Lenda da música, Nina Simone receberá Grammy em reconhecimento à trajetória artística

Uma das cantoras mais talentosas de todos os tempos, Nina Simone (1933-2003) vai receber o Grammy de carreira artística em 2017. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) pela Academia da Gravação, entidade responsável pela premiação.

Fonte: Huffpost Brasil

Prodígio do piano, a cantora afro-americana gravou mais de 40 álbuns ao longo de cinco décadas de carreira. Com trajetória marcada pelo ativismo negro, Nina se tornou uma das cantoras mais célebres do soul.

A estrela, que nunca recebeu um Grammy em vida, ficou conhecida pela interpretação de grandes canções, incluindo I Loves You, Porgy, Feeling Good e Sinnerman.

Em 2016, a história da cantora foi retratada no documentário original da Netflix indicado ao Oscar What Happened, Miss Simone?, dirigido por Liz Garbus.

Grammy especial

O prêmio em questão, chamado originalmente de Grammy Lifetime Achievement Awards, reconhece as carreiras de artistas influentes na história da música e é concedido além dos Grammy habituais.

Além de Nina Simone, em 2017 também recebem o prêmio de carreira artística:The Velvet Underground, banda que revolucionou a música rock na década de 1960; Sly Stone, líder da banda Sly and the Family Stone; a estrela do gospel Shirley Caesar e o ícone do piano Ahmad Jamal; além de Charley Pride, o ex-jogador de beisebol que foi o primeiro afro-americano a ter sucesso na música country.

À Variety, Neil Portnow, presidente da Academia da Gravação falou sobre a escolha de Nina e dos outros artistas que serão homenageados:

“Os destinatários dos prêmios de mérito são um grupo de prestígio formado por diversos e influentes artistas que criaram e contribuíram para algumas das gravações mais singulares da história da música. Essas personalidades excepcionalmente inspiradoras estão sendo homenageadas como artistas lendários […] Suas realizações extraordinárias e paixão por seus respectivos ofícios criaram um legado atemporal.”

A cerimônia principal do Grammy acontecerá em 12 de fevereiro em Los Angeles. Beyoncé lidera as indicações dessa edição.

+ sobre o tema

Diálogos Ausentes: A presença de artistas negros na música

 Estão presentes no encontro, ainda, dois artistas selecionados pela...

Autores mineiros marcam protagonismo negro nesta edição da Flip

15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) presta homenagem...

Angola usa métodos que “fazem lembrar o apartheid”, diz Rafael Marques

Rafael Marques, um dos mais relevantes ativistas que lutam...

Podcast de Mano Brown, Mano a Mano é o mais escutado no Spotify

O podcast de entrevistas “Mano a Mano”, em que...

para lembrar

Criolo celebra 10 anos de “Nó na Orelha” e anuncia versão instrumental do disco

O rapper, cantor e compositor paulista Kleber Cavalcante Gomes,...

Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte, em São Paulo

Toguna – Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte,...

China consolida posição nos media africanos

A China está também presente na comunicação social...

Dirigente histórico do Movimento Negro Brasileiro, ABDIAS NASCIMENTO, ...

A onda de repressão desencadeada em Cuba contra os...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=