Seis países africanos podem erradicar o paludismo até 2020

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que até 2020 seis países africanos erradiquem a malária. A informação consta de um comunicado publicado esta segunda-feira, Dia Mundial da Malária.

Do África 21

Um dos objetivos do programa da OMS de luta contra a malária para o período 2016-2030 é erradicar a doença em pelo menos dez países até ao final desta década. A OMS calcula que 21 países estão em condições de atingir este objetivo, sendo seis deles no continente africano, onde a doença tem maior prevalência, lê-se no comunicado da organização. Estes países são África do Sul, Argélia, Botswana, Cabo Verde, Comores e Swazilândia.

Na África do Sul, a erradicação da malária é um objetivo de saúde pública. O país registou 11,7 mil casos de malária em 2014, contra 64 mil em 2000. A maior parte deles foi diagnosticada em zonas de fronteira com a Swazilândia, o Zimbabwe e Moçambique. Através de ações direcionadas e colaboração transfronteiriça, a África do Sul tem potencial para eliminar a malária até 2020, diz o relatório da OMS.

Os outros países que a organização acredita que poderão alcançar este objetivo são a China, a Malásia e a Coreia do Sul, na Ásia, e mais oito países latino-americanos: Argentina, Belize, Costa Rica, El Salvador, Equador, México, Paraguai e Suriname. Da lista constam ainda Arábia Saudita, Butão, Irão, Nepal, Omã, Sri Lanka e Timor-Leste.

A Europa, a Ásia Central e o Cáucaso foram declarados livres da malária em 2015, segundo um relatório da OMS publicado em princípios deste mês.

Ainda segundo esta organização, cerca de 214 milhões de pessoas em todo o mundo sofreram de malária em 2015, tendo 438 mil sucumbido à doença. Nove em cada 10 mortes por malária no ano passado foram registadas na África Subsaariana, diz o relatório.

 

+ sobre o tema

Narrativas afro-ameríndias ganham vida no Cantinho da Leitura

Que tal conhecer enredos afro-ameríndios? Pois é essa a...

Dia no atletismo tem fim de hegemonia e quebra de recorde

Entravam Olimpíadas, saíam Olimpíadas, era sempre a mesma coisa:...

A marcha do FSM e a vivíssima Primavera Árabe

Aproximadamente 40 mil pessoas marcharam ontem da Praça 14...

“Homem não chora”

Estive pensando de onde é que vem o ditado...

para lembrar

Kapulana recebe originais em nova edição do “Seja Nosso Autor”

Autores interessados podem enviar os originais para a Kapulana...

MC Soffia é destaque da série “Deixa Ela”

A rapper teen – junto da colega Karol Conka...

Feliz aniversário! Lionel Richie faz 67 anos hoje

Lionel Richie comemora seu aniversário de 67 anos hoje....

O peso enfrentado por jovens sobreviventes do ebola

Homem de Serra Leoa que sobreviveu ao vírus ebola...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=