Virada da Consciência Negra celebra a resistência com muita arte e cultura em SP

Evento conta com atrações musicais, artísticas e esportivas em 150 pontos da capital paulista, a partir deste domingo (18) e até quarta-feira (21)

no RBS

Entre os dias 18 e 21 de novembro, a cidade de São Paulo será palco da primeira Virada Cultural da Consciência Negra em homenagem a um dos principais símbolos da resistência à escravidão, Zumbi dos Palmares. Os eventos, organizados pela Faculdade Zumbi dos Palmares e ONG Afrobras, serão realizados em 150 pontos da capital paulistana com diversas atividades gratuitas, relacionadas à música, dança, teatro, moda, beleza, cinema, mostras de artes visuais e competições esportivas.

Ao repórter Cosmo Silva, da Rádio Brasil Atual, o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que idealizou a proposta da Virada, ressaltou a importância do evento e da representação do guerreiro negro na conscientização sobre a riqueza da diferença e pela continuidade da luta anti-racista.

“É muito legado o que foi a luta de Zumbi dos Palmares. Porque o Brasil, ainda que com todos os seus defeitos, é um país estruturado em cima desses valores da liberdade, da igualdade, do respeito às diferenças e às pessoas e do combate a todo tipo de opressão, preconceito e discriminação”, explica o reitor.

O show musical em homenagem ao guerreiro, acontece no dia 20 de novembro, a partir das 10h, com apresentações de Dandara, Joãozinho Samba 6, Duda Ribeiro e Banda DR, Coral USP Lapa com a Banda Temática de Hip Hop e de Thobias da Vai-Vai, que destacou o evento à Rádio Brasil Atual como uma forma de combater a intolerância e o preconceito, sem deixar de exaltar a riqueza da cultura afro no Brasil. “Mostramos que estamos vivo, e sempre atentos à nossa condição e reafirmando nossa importância, muito embora muitos tentem nos subestimar”, afirma o artista e sambista.

As informações completas sobre as atrações, horários e locais das atividades da Virada podem ser conferidos aqui.

+ sobre o tema

Racismo ambiental: África na rota dos lixos do ocidente

  A quantidade de resíduos produzidos no mundo nos últimos...

Festival expõe e exalta cultura africana no Rio

Fonte: Folha de São Paulo - Shows e debates...

Encontro de Culturas Populares termina domingo (6)

O encontro avalia as políticas públicas de cultura implantadas...

Jamaica exige que Reino Unido pague indenização por tempos da escravidão

A visita do primeiro ministro britânico David Cameron à...

para lembrar

Jeniffer Nascimento é convidada para protagonizar musical “A Cor Púrpura”

Após cair nas graças dos jurados durante apresentação do...

Um herói dos direitos humanos se foi.

Um herói dos direitos humanos se foi. Vamos celebrar...

Por favor, não me chame de “nigga”

Se você é próximo da cultura hip hop, se ouve...

FESPSP: Festa da Consciência Negra 2010

As comemorações da Festa da Consciência Negra começarão na...
spot_imgspot_img

Com entrada gratuita, mostra valoriza voz de jovens artistas LGBTQIA+ negros e indígenas

A exposição "Indomináveis Presenças", em cartaz até 7 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), propõe ao visitante um percurso que passa...
-+=