União Africana lançou campanha contra casamento infantil em África

A União Africana lançou em Adis Abeba a maior campanha de sempre contra o casamento infantil, uma iniciativa com o apoio das Nações Unidas e em que Moçambique surge como um dos países mais afetados por este problema.

A campanha, lançada nesta quinta-feira e q ue terá a duração de dois anos, visa aumentar o reconhecimento do impacto negativo que o casamento infantil tem na vida das crianças e na sociedade.

Entre os 10 países mais afetados, nove são africanos: Nigéria (75%), Chade e República Centro Africana (68%), Guiné-Conacri (63%), Moçambique (56%), Mali (55%), Burkina Faso e Sudão do Sul (52%) e Malawi (50%).

“Este movimento liderado por africanos para africanos não deve parar até que todas as raparigas de todas as famílias e comunidades tenham o direito de chegar aos 18 anos antes de casar”, afirmou Martin Mogwanja, vice-diretor-executivo do Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF), na cerimónia de lançamento da campanha.

Dados divulgados pela União Africana referem que uma em cada três raparigas africanas foi obrigada a casar-se antes de atignir a maioridade.

“O casamento infantil é acima de tudo uma grave ameaça às vidas, saúde e futuro destas jovens raparigas, além de uma quebra dos direitos humanos”, disse a Julitta Onabanjo, diretora regional do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Além do UNFPA e da UNICEF, a campanha junta outros parceiros como a Fundação Ford, Comissão Económica das Nações Unidas em África, Save the Children, Plan internacional, Fórum Africano de Política Infantil (ACPF) e o Departamento de Desenvolvimento Internacional do Foreign Office.

Fonte: JN PT

+ sobre o tema

8 de Março : Banhando-se nas águas sagradas da vitória régia

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: 8 DE MARÇO Ano passado ofereci...

Atrizes de “Pantera Negra” explicam como Wakanda respeita as mulheres

As atrizes Danais Gurira (Okoye), Letitia Wright (Shuri), Lupita Nyong’o (Nakia)...

Brasileira que foi empregada quando criança lidera empresa social em Londres

Mariana Schreiber O trabalho de Rosa Gonçalves como empregada doméstica...

Meninas de pelo menos 70 países ainda são agredidas por querer estudar, diz relatório da ONU

Um novo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) revela que meninas...

para lembrar

A História de amor interrompida de Marielle e Monica

Era 7 de janeiro de 2017. Marielle Franco tinha...

Cinema negro no Brasil é protagonizado por mulheres, diz pesquisadora

Com quatro sessões lotadas no prestigiado Cinema Odeon –...

Pesquisa mostra que pastores raramente abordam o tema violência doméstica em seus sermões

A ocorrência de violência doméstica no meio cristão foi...

Jovem ativista relata estupro nas redes sociais minutos após a agressão

A norte-americana Amber Amour, de 27 anos, usou o...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=