Conceição Evaristo recebe Medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio

A escritora mineira Conceição Evaristo (70) será homenageada pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (1º), às 18h. Conceição receberá a medalha Pedro Ernesto, principal comenda oferecida pela Casa a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. A autora da homenagem é a vereadora Marielle Franco (PSOL).

Por Mônica Francisco, do Jornal do Brasil 

Doutora em Literatura Comparada pela UFF, Conceição Evaristo nasceu em uma família de mulheres negras cozinheiras, faxineiras e empregadas domésticas. Uma das principais expoentes da literatura Brasileira hoje, traz em seus escritos profundas reflexões sobre raça e gênero, revelando a desigualdade velada em nossa sociedade, em textos marcados pela ancestralidade afro-brasileira e suas potencialidades.

A cerimônia será no Palácio Pedro Ernesto e celebrará o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha (comemorado no dia 25 de julho). Batizado de #EuMulherNegraResisto!, o evento contará também com a participação de outros cinco importantes nomes de influentes mulheres negras:

Flávia Oliveira, jornalista e economista (O Globo), Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional no Brasil, Mãe Meninazinha de Oxum, Iyalorixá, Patrícia Oliveira, membro do Mecanismo de Combate à Tortura do Rio e irmã de vítima da violência do Estado, e Ruth de Souza, atriz e primeira mulher negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira.

O evento também faz parte do calendário da campanha 25 Dias de Ativismo Pela Vida das Mulheres Negras.

“Conceição Evaristo tinha que constar das bibliografias escolares. Seus textos contam a nossa história, a história das mulheres negras. A morte, a violência urbana, a pobreza, a gravidez precoce, a prostituição, as situações cotidianas… Sua narrativa é cortante, resgata nossa ancestralidade, contagia corações e mentes. Um exemplo de resistência e poesia. Precisa ser celebrada, conhecida e reverenciada”, afirmou a vereadora Marielle Franco .

Esta homenagem vem mais do que evidenciar a contribuição de uma literata às artes, mas de visibilizar a trajetória de uma intelectual que contribui para a autoestima e para que as mulheres negras sobretudo, se apropriem de sua identidade, trajetória e história, tendo os lugares de memória e as experiências de afeto como elemento importantíssimo.

A homenagem à escrito com a Medalha Pedro Ernesto será no Plenário da Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, Centro da cidade, às 18h desta terça-feira (1º).

* Mônica Francisco é pesquisadora, consultora na ONG Asplande e colunista no Jornal do Brasil

+ sobre o tema

Sobre género, homosexualidad, Obama y política. Entrevista a Judith Butler.

Esta entrevista fue publicada en el suplemento Soy, del...

Tumulto na Marcha das Mulheres Negras foi racismo, afirma militante

Secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos...

Como é ser mãe de um rapaz negro e bissexual?

clique na imagem para abrir o vídeo Como ser mãe...

Governo indeniza família de grávida morta após atendimento precário na rede pública

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Governo indeniza família...

para lembrar

Cerca de 40% das mulheres que denunciam violência não voltam à delegacia

Retorno da vítima é necessário para ouvir depoimento e...

A agenda pela concretização dos direitos da mulher

Até 2002, o feminismo, sem muitas ilusões, apresentava às...

Mulheres usam arte em prol da visibilidade lésbica nas periferias baianas

Música, poesia, arte visual e uma mensagem: “existe amor...
spot_imgspot_img

Ana Maria Gonçalves anuncia novos livros 18 anos após lançar ‘Um Defeito de Cor’

Dois novos livros de Ana Maria Gonçalves devem chegar ao público até o fim de 2024. As novas produções literárias tratam da temática racial...

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...
-+=