Wagner Moura dedica prêmio em Festival de Gramado aos filhos de Amarildo

 

O ator Wagner Moura homenageou os filhos de Amarildo de Souza, ajudante de pedreiro desaparecido desde o dia 14 de julho, na Rocinha, no Rio de Janeiro. Moura recebeu o Troféu da Cidade de Gramado, na noite de ontem (10), no Festival de Cinema de Gramado e ressaltou que na Rocinha seis filhos não vão passar o dia dos pais, com o seu pai.

“Amanhã é dia dos pais e eu adoraria almoçar com o meu, mas ele morreu em 2011. Queria homenagear o meu pai com esse prêmio. Vou pegar um avião e almoçar com os meus filhos, no Rio. Mas lá na Rocinha tem seis filhos que não vão passar o dia com o pai. O pai desses garotos se chama Amarildo. Então, queria homenagear os filhos do Amarildo” discursou.

“Os festivais de cinema são um fórum importante não só para falar de cinema. Os festivais não devem ser um tapete por onde passam os atores, mas também um fórum de debates. Tenho certeza que essa homenagem é de todo o festival. A gente está atento ao que está acontecendo. Gostaria que esses garotos soubessem o que aconteceu com o pai deles”, completou.

O desaparecimento de Amarildo tem como suspeitos policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), que está instalada na região há quase um ano. Uma série de denúncias de abusos por parte de policiais dessas unidades vem sendo relatadas. Na manhã deste domingo (11), aconteceu uma manifestação na entrada da Favela da Rocinha, que reuniu diversos artistas.

No protesto, também estavam amigos e parentes de Amarildo, os filhos e a esposa. “Enquanto eu estiver vivo vou lutar pelo meu pai. A gente nunca passou um dia dos pais sem o nosso pai. Minha irmã de 6 anos pergunta pelo pai e eu respondo o quê? O que eu explico para ela? Eu não vou desistir. Enquanto estiver vivo, vou lutar por ele”, disse um dos filhos de Amarildo, Anderson Gomes da Silva, de 21 anos, ao G1.

Fonte: Revista Forum

+ sobre o tema

A questão racial

A questão racial parece um desafio do presente, mas...

Deputado britânico chama mulheres de vadias, agride jornalista e o acusa de “racismo”

  Na última sexta (20), o deputado britânico Godfrey Bloom,...

Estudante grávida é vítima de enxurrada de ofensas racistas em grupo de universitários

Uma mulher negra, grávida de três meses, foi vítima...

Nós, os brancos, e a nova partilha discursiva

Mesmo tendo que ser muito cuidadosos com a “cultura...

para lembrar

A vida dos negros não importa

A vida das pessoas negras não importa, e o...

Vidas negras importam: Ringo se engaja na luta contra o racismo

Ringo Starr fez uma live de 60 minutos para...

O permanente holocausto negro

por: Ricardo Gondim A formação cultural brasileira tem graves deformações....

Manifestantes promovem ‘Ocupa Café’ na Padaria Ipanema

Ato pacífico reuniu cerca de 15 pessoas que levaram...
spot_imgspot_img

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...
-+=