Voz romântica de “Me and Mrs. Jones”, Billy Paul morre aos 81 anos nos EUA

O cantor soul americano Billy Paul, conhecido pela voz grave romântica e seus inúmeros sucessos nos anos 1970, morreu neste domingo (24), aos 81 anos, em Nova Jersey. A informação foi publicada no site oficial do artista.

Do UOL

Segundo entrevista do empresário do cantor à rede NBC Philadelphia, ele foi diagnosticado com câncer e hospitalizado na semana passada no hospital Temple University. Paul morreu em casa, no bairro de Blackwood.

“Lamentamos informar que Billy faleceu hoje em sua casa após séria condição médica. Gostaríamos de estender as nossas mais sinceras condolências a sua mulher Blanche e à família pela perda, enquanto eles e o mundo choram a perda de outro ícone musical que ajudou a criar o R&B de hoje”, diz o comunicado divulgado no site do cantor.

“Billy fará falta verdadeiramente. Por favor, compartilhe seus pensamentos, mensagens e histórias de Billy como nos lembramos deste lendário artista, membro da família e amigo.”

Trajetória

Natural da Filadélfia, Billy Paul começou sua carreira musical com 11 anos, quando começou a ser apresentar em rádios locais. No início da trajetória, chegou a se apresentar em clubes e universidades ao lado de lendas do jazz como Charlie Parker, Nina Simone e Miles Davis.

Após servir o Exército, Paul lançou seu primeiro álbum em 1968, quando já tinha 33 anos. Durante a década de 1970, fez fama com sua voz rouca e estilo romântico, que combinava música pop tradicional com arranjos orquestrados.

Ao lado de nomes como Kenny Gamble, Leon Huff e Thom Bell, ficou conhecido como um dos expoentes do chamado “philly soul”, a música soul da Filadélfia.

Seus grandes sucessos foram as faixas “Me and Mrs. Jones” vencedora do Grammy e inspiração de “Me & Mr Jones”, de Amy Winehouse e a cover de Elton John “Your Song”, ambas lançadas em 1972 no álbum “360 Degrees of Billy Paul”, seu disco mais vendido.

Em entrevista ao UOL em agosto do ano passado, Billy Paul comentou sua relação com o Brasil, que visitou inúmeras vezes desde 1976, e com o público feminino. “Amo as mulheres, tanto as que me fazem rir quanto as que me fazem chorar. Eu canto canções doces. Eu canto para elas.”

+ sobre o tema

Panos africanos, tradição reinventada

São actualmente uma peça comum para a grande maioria...

Rap ganha popularidade entre índios ao denunciar violência

  Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) obtidos...

para lembrar

Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana

Biblioteca Nacional lança Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana. Livro...

Anderson Silva revela lesão no joelho, mas acredita em recuperação

Campeão dos médios diz que se machucou durante o...

Olimpíadas 2012: Canadá vence por 3 a 0 e deixa África do Sul mais longe da vaga

em nenhum ponto, sul-africanas estão na lanterna do grupo...

Alvo de racismo, Wallace ganha vaga na hora da decisão do vôlei

por: MARIANA BASTOS Apenas cinco meses separam um dos momentos...
spot_imgspot_img

Beyoncé diz que seu novo disco nasceu de experiência de rejeição no country

Beyoncé divulgou nesta terça-feira (19) a capa do seu novo disco "Cowboy Carter", o segundo capítulo de uma coleção que começou com "Renaissance", de...

Alaíde Costa e Ludmilla são exemplos relevantes de mulheres que venceram preconceitos no mundo da música

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de saudar Alaíde Costa e Ludmilla, duas cantoras e compositoras brasileiras, ambas cariocas e ambas negras, que venceram...

Aretha Franklin: ícone da música e dos direitos civis que fez história com sua força cultural

Direto de Memphis para o mundo, com seu talento e brilho, a rainha do soul também alcançava o gospel, R&B e o jazz, de...
-+=