Facebook divulga primeiro aumento no número de funcionários negros desde 2014

O Facebook divulgou nesta quinta-feira, 3, mais uma edição do seu relatório de diversidade e representatividade. Pela primeira vez desde 2014, o quadro de pessoas negras trabalhando na sede da empresa nos EUA viu um aumento: de 2% no ano passado para 3% neste ano.

POR LUCAS CARVALHO, DO Olhar Digital 

Ainda é pouco se considerarmos que, segundo o relatório, 49% dos funcionários da sede nos EUA são brancos, enquanto outros 40% são asiáticos e 5% são hispânicos. Por outro lado, é a primeira vez que o total de profissionais brancos fica abaixo dos 50%.

A companhia não divulgou informações sobre representatividade étnica no mundo todo, mas apenas em sua sede nos EUA. Em termos globais, só o que o Facebook divulgou foi a divisão entre homens e mulheres. No mundo inteiro, 65% dos seus funcionários são homens, e 35% são mulheres.

A diferença continua nítida, mas também houve uma mudança positiva neste gráfico, já que, no ano passado, mulheres formavam apenas 33% do quadro global de funcionários. Até mesmo em cargos de liderança houve aumento: 28% são ocupados por mulheres, contra os 27% do ano passado.

Segundo Maxine Williams, gerente global de diversidade e inclusão do Facebook, porém, esses números ainda estão longe do ideal. “Eu quero excelência, e excelência significa: o máximo possível [de representatividade]. Eu quero ultrapassar a disponibilidade do mercado por minorias subrepresentadas”, disse a executiva em entrevista ao site TechCrunch.

Vale lembrar que os problemas do Facebook com diversidade são apenas um reflexo de toda a indústria da tecnologia, em que homens e pessoas brancas são maioria há anos. Contudo, o histórico da empresa de Mark Zuckerberg com este tema não é muito favorável a ele.

Um estudo independente realizado em maio chegou a mostrar que códigos escritos por mulheres tinham mais chances de serem rejeitados no departamento de engenharia do que os códigos feitos por homens. Além disso, em junho, os acionistas da empresa rejeitaram a ideia de divulgar um relatório sobre igualdade de pagamentos entre homens e mulheres.

+ sobre o tema

PM Rafael dos Santos, barrado em restaurante, acusa gerente de racismo e caso vai parar em delegacia

Ministério Público Estadual (MP-BA) acompanha denúncia Bastou a lembrança vir...

CFCCT recebe encerramento da campanha “30 dias por Rafael Braga”

Ato reúne artistas e militantes sociais contrários à prisão...

Escola Paulista da Magistratura: Seminário “Infância, Juventude e Racismo

EDITAL A ESCOLA PAULISTA DA MAGISTRATURA em parceria com...

para lembrar

Audiência Cotas OSCAR VILHENA VIEIRA

O SENHOR MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI(PRESIDENTE E RELATOR) Chamo...

Demetrio racista aqui só tem cotista! A manifestação do alunos no FLICA

Enviado para o Portal Geledes por - Angela Figueiredo...

Quando o amigo é racista, a amizade e o respeito acabam

O empresário Rodrigo Branco fez comentários racistas sobre Maju...

Ódio racial por Sueli Carneiro

O ódio racial emerge como tema de maneira insólita...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=