132 anos de abolição: A luta pela nossa liberdade continua…

13 de maio de 2020, hoje faz 132 anos da abolição da escravidão no Brasil, mas, afinal, que tipo de “Liberdade” conquistamos? Como usufruir esta tal liberdade em meio a tanta desigualdade social:

 Somos a principal força de trabalho 54,9% e mesmo assim 64,2% estão desempregados (depois desta pandemia, este número irá aumentar). 47,3% das pessoas ocupadas que se declaram pretos e pardos estão em trabalhos informais, sem garantia dos seus direitos trabalhistas (IBGE, 2018). 

As taxas de pobreza e de pobreza extrema são maiores entre a população negra, respectivamente: 32,9% e 8,8%.  A taxa de analfabetismo entre negros de 15 anos é mais que o dobro em comparação a de jovens brancos da mesma idade. Na região Norte e Nordeste este dado é ainda mais alarmante. 

Negros e negras são as maiores vítimas de homicídios no Brasil. Nós mulheres negras somos as vítimas mais recorrentes de homicídios. 61% das mulheres que sofreram feminicídio no Brasil eram negras. Nas penitenciarias, somos maioria com 64% de jovens negros, pobres e de baixa escolaridade (Infopen, 2016).

Quando se fala de representatividade em cargos públicos de poder, os números caem desenfreadamente. Na política, somos minoria no Poder Legislativo, apenas 24,4% dos deputados federais e 28,9% dos deputados estaduais eleitos em 2018 eram negros. E para as mulheres os dados não são nada animadores, dos 513 parlamentares, apenas 10 eram mulheres negras. No Judiciário a diferença é gritante, somente 1,4% dos magistrados são pretos.

No ensino superior temos ocupado mais espaços, é notório certo aumento nas matrículas das instituições públicas de ensino superior, mas ainda somos minoria nos cursos de maior prestígio social como direito e medicina (IBGE, 2018). Boa parte dessas estatísticas já foram bem piores, mas não cansaremos de lutar por mais oportunidades e reconhecimento social, afinal “a liberdade é uma luta constante” como diz, Angela Davis. 

 

Autora: Eliete Mota Ferreira

Mestre em História pela Universidade Estadual da Bahia-UNEB e atua como Educadora social no muncípio de Riachão do Jacuípe-BA.

 

 

Leia Também:

Por que os negros não comemoram o 13 de maio, dia da abolição da escravatura?

O que foi o movimento de eugenia no Brasil: tão absurdo que é difícil acreditar

13 de Maio, uma data que nos jogou ao léu


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu...

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

para lembrar

Por que os negros não comemoram o 13 de maio, dia da abolição da escravatura?

A Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no...

“raça é um marcador da vida no Brasil”

Na minha primeira viagem ao Brasil, em 1986, participei...

Abolição da escravidão: a igualdade que não veio

Negros na colheita de café no fim do século...

A escravidão no Brasil: 130 anos de mentira

Não tenho nenhuma consideração pela comemoração da abolição da...
spot_imgspot_img

Liberdade e trabalho digno: nunca foi só sobre alforria

E se a escravidão ainda fosse legalmente autorizada? E se o cotidiano de trabalhadores/as permanecesse orientado pela possibilidade de prisão caso essas pessoas não...

Abolição da escravatura: passados 134 anos, negros ainda lutam por direitos e protagonismo no Brasil

De acordo com o último censo do IBGE, 54% da população brasileira é composta por negros. Em Brasília, segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD),...

Da senzala às periferias, o racismo continua implacável

Os homens e as mulheres da África, e de descendência africana, tem tido uma coisa em comum - uma experiência de discriminação e humilhação...
-+=