Viva o Pastor Djalma de Ogum!

 

Jaime Sodré

É isto. O titulo é estratégico para motivar o leitor ao texto. “Vou fazer a louvação, ao que deve ser louvado, louvando o que bem merece deixando o ruim de lado”.

No mínimo estranheza deveria, em outros tempos, causar a visita de um fiel do candomblé a um templo protestante, mas assim o fizemos por obediência à orientação de Ebomi Cidália, que recomendava esta salutar visita para estreitar laços de amizades, enriquecer o conhecimento e abraçar amigos.

A Igreja Batista de Nazareth, um templo histórico, comemorava 35 anos, uma história de muitas histórias dos irmãos solidários, sempre em busca de novos horizontes inclusivos. O culto solene de aniversário teria como orador o excelente Pr. Djalma Torres, assim como o Jantar Teológico, onde teríamos o privilegio da companhia do Pr. Joel Zeferino e Pr. Moises Alves, acolhedores anfitriões, assim como Pr. Djalma, oradores e condutores litúrgicos brilhantes.

Só emoção. Acolhidos, estávamos em casa, sem restrições ou olhares de intolerâncias. Só respeito e carinho. Muita luta ocorreu, tendo como abrigo esta Igreja, contra a ditadura, em favor da democracia plena, dos direitos humanos, contra as injustiças no campo e na cidade.

Em especial, destacamos a participação solidária na luta contra a intolerância religiosa, reconhecimento e respeito à diversidade sexual. Estimulando o dialogo com as paróquias católicas, comunidades protestantes e movimentos sociais, a Igreja alargava o seu horizonte.

Pr. Djalma Torres empenhou-se para que a Igreja fosse recebida pelo Conselho Latino Americano de Igrejas Cristãs (CLAI), na Assembleia de Buenos Aires em 2005, quando o pastor ajudou a criar a Aliança de Batistas do Brasil.

Na “compreensão de que o Reino de Deus é maior do que as suas paredes, sejam físicas ou mentais” destacamos a disposição do Pr. Djalma Torres em dialogar, compreender e participar, como militante ativo, contra as manifestações que vinham de grupos religiosos que, numa demonstração de inadaptação de uma convencia interreligiosa, atacavam o Candomblé.

Pr. Djalma sempre solícito e amigo dos fiéis do candomblé, reservava um espaço do seu precioso tempo para as reuniões ou caminhadas, junto ao povo-de-santo, nas sugestões de posturas para a solução desta incompreensão vil. O Pastor Djalma Torres, pela sua seriedade e apoio às nossas causas, tornou-se um irmão especial, e para retribuir este seu carinho e solidariedade, o povo-de-santo, reconhecendo a sua coragem, sinceridade, em um tom alegre, jocoso, mas respeitoso, desejando ter a honra de integrá-lo em nosso meio, resolveu chamá-lo de Pastor Djalma de OGUM.

Levando em conta e seguindo a máxima da Igreja de Nazareth de que “o que importa são as pessoas”, é para os grupos que necessitam de apoio que o Pastor e a sua Igreja dirigem o melhor dos seus esforços. Também os ministérios e seus respectivos ministros, orientam-se por esse principio e foi assim que o Pr. Djalma empenhou a sua vida em Nazareth e hoje o faz através do Cepesc e a Igreja Evangélica Antioquia.

Outros personagens atuam na mesma lógica do servir. São eles: Pr. Eliab Barbosa, Pr. Moises Alves e Pr. Joel Zeferino. Salve os irmãos das diversas religiões que se irmanam em convicções diversas na “esperança de que o Reino de Deus” ou de Olorum é algo plenamente possível, e por esse ideal vale “gastar a vida”.

E como nos revela o texto da Igreja de Nazareth: “só assim, com resistência, luta e fé é que vale viver”. Estreitando os nossos laços, desejamos um AXÉ para o Pr. Djalma Torres e muitos anos de vitorias para a Igreja Batista Nazareth, que caminhou do Centro para Monte Serrat; para o Garcia; para Brotas e finalmente Nazaré, atual sede.

Parabéns pelos 38 anos, que Ogum lhe dê força e perseverança. Pastor Djalma, de Ogum e de todos aqueles que tem a chance da sua amizade sincera; “quem disse, que não somos nada, que não temos nada a oferecer. Repare, nossas mãos abertas, trazendo as ofertas do nosso viver…Oôô! Recebe Senhor… Louvando a quem bem merece deixando o ruim de lado…”

Jaime Sodré é doutorando em História Social, professor universitário e religioso do Candomblé

 

Matérias relacionadas

 

Pregação de Feliciano é ‘racista’, afirma pastor e teólogo

Ialorixá Mãe Stella de Oxóssi é a nova ‘imortal’ da Academia de Letras da BA

Mãe Stella: Que orixá rege o ano?

Religiões afro-brasileiras produzem direito de resposta coletivo contra TV Record

“Religião morta e fajuta”, diz pastor Marco Feliciano sobre Igreja Católica

Declarações de Feliciano incitam o ódio e a intolerância, diz Ministra dos Direitos Humanos

Basta, Diga Não à Intolerância!

Terça Negra homenageia Oxum, orixá da riqueza e do amor

Carta aos Orixás

 

Fonte: Mundo Afro

+ sobre o tema

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram...

Pepe Mujica e o compromisso radical com a democracia 

A morte de Pepe Mujica marca um ciclo raro...

para lembrar

Notas de Rodapé – Juro que vivi

por fernanda pompeu para o Portal Geledés "Manga,...

Racismo, democracia e as lógicas do desenvolvimento capitalista, por José Saramago

    Tornou-se um mantra no discurso governamental a busca pelo...

A origem da palavra IDIOTA – Mario Sergio Cortella

‎A origem da palavra IDIOTA - Mario Sergio Cortella....

Agamben: o flerte do Ocidente com o totalitarismo

Estado de Segurança: governos movimentam-se para restringir liberdades, atemorizar cidadãos...

Brasil sobe 5 posições no ranking global de desenvolvimento humano, aponta relatório da ONU

O Brasil subiu cinco posições no ranking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado nesta terça-feira (6) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento...

Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial

Sorria! Seu rosto está sendo não só filmado, mas também classificado, comparado e identificado, principalmente por órgãos públicos de segurança. Na maioria das vezes sem seu conhecimento....

Desigualdade climática: estudo aponta que população mais pobre sofre consequências maiores por causa do calor

ASSISTA A REPORTAGEM A desigualdade social dificulta o acesso das pessoas à direitos básicos e, além disso, também afeta diretamente a maneira que cada grupo...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.