Wallerstein: assim 1968 começou

Uma semana antes de Paris, revolta global eclodiu em Columbia. Participante ativo, o grande sociólogo faz seu relato pessoal — e frisa a decisiva participação dos negros

Por Immanuel Wallerstein | Tradução: Inês Castilho no Outras Palavras

Integrantes da SAS — a Sociedade Estudantil Afro-americana — protestam em maio de 1968, na Universidade Columbia. Segundo Wallerstein, eram claramente melhor organizados, disciplinados e ativos /Foto: Reprodução/ Outras Palavras

O dia 23 de abril de 2018 marca o 50º aniversário do levante estudantil na Universidade Columbia, em 1968. Visto que me envolvi de várias maneiras nos acontecimentos, quero oferecer um testemunho sobre o que aconteceu e quais me parecem hoje as mais importantes lições a extrair.

Primeiro de maio é uma data famosa. Celebra a revolta de Haymarket em 1886 e abre o mês em que se comemoram os acontecimentos mundiais de 1968, que a maioria dos comentaristas argumenta terem começado na França. Na verdade, Columbia antecede Paris em uma semana, como costumo lembrar a meus amigos franceses, e é uma data melhor para marcar as celebrações.

Uma lição notável de Columbia é a espontaneidade do levante. Sabemos agora que pouco antes dele começar os líderes do grupo Estudantes por uma Sociedade Democrática (SDS, na sigla em inglês) consideravam virtualmente impossível conseguir e manter o apoio estudantil a seus objetivos.

O SDS havia pontuado seis demandas. Duas eram cruciais: a primeira era que Columbia devia desfiliar-se do Instituto para Análises de Defesa, um dos pilares do envolvimento dos EUA no Vietnã. A segunda, que Columbia interrompesse a construção de um novo ginásio no Parque Morningside, cujo terreno era considerado por direito da comunidade negra do Harlem, despejada pela Universidade Columbia.

O dia começou ao meio-dia num lugar tradicional de discursos públicos em Columbia. Houve discursos do SDS e da Sociedade de Estudantes Afro-Americanos (SAS, na sigla em inglês). Eles repetiram as seis demandas. A certa altura, o grupo decidiu marchar em direção ao prédio da Low Library, onde ficava a administração da universidade. Ao encontrá-lo fechado, algumas pessoas gritaram que todos deviam ir para o local do ginásio. Sequer sabemos quem gritou isso, mas todo mundo foi para o local do ginásio.

Ao encontrá-lo protegido pela polícia, o grupo decidiu ir para o Hamilton Hall, centro das atividades da Universidade Columbia. Tentaram entrar no escritório do reitor. Encontrando-o também fechado, o grupo simplesmente se sentou e pediu aos não-participantes para sair do edifício. Isso foi considerado pela administração como sequestro do reitor. Então começou o levante.

Seguiu-se uma reunião de professores da universidade. Eles discutiram o que fazer: chamar a polícia? Negociar? Os estudantes “soltaram” o reitor, mas mantiveram a ocupação. Havia indecisão em toda parte. À noite, os estudantes da SAS pediram aos estudantes do SDS para deixar o Hamilton Hall e “ocupar” seu próprio prédio, o que eles fizeram – quatro prédios, na verdade.

Alguém me ligou naquela noite e sugeriu que eu fosse imediatamente ao campus. Lá encontrei vários professores sem saber bem o que fazer. Decidimos por uma reunião no Philosophy Hall, que era espaçoso. O supervisor do Hall opôs-se, mas nada podia fazer. Na verdade, os professores haviam “tomado” o Philosophy Hall. Contudo, deixaram todo mundo entrar. Os professores constituiram-se então como o Grupo da Faculdade Ad Hoc (AHFG, na sigla em inglês) e começaram a reunir-se continuamente. Foi escolhido um comitê executivo de 17 pessoas, acho. Eu era um deles.

Isso me leva à segunda maior lição. A SAS expulsou o SDS do Hamilton Hall porque o SDS era indisciplinado. Rapaz, como estavam certos! A SAS, ao contrário, era incrivelmente disciplinada. Em retrospectiva, descobriu-se que foi muito mais importante na transformação da universidade e da situação dos EUA do que o SDS, embora ninguém parecesse ter essa compreensão na época.

Vários políticos do Harlem ofereceram-se como mediadores, mas a universidade ficou relutante. Ao mesmo tempo, o AHFG, dos professores, votou o envio de emissários para discutir as demandas com ambos, o SDS e a SAS. Fui convidado a ser um dos que discutiram com a SAS. Outros foram ver o SDS.

Fui ter com David Truman, o vice-presidente da universidade, e perguntei se ele aceitava esse meu papel. Ele ficou encantado, vendo isso como maneira de eliminar os políticos do Harlem. A SAS concordou que eu desempenhasse esse papel com a condição de que conversasse somente com um grupo de quatro pessoas constituído por eles.

Eu então entrei e sai várias vezes do Hamilton Hall, autorizado a falar apenas com o grupo de quatro pessoas. Falamos em linguagem indireta codificada. Não posso falar que tenha podido relatar ao AHFG qualquer mudança de posição significativa. A SAS parecia querer manter o contato, mas não passava disso. Ao menos me dei melhor do que os que foram ter com o SDS e reportaram um impasse total.

Depois de cerca de sete dias, a administração da Columbia decidiu chamar a polícia. David Truman veio à reunião do AHFG para nos dizer o que iam fazer. Ele simplesmente avisou, não discutiu a decisão. Professores assumiram diferentes posições pessoais. Muitos decidiram cercar a entrada dos edifícios ocupados. A maioria cercou o Fayerweather, prédio ocupado pelos estudantes de pós-graduação. Um grupo menor, do qual eu participava, decidiu cercar o Hamilton Hall.

E isso me leva à última surpresa. Quando a polícia chegou onde eu estava, os policiais passaram delicadamente por nós. Já o grupo que cercava Fayerweather foi tratado de modo bem diferente. Foram espancados, alguns fortemente, assim como os estudantes que ocupavam o prédio. O que descobrimos depois é que o SAS fez um acordo com a polícia. Sairiam silenciosamente pela porta dos fundos e não seriam presos. Por isso é que nós, que cercávamos o Hamilton, fomos bem tratados.

Minha conclusão é que o verdadeiro vencedor dos acontecimentos da Columbia foi a SAS. A administração da universidade foi arrasada e David Truman nunca se tornou presidente, como se esperava antes disso. O SDS ruiu e foi destruído. Os políticos do Harlem perderam autoridade. E a SAS mostrou o poder da disciplina. A SAS foi a vencedora, é claro, mas somente como parte da longa guerra contra o racismo em curso nos Estados Unidos.

Quanto a 1968 como um todo, escrevi sobre isso muitas vezes e não tenho aqui espaço para repetir a argumentação. Em uma frase, o que aconteceu foi o fim do domínio geopolítico-cultural do liberalismo de centro e a reabertura da luta ideológica de três vértices entre a Esquerda e a Direita Global, com o liberalismo de centro lutando para manter algum apoio como alternativa real.

+ sobre o tema

Conferência Internacional Sobre Racismo nas Américas

Lozano Long 2013 –"Reconfigurando a Negritude: Debatendo o Racismo...

UFMG processa 198 alunos, mas não vê racismo em trote

Estudantes de Direito vão responder apenas por distribuição e...

Recuo de Feijão em relato de racismo durante jogo da Davis tranquiliza Argentina

A Associação Argentina de Tênis (AAT) acredita… Do Uol A Associação...

Unicamp arma ofensiva contra atos de racismo no campus

Reitor vai montar Grupo de Trabalho e secretaria antirracismo,...

para lembrar

Se não investir nos jovens, Rio pode criar população improdutiva no futuro

De acordo com o último censo do IBGE (Instituto...

Carta ao PSTU sobre posicionamento racista e silenciador de sua militante

A internet é um importante espaço para discussões políticas...

A atualidade 
da négritude

O encontro dos intelectuais negros fora de seus espaços...

Polícia investiga morte de integrante do grupo AfroReggae

Policiais da Divisão de Homicídios (DH) investigam a morte...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=