Beyoncé homenageia as mulheres negras com “Lemonade”, um “álbum-filme”

A estrela americana do pop Beyoncé lançou no fim de semana um novo álbum em forma de filme, no qual presta homenagem à perseverança da mulher negra.

Do Em 

“Lemonade” havia sido anunciado como um misterioso especial “com estreia mundial” no canal a cabo HBO, mas a cantora, conhecida por apresentar sem aviso suas novas músicas, lançou o novo álbum de mesmo nome durante metade do programa.

O sexto álbum de estúdio da artista de 34 anos tem uma série de colaborações de outros astros: “Don’t Hurt Yourself” tem coautoria de integrantes do Led Zeppelin; também estão presentes o aclamado rapper Kendrick Lamar (“Freedom”), o guitarrista Jack White e a jovem sensação do R&B; The Weeknd.

Com a nova obra, a diva do pop reafirma o gosto por combinar sua música com elementos visuais. O álbum anterior, “Beyonce”, foi lançado em dezembro de 2013, sem aviso prévio e apresentado com uma série de curtas-metragens.

O filme, que foi estruturado a partir das novas canções do álbum e de versos da poetisa britânica-somali Warsan Shire, fala sobre suas dificuldades sentimentais de Beyoncé, ao mesmo tempo que recorre às experiências das mulheres afroamericanas.

O “álbum-filme” começa com Beyoncé fazendo acusações de traição enquanto ela segue por Nova Orleans destruindo carros, demonstrando sua revolta com as aventuras do parceiro.

“Você não é casado com uma cachorra medíocre, cara”, afirma em “Don’t Hurt Yourself”, música que tem a participação de Jack White. “Esta é a última advertência / Você sabe que eu te dou a vida”, canta, em um alerta ao marido de que se infidelidade não acabar, “cocê vai perder sua esposa”.

Nas redes sociais, estas palavras foram interpretadas de maneira prematura pelos fãs da cantora como o anúncio artístico de sua separação do rapper e produtor Jay-Z. Mas no final do filme, os rumores se dissipam quando, na música “Forgiveness”, ela beija o marido.

Em mais uma prova de que o casal continua junto, Beyoncé lançou o álbum “Lemonade” exclusivamente na plataforma de música em streaming Tidal, que pertence a Jay Z.

Leia Também:

Com Lemonade, Beyonce faz do limão um coquetel molotov

+ sobre o tema

Sarau Afro-Brasil

O Sarau Afro-Brasil é organizado por uma turma...

Documentário sobre a contribuição da capoeira para a identidade cultural do país é lançado

  A contribuição da capoeira para constituição da identidade cultural...

Futebol ao Sol e a Sombra, de Eduardo Galeano

Um livro para quem, como eu, é um entusiasta...

Por uma outra globalização – Milton Santos

Milton Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, 3...

para lembrar

Alaide Costa

Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide nasceu no Rio de Janeiro...

Circuito Musical Palmares evidencia história da cultura afrodescendente no Brasil

Augusto do Nascimento Uma mistura de linguagens artísticas para narrar...

Músicas inéditas de Beyoncé vazam na internet

Duas canções inéditas de Beyoncé vazaram na internet nesta...

Rappers de 11 anos rimam sobre escola e racismo

MCs mirins por Tiago Dias no UOL É final de tarde de...
spot_imgspot_img

Beyoncé revela ter psoríase e fala sobre sua relação com o cabelo ao lançar linha de cosméticos

Beyoncé revelou em uma entrevista ter psoríase no couro cabeludo. Ela falou sobre o assunto em uma entrevista à revista "Essence", publicada no site no...

Por que Bob Marley é um ícone dos direitos humanos

Ao se apresentar em junho de 1980 na cidade alemã de Colônia, Bob Marley já estava abatido pela doença. Ainda assim, seu carisma fascinou...

Saiba quem é o neto de Bob Marley que emplacou sucesso na Billboard; ouça a canção

YG Marley, nome artístico de Joshua Marley, neto do icônico cantor de reggae Bob Marley, estreou no Billboard Hot 100 com o single “Praise Jah...
-+=