Professor que ofendeu pesquisadora e colunista do Justificando é afastado temporariamente do cargo

A Universidade de Rondônia (Unir) afastou por 60 dias o Professor de Direito Samuel Milet, proferir palavras de ódio machistas e homofóbicas em relação à pesquisadora e colunista do Justificando, Sinara Gumieri.

Do Justificando 

O afastamento é uma resposta da Universidade ao episódio ocorrido após a palestra sobre “Por que é preciso falar de gênero no Direito?” proferida por Sinara.

Após a palestra da pesquisadora, o Professor criticou os alunos que foram até lá e aplaudiram a fala. Uma aluna interveio e ambos começaram uma discussão, cuja gravação foi autorizada por ele. Milet afirmou que a palestrante era uma “vagabunda”, “bostinha” e “sapatona”.

As palavras do Professor chocaram a comunidade jurídica. Até o momento, o afastamento da Universidade havia sido recomendado pela própria Comissão da Universidade, pelo Ministério Público Federal (MPF) e por outras quatro instituições federais e estaduais. Na última semana, mais de cem Professores de renomadas universidades assinaram um manifesto de repúdio à conduta de Milet.

“Acreditamos que a universidade deve ser um espaço livre de discriminação, constrangimento e ódio” – afirmaram os juristas na ocasião.

Em razão da conduta e da repercussão do caso, Milet foi afastado até a conclusão do PAD – Processo Administrativo Disciplinar – que prevê uma série de punições, desde uma advertência até o afastamento definitivo.

+ sobre o tema

Escolas chilenas terão livro sobre família de casais homossexuais

Em 2015, as crianças chilenas conhecerão a história de...

Jornalista faz experimento e sofre assédio por 2 horas andando em Teresina

Experiência de jornalista do O Olho filmada com câmera...

Ordem dos Advogados do Brasil irá punir homofóbicos que protestaram contra união civil

OAB/AM vai denunciar, civil e criminalmente, autores de manifestações...

para lembrar

Sem esmalte

Você deve ser um cara legal, Miguel. E a...

Mulheres negras sofrem mais com a violência obstétrica; ouça debate

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 140 milhões...

Ingrid Silva lança filtro “Turban & Beauty” no Instagram

Em busca de mais representatividade e afirmação individual de...

Adolescente canadense torna-se a primeira líder de torcida trans de sua escola

“Todo mundo sabia que eu era transexual e as...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=