11 a cada 100 mortes violentas intencionais foram provocadas pelas Polícias

Na obra Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua, Agamben pontua o conceito do que é o Homo Sacer. Homem sacro é “aquele que o povo julgou por um delito; e não é lícito sacrificá-lo, mas quem o mata não será condenado por homicídio.”

Por Maciana Freitas e Souza, do Justificando

Desse modo, a vida do homo sacer está exposta à violência da morte dado uma política estrutural fundada numa exclusão da vida. A lei possui, assim, a estrutura da exceção. O pensamento de Agamben relaciona-se à perspectiva da biopolítica, trabalhada nas obras de Foucault, na qual o poder se configura como direito de vida e de morte, e como esse direito é assimétrico.

Para compreendermos o sentido da exclusão política fundamental de que nos fala Agamben, o 13ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019[1], produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) com auxílio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), com base nos dados de 2018, constatou que houve uma queda de 10% no número de assassinatos no Brasil no último ano, contudo as agencias policiais são as que mais produzem mortes em suas intervenções. Nas palavras de Bueno:

No que tange à seletividade racial, o padrão de distribuição da letalidade policial aponta para a expressiva sobrerrepresentação de negros dentre as vítimas. Constituintes de cerca de 55% da população brasileira, os negros são 75,4% dos mortos pela polícia. Impossível negar o viés racial da violência no Brasil, a face mais evidente do racismo em nosso país.

O documento citado também evidencia que há um grupo específico que está mais vulnerável à violência: o jovem negro do sexo masculino. “99,3% das vítimas eram do sexo masculino, o que evidencia a sobrerrepresentação”. Quanto a faixa etária, pode ser visto “entre 20 e 24 anos é que se dá a maior parcela da vitimização por intervenções policiais, com 33,6% das vítimas neste estrato etário.”

O anuário apresenta outros números assustadores como: 11 a cada 100 mortes intencionais violentas são praticadas por forças policiais. Analisou-se também que 75,4% das vítimas são negros, um crescimento total de 19,6% em relação à 2017.

A partir disso, é possível dizer que a juventude negra periférica foi reduzida à condição de homo sacer, um ser matável. Quando lemos, portanto, esses dados podemos perceber que são muitos desafios para garantirmos os direitos sociais previstos constitucionalmente e que a organização do Estado reproduz em termos político-econômicos, mas, principalmente, em termos ideológico-culturais a lógica colonialista, contribuindo assim para as desigualdades e os fatores de perpetração da violência. Nas palavras de Agamben, “a política já havia se transformado, fazia tempo, em biopolítica, e no qual a aposta  em jogo consistia então apenas em determinar qual forma de organização se revelaria mais eficaz para assegurar o cuidado, o controle e o usufruto  da vida nua.”

O excesso de controle punitivo constitui-se como resposta conservadora dada pela política ocidental no enfrentamento às expressões da violência, e impõe desafios para a garantia de direitos possibilitado uma cultura de autoritarismo. É muito importante que haja um movimento contra o punitivismo que dialogue com o senso comum. O projeto neoliberal em curso atua conjuntamente com o processo de criminalização de condutas para sustentar o modelo desigual em que vivemos, com um controle social cada vez maior sobre determinados grupos sociais. Nesse processo, nas palavras de Agamben, no Estado de exceção [3] “A suspensão da norma não significa sua abolição e a zona de anomia por ela instaurada não é (ou, pelo menos, não pretende ser) destituída de relação com a ordem jurídica”.

Entendemos dessa forma, que é necessário medidas pra reduzir as mortes tanto de civis quanto de policiais, a polícia que mais mata também é a que mais morre, isso exige compreender que temos em curso um contexto amplo de extinção de políticas de proteção social e de fomento de condições dignas de vida na realidade brasileira. Diante desse cenário, na base de qualquer iniciativa democrática e transformadora é importante que a questão racial seja vista com seriedade para a criação de ações que possam construir respostas concretas no enfrentamento a violência.

 

Maciana Freitas e Souza é escritora e bacharela em Serviço social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

+ sobre o tema

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

para lembrar

ONU Brasil lança campanha pelo fim da violência contra a juventude negra

A Organização das Nações Unidas no Brasil lança, no...

Na disputa da PM baiana com Igor Kannário, quem sofre são os jovens negros

O carnaval de Salvador vem registrando desde 2012 uma...

Como a morte de Marielle afeta as próximas eleições

“Nossa presença na política institucional é a única possibilidade...

Hoje faz 30 dias que Marielle foi assassinada e ninguém foi preso

Os brutais assassinatos da socióloga e ex-vereadora do PSOL-RJ,...
spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...
-+=