Voz romântica de “Me and Mrs. Jones”, Billy Paul morre aos 81 anos nos EUA

O cantor soul americano Billy Paul, conhecido pela voz grave romântica e seus inúmeros sucessos nos anos 1970, morreu neste domingo (24), aos 81 anos, em Nova Jersey. A informação foi publicada no site oficial do artista.

Do UOL

Segundo entrevista do empresário do cantor à rede NBC Philadelphia, ele foi diagnosticado com câncer e hospitalizado na semana passada no hospital Temple University. Paul morreu em casa, no bairro de Blackwood.

“Lamentamos informar que Billy faleceu hoje em sua casa após séria condição médica. Gostaríamos de estender as nossas mais sinceras condolências a sua mulher Blanche e à família pela perda, enquanto eles e o mundo choram a perda de outro ícone musical que ajudou a criar o R&B de hoje”, diz o comunicado divulgado no site do cantor.

“Billy fará falta verdadeiramente. Por favor, compartilhe seus pensamentos, mensagens e histórias de Billy como nos lembramos deste lendário artista, membro da família e amigo.”

Trajetória

Natural da Filadélfia, Billy Paul começou sua carreira musical com 11 anos, quando começou a ser apresentar em rádios locais. No início da trajetória, chegou a se apresentar em clubes e universidades ao lado de lendas do jazz como Charlie Parker, Nina Simone e Miles Davis.

Após servir o Exército, Paul lançou seu primeiro álbum em 1968, quando já tinha 33 anos. Durante a década de 1970, fez fama com sua voz rouca e estilo romântico, que combinava música pop tradicional com arranjos orquestrados.

Ao lado de nomes como Kenny Gamble, Leon Huff e Thom Bell, ficou conhecido como um dos expoentes do chamado “philly soul”, a música soul da Filadélfia.

Seus grandes sucessos foram as faixas “Me and Mrs. Jones” vencedora do Grammy e inspiração de “Me & Mr Jones”, de Amy Winehouse e a cover de Elton John “Your Song”, ambas lançadas em 1972 no álbum “360 Degrees of Billy Paul”, seu disco mais vendido.

Em entrevista ao UOL em agosto do ano passado, Billy Paul comentou sua relação com o Brasil, que visitou inúmeras vezes desde 1976, e com o público feminino. “Amo as mulheres, tanto as que me fazem rir quanto as que me fazem chorar. Eu canto canções doces. Eu canto para elas.”

+ sobre o tema

James Baldwin: o leão de 95 anos

Nascido há exatamente 95 anos nos EUA, no dia...

Zendaya Coleman será Mary Jane em novo Homem-Aranha

Zendaya Coleman, atriz e cantora do Disney Channel, fará...

Jornada Internacional de Hip-Hop

O 12 de novembro é celebrado como "Dia Internacional...

para lembrar

Magoada, Bombom não desfila mais no carnaval do Rio

Adriana Bombom, presença notável no Carnaval do Rio, se...

52 anos de Star Trek, série que mudou o mundo com ficção científica de primeira

Em 8 de setembro de 2016, comemoramos o cinquentenário de Star...

Prêmio contempla grupos e artistas que atuam com estética negra

3ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras...

ONG oferece capoeira para crianças refugiadas palestinas

A ONG britânica Bidna Capoeira está fazendo da...
spot_imgspot_img

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...
-+=