Beyoncé homenageia as mulheres negras com “Lemonade”, um “álbum-filme”

A estrela americana do pop Beyoncé lançou no fim de semana um novo álbum em forma de filme, no qual presta homenagem à perseverança da mulher negra.

Do Em 

“Lemonade” havia sido anunciado como um misterioso especial “com estreia mundial” no canal a cabo HBO, mas a cantora, conhecida por apresentar sem aviso suas novas músicas, lançou o novo álbum de mesmo nome durante metade do programa.

O sexto álbum de estúdio da artista de 34 anos tem uma série de colaborações de outros astros: “Don’t Hurt Yourself” tem coautoria de integrantes do Led Zeppelin; também estão presentes o aclamado rapper Kendrick Lamar (“Freedom”), o guitarrista Jack White e a jovem sensação do R&B; The Weeknd.

Com a nova obra, a diva do pop reafirma o gosto por combinar sua música com elementos visuais. O álbum anterior, “Beyonce”, foi lançado em dezembro de 2013, sem aviso prévio e apresentado com uma série de curtas-metragens.

O filme, que foi estruturado a partir das novas canções do álbum e de versos da poetisa britânica-somali Warsan Shire, fala sobre suas dificuldades sentimentais de Beyoncé, ao mesmo tempo que recorre às experiências das mulheres afroamericanas.

O “álbum-filme” começa com Beyoncé fazendo acusações de traição enquanto ela segue por Nova Orleans destruindo carros, demonstrando sua revolta com as aventuras do parceiro.

“Você não é casado com uma cachorra medíocre, cara”, afirma em “Don’t Hurt Yourself”, música que tem a participação de Jack White. “Esta é a última advertência / Você sabe que eu te dou a vida”, canta, em um alerta ao marido de que se infidelidade não acabar, “cocê vai perder sua esposa”.

Nas redes sociais, estas palavras foram interpretadas de maneira prematura pelos fãs da cantora como o anúncio artístico de sua separação do rapper e produtor Jay-Z. Mas no final do filme, os rumores se dissipam quando, na música “Forgiveness”, ela beija o marido.

Em mais uma prova de que o casal continua junto, Beyoncé lançou o álbum “Lemonade” exclusivamente na plataforma de música em streaming Tidal, que pertence a Jay Z.

Leia Também:

Com Lemonade, Beyonce faz do limão um coquetel molotov

+ sobre o tema

Livro de Lázaro Ramos bate recorde de vendas da Flip

Livraria oficial do evento vendeu 1.187 exemplares da obra...

Lima Barreto, um Intelectual Negro na Avenida Central

Autora: CELI SILVA GOMES DE FREITAS Filiação Institucional: UERJ Suas crônicas espelham...

Estudantes africanos criam Campanha para mostrar diversidade da África: “não somos um país”

Campanha traz estudantes segurando bandeiras de países do continente...

para lembrar

Seun Kuti lança seu clipe Black Woman

"Seun Anikulapo Kuti, filho mais novo do lendário músico...

Luciana Mello

Luciana Mello Oliveira (São Paulo, 22 de janeiro de...

1º Edital Prêmio Cultura Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez

    O 1º Edital Prêmio Cultura Hip Hop 2010 -...
spot_imgspot_img

Beyoncé canta Tina Turner em espetáculo futurista da nova turnê ‘Renaissance’

Numa performance brilhante, Beyoncé fez o primeiro de seus cinco shows em Londres nesta segunda-feira no estádio Tottenham Spurs, como parte de sua aguardada turnê "Renaissance", a...

Tina Turner: 10 dos maiores sucessos da lenda da música

A cantora Tina Turner, que morreu nesta quarta-feira (24/05) aos 83 anos, criou muitos clássicos com sua combinação de R&B, funk, rock e pop,...

Idris Elba vai bancar documentário sobre racismo na música

Idris Elba revelou seus planos de financiar um documentário sobre a indústria da música que foque em artistas negros. Sabrina Elba, sua esposa, também...
-+=