Primeira edição do Festival Mário de Andrade tem participação de neta de Mandela e mais de 150 atrações gratuitas

De sexta-feira (4) a domingo (6), São Paulo receberá a primeira edição do Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e patrocinado pela Fundação Tide Setubal, o evento reúne diversos atores do mercado editorial do país e tem como objetivo para a formação de leitores no país – e se propõe a fazê-lo por meio da celebração da arte literária, do conhecimento em humanidades e da pesquisa científica.

Na Fundação Tide Setubal

Zamaswazi Dlamini, neta de Nelson Mandela (Foto: Steven Robert / ONU)

O evento contará com mais de 150 atividades gratuitas, com direito a 100 tendas com grandes marcas do mercado editorial instaladas no corredor do livro e à realização de ações voltadas à diversidade LGBT+, à questão racial e ao feminismo.

Além disso, as atrações do Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro estarão espalhadas em demais pontos da capital paulista, como os centros culturais Tendal da Lapa e Cidade Tiradentes, Centro de Culturas Negras e Centro Cultural da Juventude.

Quem estará no festival?

A programação do primeiro Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro, conta com participações de destaque. No dia 5 (sábado), às 14h, o escritor e músico angolano Kalaf Epalanga estará no Centro de Culturas Negras para falar sobre a sua vida em trânsito entre Berlim e Lisboa, assim como sobre a sua trajetória musical na Banda Buraka Som Sistema e o seu primeiro livro, “Também os Brancos Sabem Dançar”, em papo mediado pela jornalista Adriana Couto. Também no dia 5, às 17h30, o moçambicano Mia Couto, vencedor do Prêmio Camões, de Portugal, e o amazonense Milton Hatoum, três vezes ganhador do Jabuti, estarão no Centro Cultural Tendal da Lapa para falar sobre assuntos como literatura, convivência o meio ambiente.

No dia 6 (domingo), às 16h, Fernanda Montenegro estará no Theatro Municipal para falar sobre o seu livro “Prólogo, Ato, Epílogo”, da editora Companhia das Letras. Prestes a completar 90 anos, a atriz participa de bate-papo com Marta Góes, que organizou o material para escrever a obra após ter entrevistado Fernanda Montenegro por 18 vezes.

Também no dia 6, mas na Praça das Artes às, 19h, o encerramento do festival acontecerá com participação de Zamaswazi Dlamini, neta de Nelson Mandela. Durante a atividade, ela e Sahm Venter, responsável pela organização da correspondência do eterno líder sul-africano, falarão sobre o legado do ganhador do prêmio Nobel da Paz em bate-papo mediado pela historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz. O evento contará também com participação do ator Felipe Soares, que fará leitura de trechos de cartas de Madiba.

Confira aqui a programação completa do Festival Mário de Andrade – A Virada do Livro.

+ sobre o tema

Dois no Topo

“Eu posso ouvir um amém?”, clama o reverendo Martin...

Diandra Forrest está quebrando barreiras no mundo da moda

A norte-americana Diandra Forrest, de 27 anos, está com...

17 mulheres negras brasileiras que lutaram contra escravidão

As mulheres que foram escravizadas no Brasil contribuiram, e...

Rendimento dos negros representa apenas 56,3% do rendimento dos não negros

  S. Paulo - Estudo do Departamento Intersindical de Estatística...

para lembrar

Racismo dissimulado, domínio explícito

Fonte: Portal Vemelho Por: José Carlos Ruy *  ...

Revolução de 1932 teve presença maciça de negros

Passados 82 anos do movimento de resistência à ditadura...

Janeth Arcain: ‘Esporte me fez superar preconceito racial e de gênero’

Ex-jogadora de basquete competiu em quatro Olimpíadas, ganhando medalhas...

Tela Preta TV . Uma TV para todos, mas pensada por nós

Entretenimento. Poder. Novas narrativas. Na conexão Rio e São...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=