam, esta quarta-feira, o momento em que o primeiro ministro Sílvio Berlusconi aproveita um breve encontro com a chefe do Executivo da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, para a admirar sem dissimular. Veja o vídeo

Com o título “Para onde olha Berlusconi” o jornal La Repubblica destaca na página da Internet que antes de começar a Cimeira Europeia, na quarta-feira à noite, em Bruxelas, Berlusconi cruzou-se na sala de reuniões com Thorning-Schmidt, que cumprimentou com uma pequena vénia e um breve aperto de mãos.

Logo após o cumprimento, a primeira-ministra da Dinamarca dirigiu-se à cadeira que lhe é destinada na mesa de reuniões, enquanto Sílvio Berlusconi, que já estava de costas, voltou-se e baixou o olhar para admirar Helle Thorning-Schmidt, sem esconder o gesto.

A cena foi captada pelas câmaras que se encontravam no local e estão a ser divulgadas por diversos órgãos de comunicação italianos e no site de partilha de vídeos YouTube.

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia continuam ainda reunidos em Bruxelas para encontrarem uma solução para a crise económica que afeta a Zona Euro.

Na quarta-feira, a Itália comprometeu-se a apresentar um plano de crescimento até 15 de Novembro, através de um documento que deverá ser apresentado esta noite em Bruxelas pelo chefe do governo Sílvio Berlusconi.

No texto, divulgado pela agência de notícias italiana ANSA, redigido após intensos contactos com o seu aliado da Liga do norte, Berlusconi promete designadamente que a idade da reforma vai ser aumentada para 67 anos a partir de 2026. Os despedimentos por motivos económicos também deverão ser facilitados.

“As condições necessárias para obter uma pensão de antiguidade já foram revistas (…). Estas condições estão relacionadas com a evolução da esperança de vida”, refere o texto de 15 páginas.

Estas declarações coincidem com as anteriores informações dos media italianos, que se referiam a um acordo de última hora sobre as reformas obtido por Berlusconi com o seu aliado da Liga do Norte.

Por outro lado, e até 30 de Novembro, vai ser lançado um plano de alienação de activos públicos de pelo menos cinco mil milhões de euros por ano, durante um período de três anos.

Por sua vez, as regiões deverão definir urgentemente um programa de privatizações das empresas que controlam.

Estas medidas destinam-se a reduzir a dívida colossal de 1.900 mil milhões de euros (120 por cento do PIB) do país que inquieta os mercados.

Fonte: JN

+ sobre o tema

Biden nomeia Karine Jean-Pierre como porta-voz da Casa Branca, primeira mulher negra no cargo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta...

70 parlamentares do Brasil se comprometem em protocolar projeto que cria Dia Marielle Franco contra violência política

Ação articulada pelo Instituto Marielle Franco, organização fundada pela...

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

A resposta para “se é para pegar uma mulher ‘bofinho’, porque não pega um homem?”

Essa pergunta tão comum oculta uma série de preconceitos...

para lembrar

Direito ao aborto em caso de estupro está ameaçado

Projeto de Lei dispõe sobre a proteção do nascituro...

‘Quem me colocou em visibilidade foi o movimento negro’, diz Conceição Evaristo

A literatura brasileira tem sofrido mudanças significativas com o...

No país das mulheres fortes

Islândia conquista o cume da igualdade com o impulso...
spot_imgspot_img

TSE realiza primeira sessão na história com duas ministras negras

O TSE realizou nesta quinta (9) a primeira sessão de sua história com participação de duas ministras negras e a quarta com mais ministras...

Em reunião com a ministra das Mulheres, movimentos denunciam casos de estupros e violência em abrigos para atingidos pelas enchentes no RS

Movimentos feministas participaram de uma reunião emergencial com a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no final da tarde desta terça-feira (7), de forma online....

Documentário sobre Ruth de Souza reverencia todas as mulheres pretas

Num dia 8 feito hoje, Ruth de Souza estreava no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O ano era 1945. Num dia 12, feito...
-+=