Washington Redskins vai mudar nome e logo na NFL após pressão antirracista

Enviado por / FonteGlobo Esporte

Após pressão de grupos antirracistas, o Washington Redskins anunciou que vai mudar o nome da franquia. Nesta segunda-feira, a diretoria divulgou um comunicado afirmando que vai buscar uma nova marca para o time, um dos mais tradicionais da NFL, a liga de futebol americano.

O time de Washington levou em consideração os recentes eventos antirracistas que aconteceram nos Estados Unidos e também as opiniões da comunidade, que pede pela mudança do termo “redskins” (peles vermelha), por conta da sua conotação racista com os índios, povo nativo americano. O time foi batizado com o termo em 1933, quando saiu de Boston para Washington, e deixou de se chamar Braves. Em 2013, Dan Snyder, dono da franquia, chegou a dizer que o time nunca trocaria de nome. Há dez dias, porém, a franquia de Washington já havia admitido a possibilidade de mudança.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Washington Redskins (@redskins) em

– Hoje, estamos anunciando que vamos retirar os Redskins do nome e logo após revisão. Dan Snyder e Coach Rivera estão trabalhando para desenvolver um novo nome e design que vão realçar nosso orgulho, tradição desta rica franquia e inspirar nossos patrocinadores, fãs e comunidade pelos próximos 100 anos – diz parte do comunicado.

Recentemente, um grupo de investidores de três patrocinadores da equipe escreveu cartas para as empresas pedindo que elas cortassem os vínculos comerciais com a franquia caso ela não trocasse seu nome. E pelo que diz o comunicado, Snyder ficou sabendo da opinião do grupo, responsável por mais de 3 trilhões de reais do capital das companhias.

– Esse processo permite que o time leve em consideração as honrosas tradição e história da franquia, assim como nossos pupilos, a organização, os patrocinadores, a NFL e a comunidade que ele tem orgulho de representar dentro e fora de campo – afirma o proprietário.

A mudança do nome do Washington Redskins é assunto antigo, principalmente cobrada pelas associação defensoras dos povos nativos do país. Recentemente, a pressão aumentou graças às manifestações após a morte de Geroge Floyd, no estado de Minnesota. O time já tinha retirado uma homenagem a um dos antigos donos da equipe, que fez com que a franquia fosse a última a ter jogadores negros na liga, da frente do seu estádio.

+ sobre o tema

A emergência de um novo olhar para a literatura afro brasileira

É sabido que a Literatura, em especial a brasileira,...

China e países africanos promovem cooperação na luta contra a epidemia

Recentemente, um pequeno vídeo sobre experiências chinesas na luta...

Livro de Michelle Obama quebra recorde de vendas em 15 dias

Mais de dois milhões de exemplares das memórias de...

Negros no sul? Tem, sim senhor

Tema de carnaval do Ilê Aiyê homenageia os afrodescendentes...

para lembrar

Janet Jackson assiste show de Gilberto Gil em Londres e se declara para o cantor

Gilberto Gil se apresentou nesta quarta, 11 em Londres....

Jovens consideram problema da juventude africana comum aos demais países do continente

    Luanda – Os problemas enfrentados actualmente pela juventude africana...

O sujeito feminino na escrita da mulher afrodescendente

EM CADERNOS NEGROS: OS MELHORES CONTOS Autora: Wilany...

Kobe, homenageado com estátua, continua a exercer grande influência na NBA

O Los Angeles Lakers escolheu o dia 8/2/24 para...
spot_imgspot_img

Com entrada gratuita, mostra valoriza voz de jovens artistas LGBTQIA+ negros e indígenas

A exposição "Indomináveis Presenças", em cartaz até 7 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), propõe ao visitante um percurso que passa...
-+=