Em discurso da derrota, Hillary fala às mulheres: ‘Nada me fez mais feliz do que ser a campeã de vocês’

Hillary Clinton, a candidata democrata derrotada à presidência dos Estados Unidos, discursou nesta quarta-feira (9) e mostrou-se aberta a colaborar com o presidente eleito Donald Trump.

Do HuffPost Brasil

Assumindo que os Estados Unidos estão “mais divididos do que pensávamos”, a ex-secretária de Estado assumiu a derrota e disse que já cumprimentou o adversário. “Precisamos aceitar o resultado e olhar para o futuro”, disse. “Espero que ele seja uma ótimo presidente”, completou.

Dirigindo-se diretamente às mulheres, Hillary disse que americanos e americanas devem lutar pelo princípio da igualdade e declarou: “Nada me fez mais feliz do que ser a campeã de vocês”.

Em movimento semelhante ao realizado por Trump em seu discurso de vitória, Hillary pediu união ao povo dos Estados Unidos após uma longa e dura campanha. “Se permanecermos juntos, dias melhores virão pela frente, afirmou. Mas aproveitou também para homenagear sua base eleitoral, presente para ver seu discurso. “Vocês são a melhor parte da América”.

Ela assumiu ainda que o resultado das urnas foi “doloroso”, mas que espera que a união de democratas, republicanos e do povo como um todo seja capaz de construir uma América “esperançosa, inclusiva e de coração grande”.

Em discurso, Trump sinaliza para a união

O republicano Donald Trump foi eleito, na noite desta terça-feira (8), o 45º presidente dos Estados Unidos.

Em sua primeira declaração como presidente eleito, o magnata deixou um pouco de lado o tom extremamente agressivo adotado ao longo da campanha, e disse que os americanos devem gratidão à democrata Hillary Clinton.

“Eu acabo de receber uma ligação da Secretária Clinton. Ela nos parabenizou por nossa vitória, e eu a parabenizei, junto com sua família, pela campanha. Hillary trabalhou muito tempo e muito duro, e nós devemos a ela gratidão por seu serviço ao país”, disse ele, que ainda pediu união aos americanos. “Aos republicanos, democratas e independentes, eu digo que é a hora de nos unirmos como um povo”, disse Trump, prometendo ser um presidente de todos e “reconstruir o sonho americano”.

Adotando um tom motivacional, Trump afirmou que “nenhum sonho é muito grande, e nenhum desafio é inalcançável”, dizendo ainda que os americanos merecem “nada menos do que o melhor” e dando um recado para o mundo: sempre colocarei os interesses da América em primeiro lugar.

+ sobre o tema

Uma decisão exemplar da justiça em caso de calúnias e ódio homofóbico

2ª Vara Federal de Natal condenou Márcio Damasceno a...

A maré de sizígia das vozes das brasileiras contra o patriarcado

Desde meados de outubro vivenciamos dias de protagonismo intenso...

STJ regride Lei Maria da Penha

Um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, entendeu que...

Nou Led Nou La. Eu vejo você.

Esta é a base para o encontro histórico de...

para lembrar

Única entidade do DF que acolhe vítimas de violência doméstica perde a sede

Secretaria especial ligada à Presidência da República vai investigar...

Bahia: Conjunto de peças sobre o candomblé é retirado do Departamento de Polícia Técnica

A Bahia pode festejar um marco pioneiro no tratamento...

Lei contra homofobia é repudiada por bancada evangélica da CLDF

Frente divulgou nota criticando decisão do governador Rollemberg de...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=