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              Terra de Zumbi teve maior atentado contra religiões afro do país

              20/11/2019
              em Afro-brasileiros e suas lutas
              Tempo de leitura: 4 min.

              Em 1912, dezenas de terreiros foram destruídos em Maceió; hoje, Alagoas é o quinto estado com mais mortes de negros

              Por David Lucena, da Folha de S.Paulo

              Aos gritos de “quebra!”, um grupo de homens invadiu, por volta das 22h30, o terreiro de Chico Foguinho. A cerimônia religiosa estava no auge e os praticantes, pegos de surpresa, foram agredidos pela multidão.

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              Alguns objetos sagrados, como utensílios, adornos, vestes e instrumentos, foram destruídos ali mesmo; outros foram jogados na rua e incinerados, formando uma grande fogueira.

              A cena se repetiu outras dezenas de vezes na mesma noite. Aquele 1º de fevereiro de 1912, em Alagoas, entraria para a história como o maior atentado contra religiões de matriz africana no Brasil.

              Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

              O Carnaval seria dali a algumas semanas. Simulando uma prévia carnavalesca, homens liderados pela Liga dos Republicanos Combatentes partiram da sede da entidade, na região central de Maceió, para invadir quase todos os terreiros da capital alagoana.

              O atentado, que ficou conhecido como Quebra de 1912 ou Quebra de Xangô —o orixá mais cultuado em Alagoas à época—, é considerado o segundo episódio mais traumático da história negra do estado onde um dia existiu o maior quilombo do país.

              O mais violento foi justamente a derrubada do Quilombo dos Palmares, em 1694. O quilombo ficava na Serra da Barriga, hoje em Alagoas —na época, a área pertencia a Pernambuco—, e teve como um dos principais líderes Zumbi, cuja morte é lembrada no dia 20 de novembro, instituído por lei como o Dia da Consciência Negra.

              Naquela noite de 1912, os agressores começaram a destruição pelo terreiro de Chico Foguinho. “Os seguidores foram surpreendidos no auge da cerimônia religiosa, alguns deles ainda com o santo na cabeça”, segundo relatos de jornais locais consolidados pelo antropólogo Ulisses Neves Rafael, da Universidade Federal de Sergipe, que dedicou seu doutorado ao tema.

              Os combatentes continuaram destruindo outros terreiros, como o de João Funfun e o de Pai Aurélio. Já era quase meia-noite quando eles chegaram ao terreiro de Tia Marcelina, um dos mais antigos.
              Maceió era um dos locais com maior concentração de terreiros no início do século 20. Segundo Andrade, havia mais de 70 casas de culto —a cidade tinha, em 1900, 36 mil habitantes, conforme o IBGE.

              A comunidade religiosa afro-brasileira era, portanto, um grupo expressivo, mesmo em um local tão católico. Diante da crescente influência dos negros, começou a surgir um forte movimento de intolerância, que, juntamente com uma disputa política, culminou no Quebra.

              Segundo Fernando Gomes de Andrade, professor da Universidade Federal de Alagoas e autor do livro “Legba – A Guerra Contra o Xangô em 1912”, não há registro de mortes, mas o atentado causou profundos impactos na religiosidade afro no estado.

              Amedrontados após o Quebra, os fiéis começaram a fazer cultos sem as tradicionais batucadas, gerando, assim, uma manifestação religiosa que ficou conhecida como Xangô rezado baixo.

              Presidida por Manoel Luiz da Paz, negro, sargento reformado do Exército e ex-combatente de Canudos, a Liga dos Republicanos Combatentes foi uma organização que fazia oposição ao então governador de Alagoas, Euclides Malta, e contava com o constante apoio de José Fernandes de Barros Lima, que viria a governar o estado anos depois.

              O estopim para o ataque, aliás, foi a revelação de que Malta era frequentador de um terreiro. Segundo Andrade, a Liga seria, de fato, um aparelho político importante para Fernandes Lima, que hoje dá nome à principal avenida de Maceió.

              Para o professor e babalaô Ivanir dos Santos, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, as motivações sociais e políticas para o atentado de 1912 e os casos de intolerância religiosa registrados no século 21 são os mesmos.

              “Na Quebra de Xangô, você usa uma justificativa política para extravasar toda a esfera preconceituosa, racista”, diz o professor. “O pensamento vigente, preconceituoso, de intolerância religiosa, do racismo religioso, ele vem de longe, não é novo.”

              Invasões recentes a terreiros foram registradas, por exemplo, no Rio de Janeiro, onde traficantes ligados a igrejas neopentecostais têm ameaçado os praticantes das religiões de matriz africana.

              “A sociedade precisa compreender que o ataque às religiões de matriz africana no Brasil é um ataque ao Estado laico, à democracia e às liberdades”, afirma o babalaô.

              A violência contra a população negra em Alagoas atravessa os séculos. O estado tem atualmente a quinta maior taxa de homicídios de negros do país e é, ao mesmo tempo, o local mais seguro para pessoas não negras.

              A taxa de homicídios de negros é de 67,9 por cada 100 mil habitantes no estado. Entre os não negros, cai para 3,7, segundo o Atlas da Violência 2019, que traz dados referentes ao ano de 2017.

              Para o professor e historiador Zezito Araújo, da Universidade Federal de Alagoas, a queda nos índices de homicídio registrada nos últimos anos no estado, que foi o mais violento do país, não alcançou a população negra.

              “Há programas de combate à violência no estado. No entanto, em relação à população negra, a violência não diminuiu. Não há uma política efetiva com esse recorte”, diz.

              O professor afirma que o Estado brasileiro é racista e precisa ser repensado. “Ele [o Estado] não cria política efetiva para reduzir a violência acerca do negro. É [necessário] você criar, dentro da estrutura do Estado, órgãos ou instâncias para que possam dialogar com o movimento negro.”

               

              Leia Também:

              O racismo e o desconhecimento sobre as culturas e espiritualidades dos africanos

               

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              • "O artigo inicia-se a partir do conceito de cultura no sentido geral, antropológico. Entre os tantos termos que são utilizados para definição de cultura. Neste artigo, cultura será analisada por meio dos próprios atores que a promovem, nas esferas sociais e políticas. Além disso, por ser o samba rock uma manifestação cultural contemporânea e em avanço, foi analisado o conceito de que para uma cultura em observação, as variáveis são muitas e estão em pleno acontecimento, construção e evolução." Leia o Guest Post de Edneia Limeira em www.geledes.org.br
              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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