Washington Redskins vai mudar nome e logo na NFL após pressão antirracista

Enviado por / FonteGlobo Esporte

Após pressão de grupos antirracistas, o Washington Redskins anunciou que vai mudar o nome da franquia. Nesta segunda-feira, a diretoria divulgou um comunicado afirmando que vai buscar uma nova marca para o time, um dos mais tradicionais da NFL, a liga de futebol americano.

O time de Washington levou em consideração os recentes eventos antirracistas que aconteceram nos Estados Unidos e também as opiniões da comunidade, que pede pela mudança do termo “redskins” (peles vermelha), por conta da sua conotação racista com os índios, povo nativo americano. O time foi batizado com o termo em 1933, quando saiu de Boston para Washington, e deixou de se chamar Braves. Em 2013, Dan Snyder, dono da franquia, chegou a dizer que o time nunca trocaria de nome. Há dez dias, porém, a franquia de Washington já havia admitido a possibilidade de mudança.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Washington Redskins (@redskins) em

– Hoje, estamos anunciando que vamos retirar os Redskins do nome e logo após revisão. Dan Snyder e Coach Rivera estão trabalhando para desenvolver um novo nome e design que vão realçar nosso orgulho, tradição desta rica franquia e inspirar nossos patrocinadores, fãs e comunidade pelos próximos 100 anos – diz parte do comunicado.

Recentemente, um grupo de investidores de três patrocinadores da equipe escreveu cartas para as empresas pedindo que elas cortassem os vínculos comerciais com a franquia caso ela não trocasse seu nome. E pelo que diz o comunicado, Snyder ficou sabendo da opinião do grupo, responsável por mais de 3 trilhões de reais do capital das companhias.

– Esse processo permite que o time leve em consideração as honrosas tradição e história da franquia, assim como nossos pupilos, a organização, os patrocinadores, a NFL e a comunidade que ele tem orgulho de representar dentro e fora de campo – afirma o proprietário.

A mudança do nome do Washington Redskins é assunto antigo, principalmente cobrada pelas associação defensoras dos povos nativos do país. Recentemente, a pressão aumentou graças às manifestações após a morte de Geroge Floyd, no estado de Minnesota. O time já tinha retirado uma homenagem a um dos antigos donos da equipe, que fez com que a franquia fosse a última a ter jogadores negros na liga, da frente do seu estádio.

+ sobre o tema

A segunda Morte de Castro Alves

por: Mário Maestri* Antônio de Castro Alves não vai bem de...

Problemas no paraíso: a democracia racial brasileira frente à imigração afro-americana (1921)

Problems in heaven: the Brazilian racial democracy faces the...

História “embeleza” questão do tráfico de escravos, diz arquiteta portuguesa

Sofia Castelo é uma das candidatas a um concurso...

para lembrar

Janeth Arcain

Janeth Arcain nasceu no dia 11 de abril de...

Por medo de racismo, jogador inglês pede que família não vá à Copa

Jogador não quer se preocupar com eventuais agressões a...

Serena Williams tem mais uma boa atuação, despacha eslovena e avança na Austrália

Com ótimos saques, americana vence sem maiores dificuldades Tamara...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Projeto SETA promove eventos no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU 

Entre os dias 16 e 18 de abril, o Projeto SETA, iniciativa cujo objetivo é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade...

Jamaicano de 16 anos bate recorde de Bolt que durava desde 2002

A Jamaica tem uma nova promessa no atletismo. O jovem Nickecoy Bramwell, de 16 anos, quebrou um recorde de Usain Bolt que durava desde...
-+=