Centenas fazem marcha da Consciência Negra em SP

Passeata percorre ruas da região central; confira eventos para celebrar o feriado na cidade

Da Folha de S. Paulo 

Foto: Rede Brasil Atua

Centenas de pessoas se reuniram, na tarde desta quarta-feira (20), no vão-livre do Masp para participar da 16ª Marcha da Consciência Negra.

Organizada por entidades sociais, a manifestação seguiu até a região do Theatro Municipal, no centro. O tema desta edição foi “Vida, Liberdade e Futuro. Contra o Genocídio e Criminalização do Povo Negro”.

Em frente ao museu, os participantes criticaram as gestões do prefeito Bruno Covas e do governador de São Paulo João Doria, ambos do PSDB. Também fizeram coro contra o pacote anticrime, um dos projetos do ministro Sergio Moro (Justiça).

Entre os participantes está o Bloco Anti-cárcere, que denuncia o alto índice de encarceramento de negros pobres no Brasil. “A prisão desde seu surgimento cumpre a função de castigo e tortura sobre o povo preto”, segundo trecho do manifesto do grupo.

O evento integra a programação do feriado da Consciência Negra. O dia foi escolhido porque os registros históricos atribuem como o mesmo da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais célebres contra a escravidão no Brasil.

No ensaio fotográfico realizado pela Folha, os participantes da marcha reproduziram o gesto consagrado pelo movimento dos Panteras Negras nos Jogos Olímpicos de 1968 (México) – com braço erguido e a mão fechada.

O grupo ficou mundialmente conhecido por combater a discriminação racial nos Estados Unidos na década de 1960 e é referência ainda hoje na luta pela inserção da população negra na sociedade.

PROGRAMAÇÃO
Uma série de programações que lembram a Consciência Negra, desde as públicas, promovidas pela prefeitura e pelo governo do estado de São Paulo, até as independentes, como a Feira Preta e o Fórum de Performance Negra, tomam conta da capital paulista.

Clique aqui e confira a programação completa

No meio de tantas atrações, destacam-se shows com nomes como Luedji Luna, Rincon Sapiência, Baco Exu do Blues, Karol Conka e Jorge Ben Jor, peças que questionam o sistema judicial brasileiro e narram mitos africanos, e ainda a nova temporada do musical “Elza”.

Célebres figuras embranquecidas pela história também ganham espaço, como no caso da feira de literatura e cultura afro-americana FlinkSampa, que homenageia um dos escritores e romancistas brasileiros mais conhecidos no mundo, Machado de Assis.

Ainda há atividades voltadas ao público infantil, com musical que acompanha a trajetória de Milton Nascimento, da juventude ao estrelato, e oficina de grafite inspirada no trabalho do artista americano Jean-Michel Basquiat.

+ sobre o tema

Dança do Congo vai ganhar exposição no Museu Afro-Brasileiro

A inauguração terá a presença de representantes da cultura...

para lembrar

Lições sobre a história da África e do povo negro no Twitter

Uma conversa com o escritor que está usando o...

Ilê Aiyê elege a sua Deusa do Ébano 2012 – 28-01

Vem ai mais uma edição da Noite da Beleza...

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=