domingo, janeiro 16, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher Negra44% das candidatas negras sofreram violência racial em 2020

44% das candidatas negras sofreram violência racial em 2020

Pesquisa do Instituto Marielle Franco mapeou a violência política contra mulheres negras no Brasil

Uma pesquisa do Instituto Marielle Franco, que mapeou a violência política contra mulheres negras no Brasil, mostrou que 44,3% das candidatas pretas sofreram algum tipo de violência racial nas últimas eleições.

O levantamento “Violência Política de Gênero e Raça no Brasil 2021” contou com a participação de onze parlamentares das cinco regiões do país. Por meio de entrevistas com elas, a pesquisa traz um retrato sobre as agressões políticas de gênero e raça no Brasil. O objetivo é que os dados ajudem a pressionar as instituições pelo combate da violência para 2022.

Entre as participantes, 78,1% relataram ter sofrido algum violência virtual e 32,9% foram ofendidas, difamadas ou intimidadas para aceitar decisões partidárias. Além disso, quase um terço delas não recebeu nenhum apoio financeiro do seu partido político para fazer campanha.

Sem focar no âmbito racial, a organização Justiça de Saia fez um levantamento, divulgado no dia 25 de novembro, que mapeou a violência política contra mulheres no Brasil. Os resultados revelam que 79% das mulheres entrevistadas não receberam apoio político de seus partidos e quanto mais alto o cargo político, menor a presença de mulheres.

RELATED ARTICLES